SóProvas



Questões de SIDOR


ID
14488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No Brasil, o processo de elaboração e execução orçamentária é demarcado por um conjunto de normas, técnicas, sistemas, princípios e institutos que estabelece a abrangência e a forma dos procedimentos a serem adotados. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificação, de modo que há consistência entre as informações financeiras e contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Texto retirado do "Relatório sobre a Avaliação do Sistema de Administração e Controle Financeiros do Brasil" disponível em http://www.mp.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/sof/publicacoes/relatorio_avaliacao_sacfb.pdf
  • O SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários é um sistema responsável pelo controle e acompanhamento das etapas e aprovação do orçamento da União) comunica-se com o SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal é um sistema interligado, por meio eletrônico, a outros sitemas de informações do Setor Público Federal), permitindo que os dados relativos aos créditos orçamentários provenientes da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como as alterações provenientes de créditos adicionais sejam transportados para o SIAFI.
  • O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificação,de modo que há consistência entre as informações orçamentárias e contábeis. Os sistemas comunicam-se através do intercâmbio de fitas de computador.Embora tal arranjo de sistemas separados não seja ideal, não parece criar problemas na prática.
  • " O SIDOR e o SIAFI são sistemas diferentes. No siafi executa-se o orçamento e no sidor, elabora-se a proposta orçamentária. Porém, os sistemas de classificação orçamentária, tanto para receitas quanto para as despesas são os mesmos, para fins de compatibilidade das informações."
  •  SIDOR - Planejamento e elaboração

    SIAFI - Execução orçamentária

  •  O SIDOR e o SIAFI utilizam o mesmo sistema de classificação contábil para as categorias de programação orçamentárias. Desse modo, esses sistemas podem “conversar” entre si: as dotações registradas no SIDOR, bem como as previsões de arrecadação, são transferidas para o SIAFI, que tem, a partir de então, o “ponto de partida” fixado para a receita e para a despesa do exercício financeiro.
    No SIAFI é que se faz o acompanhamento da execução do orçamento em nível analítico, o que permite também o controle das operações.

    PROFESSOR: GRACIANO ROCHA



     

  • Pessoal aqui insiste em trazer informacoes que pouco ajudam ( os pontos conquistados no ranking do QC deve valer tambem para o concurso). Ainda bem que ha colegas que trazem informacoes muito valiosas para nossa preparacao e a estes sou muito grato.
  • SIDOR já era.

  • GABARITO: CERTO

     

    O Sidor responsabiliza-se pelo controle e acompanhamento das etapas referentes à elaboração e aprovação do orçamento da União. Importante dizer que há uma comunicação entre o Sidor e o Siafi.


    Um exemplo dessa troca de informações é a seguinte. Alguns subsistemas do Sidor (gestão de limites e acompanhamento da execução e de créditos) são utilizados para acompanhar a execução do orçamento. Os dados utilizados por esses subsistemas são extraídos de onde? Do Siafi.


    Mas a principal comunicação entre os dois sistemas é a seguinte: os dados relativos aos créditos orçamentários aprovados na LOA e as alterações posteriores oriundas dos créditos adicionais são transportados para o Siafi, ocorrendo um registro contábil automático. Essa integração entre o Sidor e o Siafi inicia-se após o envio do PLOA ao Congresso Nacional.

     

    Siafi

    ->Execução Orçamentária

    -> STN

     

    Sidor

    -> Elaboração do orçamento

    -> SOF-> MPOG

     

     

    Prof.  Vinicius Oliveira Ribeiro - Pontos dos Concursos

  • Atenção galera: Questão DESATUALIZADA!!

     

    O SIDOR foi substituído pelo SIOP.

     

    "O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP – é o sistema informatizado que suporta os processos de Planejamento e Orçamento do Governo Federal. 

    [...] 

    1. Histórico

    O SIOP começou a ser desenvolvido em 2009 por iniciativa da SOF (Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) em substituição ao antigo sistema usado para o Orçamento Federal, SIDOR."

     

    Fonte: https://www1.siop.planejamento.gov.br/siopdoc/doku.php/ead-siop:i-introducao


ID
54814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao orçamento público e à administração financeira,
julgue os itens de 67 a 75.

O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é um sistema de tecnologia da informação implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • SIDOR :Conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à Secretaria de Orçamento Federal (SOF).portanto errada a questão,pois não há a elaboração efetiva e sim o mero processamento
  • O SIDOR é realmente utilizado para estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária. Entretanto, foi implantado e é utilizado pelo governo Federal, somente
  • O SIDOR é derivado do SIAFI e tem por objetivo dotar o processo orçamentário do governo federal de uma estrutura de processamento de dados conforme as modernas ferramentas da Tecnologia de Informação - TI -, de processos informatizados e estruturas de dados para dar suporte às atividades do Sistema Orçamentário e a revisão do PPA para a formalização dos Projetos de Lei do Orçamento Anual - PLOA - e do PPA, que são encaminhados ao Congresso Nacional. Responsável: Secretaria de Orçamento Federal - SOF / MPOG.Em virtude desta definição, podemos concluir que o erro na questão está em afirmar que o sistema é utilizado pelos entes governamentais.
  • O erro da questão está em dizer que o SIDOR elabora o orçamento. O SIDOR apenas acompanha a execução orçamentária, registrando suas variações. Quem elabora o orçamento são os agentes públicos e políticos responsáveis pelo planejamentos das políticas públicas.
  • ERRADA!!"O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é um sistema detecnologia da informação, administrado pelo SERPRO, implantado e utilizadopelo Governo Federal para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária.Obs.: O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) do Governo Federalestá sendo substituído pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento(SIOP).(Ponto dos Concursos)
  • Atualmente ainda existem duas fontes cadastrais para programas e ações. Há o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) que gerencia o PPA, acessado via Internet, e que não é tão cobrado em provas de AFO, a não ser na área de Tecnologia da Informação (TI), como no último edital para APO-TI. O outro é o Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), cujo acesso ao cadastro de ações é exclusivo aos servidores do Ministério do Planejamento. O SIDOR frequentemente está presente nos editais que contemplam Administração Financeira e Orçamentária, por exemplo, no edital da prova do dia 19 de julho para Analista Administrativo da ANAC, a cargo do CESPE.

