-
Gab. C
SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários
O Sidor é o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. O SIDOR permite aprimorar o Processo orçamentário federal.
Nele é registrada toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte.
O Sidor orienta a liberação de recursos e execução pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo Federal - Siafi, gerando os volumes para publicação, pela Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União.
Cada órgão público (os usuários “de entrada” do Sidor) informa suas ações e previsões orçamentárias ao sistema. Depois disso, cada ministério realiza a consolidação dessas informações que, finalmente, chegam à Secretaria de Orçamento Federal para uma consolidação final.
Desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal, o sistema foi migrado para o Serpro em 2004. A partir dessa data, a Empresa ficou responsável por sua produção – hospedagem e manutenção corretiva e evolutiva
Fonte:https://www.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/outras-solucoes/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios
-
GABARITO: C
SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - Consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.
COAFI (Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros) - Exerce as atribuições relativas ao apoio técnico e operacional necessário ao funcionamento do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações - COFIG, cuja Secretaria-Executiva é exercida pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.
SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários) - Sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo; o PLOA é o seu produto final. Ele registra toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte.
MCASP (O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) - Visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional.
-
Acertei.... mas o SIDOR juntamente com o SIGPLAN não foram substituídos pelo SIOP?
-
-
Gabarito: C
16.1. SIOP
A partir de junho de 2009 as funções Orçamentárias e de Planejamento foram centralizadas num sistema novo, o SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. As propostas orçamentárias são lançadas diretamente no novo sistema SIOP, e não mais no SIDOR e SIDORNet como vinha sendo feito.
O cadastro de programas e ações e demais funcionalidades do SIDOR também migraram para o novo sistema SIOP.
O SIGPLAN também já foi absorvido pelo SIOP. O novo PPA 2012-2015 já migrou integralmente para o SIOP tanto na fase qualitativa como na quantitativa.
O manual do sistema SIOP pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.siop.planejamento.gov.br/siop. Nessa página há possibilidade de consultas relacionadas com Planejamento e Orçamento, bem como há informações operacionais de como acessar, onde lançar os dados, onde consultar as informações etc. O manual não traz conceitos específicos para fins didáticos.
No entanto, continuamos carentes de conceitos formais sobre o sistema SIOP, e até que tenhamos essa definição, entendo o SIOP como um moderno sistema de informação corporativa utilizado pelo MPOG (Secretaria de Planejamento e Secretaria de Orçamento) que une os antigos sistemas SIDOR e SIGPLAN, proporcionando economia de recursos, consultas diversas, e maior agilidade e integração dos processos de planejamento e orçamento.
Fonte: PALUDO, 2013.