SóProvas


ID
1877275
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Semana Nacional do Trânsito

      Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.

      Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós.

      Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, pais, enfim, como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança, assim como dos demais. O pedestre que não respeita a faixa coloca em risco sua vida e também a do motorista e de terceiros. Muitas vezes para desviar de um pedestre e evitar seu atropelamento, um motorista perde o controle do veículo e provoca um acidente grave com outras pessoas que nada têm a ver com o comportamento do pedestre. Não precisamos nem aprofundar as consequências dos motoristas que andam em excesso de velocidade, sob efeito de álcool, ou que dirigem uma carreta cansados. São todos fatores humanos que contribuem para o que chamamos de acidente.

      (....) Nesta semana nacional do trânsito pelo menos mil pessoas vão ter morrido nas ruas e nas estradas. Não podemos mais tolerar esses números e, para que isso mude realmente, é preciso que você e cada um de nós sejamos de fato os agentes da mudança na direção de um trânsito mais seguro. Com certeza você pode contribuir para isso, aproveite esta semana para refletir e conversar sobre o tema com seus entes queridos e amigos, afinal, quem morre no trânsito é amigo ou parente de alguém. Ninguém está livre disso.

                                                          Rodolfo Alberto Rizzotto (adaptado)

“Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, pais, enfim, como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança, assim como dos demais".

O comentário correto sobre os componentes desse segmento do texto 2 é: 

Alternativas
Comentários
  • A questão trata de concordância.

     

    A) Errada. A forma verbal "deveríamos" tem como sujeito o pronome "nós" que está oculto na oração. Além disso quando a oração se refere a "nós", está incluindo todas as pessoas e não somente aos motoristas.

     

    B) Correta. A forma verbal "tem" está se referindo às ações, portanto deveriam também estar no plural "têm".

     

    C) Errada. A formal "sobre" está empregada corretamente e NÃO deveria ser substituída por sob, um vez que que a forma "sobre" faz referencia a um assunto ou a uma posição acima, podendo ser substituída por "a respeito";

     

    D) Errada. A forma "enfim" NÃO deveria ser trocada por "em fim", uma que que "enfim" é um adverbio de tempo e poderia ser substituída por "finalmente!, "por fim", o que não acontece com a forma "em fim" traz uma ideia de estar chegando ao final, ao término.

     

    E) Errada. A forma "dos demais" NÃO deveria ser substituída por "das demais", pois "dos demais" está se referindo aos cidadãos e não as ações.

  • ELES TÊM

  • Dimas Pereira, sua explicação foi nota 10. Parabéns e obrigado!

  • ENFIM: Advérbio de tempo e significa, principalmente, finalmente e por fim. Refere-se também à conclusão de um pensamento, sendo sinônima de: em conclusão, por último, em suma, em síntese. 

    EX.:

    -Enfim estamos juntos! (finalmente)

    -Após tanto trabalho poderemos, enfim, descansar. (por fim)

    -Enfim, realizaremos as tarefas de acordo com o combinado. (em conclusão)

     

    EM  FIM : é uma sequência de palavras separadas, formada pela preposição em e pelo substantivo comum masculino fim. Assume valor de uma locução adverbial de tempo, transmitindo a noção de que se está no fim de alguma coisa, sendo sinônima de: no final, no termo, no término.

    EX.:

    -Aquele paciente se encontra em fim de vida. (no final)

    -O diretor do hospital já está em fim de carreira. (no término).

     

    PRA FRENTE E PRO ALTO!

     

    https://duvidas.dicio.com.br/enfim-ou-em-fim/

  • "como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança"

     

    Ora, o que tem reflexo na segurança? as ações.

    Portanto o verbo ter concoda com o sujeito ações que esta no plural.

  • GABARITO B

     

    Tem --> Verbo usado quando seu sujeito estiver no singular. ex.: A menina tem que acordar cedo amanhã.

     

    Têm --> Verbo usado quando seu sujeito estiver no plural. ex.: As meninas têm que acordar cedo amanhã.

  • Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

  • A alternativa B está correta, uma vez que o verbo “ter” e seus derivados recebem acento diferencial de número quando utilizados no plural.

    Vejamos o problema das outras:

    a) Incorreto. A forma verbal “deveríamos" tem como sujeito oculto “nós”.

    c) Incorreto. A forma “sobre" não pode ser substituída pela forma “sob", pois a primeira tem sentido de “em cima” e a outra tem sentido de “embaixo”

    d) Incorreto. A forma “enfim" deve ser grafada em uma única palavra.

    e) Incorreto. A forma “dos demais" tem sentido de “dos outros”.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • Temos duas formas de conjugação do verbo TER.

    No presente do indicativo: “Tem” para 3ª pessoa do singular.

    Têm” para 3ª pessoa do plural.