    "pontodosconcursos"

  • Quem implanta e utiliza o SIDOR é o Governo Federal!

  • O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é um sistema de tecnologia da informação implantado e utilizado pelo Governo Federal pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária.
  • Obs. (apenas um complemento): importante lembrar que tanto o SIDOR quanto o SIAFI e o SIOP - substituto do SIDOR - "podem" ser usados por entes da federação e, também, por prefeituras, desde que haja CONTRATO ESPECÍFCO. Isto é, trata -se de uma exceção, não abordada na questão, pois a regra é a de que estas ferramentas sejam usadas pela adm. Federal - isso é uma lição do prof. Fabrício Bolzan, da rede LFG. 
    O professor cita que inclusive o SERPRO oferece, digamos, "serviços" que entes e prefeituras podem contratar, mas isso "são outros 500".
  • Um exemplo de que é no SIDOR onde se elabora o orçamento é a questão abixo reproduzida em que a mesma banca considera como CERTA a resposta:
    Q44144 

    Com relação aos sistemas informatizados do governo, julgue os seguintes itens.

    A elaboração do orçamento é processada no Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

  • Pessoal,
    Com certeza, o erro da questão está na expressão "entes governamentais", pois o SIDOR é ultilizado somente pelo governo federal, e essa expressão abrange também os Estados e Municípios.
  • Sidor - Sistema Integrado de Dados Orçamentários

    O Sidor é um sistema que tem como objetivo aprimorar o processo orçamentário federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. 

    Atualmente, o Sidor está sofrendo um processo de desativação, sendo substituído, aos poucos, pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop).

    fonte: https://www.serpro.gov.br/conteudo-solucoes/produtos/administracao-federal/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios

  • Comentário do Prof. Marcel Guimarães (Cathedra)


    SIDOR é utilizado para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária do GOVERNO FEDERAL, e NÃO dos ENTES GOVERNAMENTAIS, expressão que abrange Estados e Municípios, além da União.

    Obs. SIDOR, bem como o SIGPLAN, foi extinto para a implantação do SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento).

    F³ -> Foco, Força e Fé!


  • Questão desatualizada!

    "O SIOP começou a ser desenvolvido em 2009 por iniciativa da SOF (Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) em substituição ao antigo sistema usado para o Orçamento Federal, SIDOR.(..)

    De forma genérica, os seguintes assuntos/processos envolvidos no planejamento e orçamento da União são tratados no SIOP:

    fonte:

  • SIAF - execução

    SIOP - planejamento


ID
77521
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

. Sobre os sistemas informatizados utilizados no âmbito da União, para fins de processamento orçamentário e financeiro, analise as afirmativas a seguir.

I - O processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária é realizado no SIDOR.

II - A abrangência do SIAFI não inclui as unidades gestoras brasileiras, situadas no exterior.

III - A Guia da Previdência Social - GPS - pode ser utilizada, no SIDOR, para efetuar as retenções de valores de terceiros ao INSS.

IV - O mecanismo de funcionamento da tabela de eventos possibilita fazer, no SIAFI, lançamentos contábeis em mais de uma unidade gestora.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II - está errado pq inclui as UGs situadas no exterior;III - está errada pq a GPS, assim como as retenções tributárias, é realizada no SIAFI, e não no SIDOR.
  • Sidor - Sistema Integrado de Dados Orçamentários

     

    O Sidor é um sistema que tem como objetivo aprimorar o processo orçamentário federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual.  

    Atualmente, o Sidor está sofrendo um processo de desativação, sendo substituído, aos poucos, pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop).

    https://www.serpro.gov.br/conteudo-solucoes/produtos/administracao-federal/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios

  • Erro da III?


ID
132439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação aos sistemas informatizados do governo, julgue os
seguintes itens.

A elaboração do orçamento é processada no Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

Alternativas
Comentários
  • SIDOR- Sistema de Dotação orçamentária, onde é processada a elaboração do orçamento.

    SIAFI- Sistema Integrado de Administração Financeira Interna, onde é executado o orçamento.

  • Agora é o SIOP no lugar do SIDOR.

  •  SIDOR --> Elaboração e aprovação do orçamento

    SIAFI --> Execução orçamentária

  •  CERTA.

     

    Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) Conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
     

    Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) Modalidade de acompanhamento das atividades relacionadas com a administração financeira dos recursos da União, que centraliza ou uniformiza o processamento da execução orçamentária, recorrendo a técnicas de elaboração eletrônica de dados, com o envolvimento das unidades executoras e setoriais, sob a supervisão do Tesouro Nacional e resultando na integração dos procedimentos concernentes, essencialmente, à programação financeira, à contabilidade e à administração orçamentária.

     

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_s.asp

  • Sistema Integrado de Dados Orçamentários -> Sidor do Governo Federal consitui-se em ferramenta de tecnologia da informação implantada por meio de rede em sistema informatizado, administrada pelo Serpro em tempo real, disponível em todas as unidades orçamentárias e que, além de estruturar e organizar, visa também ao processamento da elaboração da proposta  e ao acompanhamento da execução orçamentária em terminais de vídeo com acesso a Internet, realizado por pessoas autorizadas.
    O objetivo do Sidor é fornecer suporte em nivel de tecnologia da informação com o fito de apoiar as diretrizes técnicas, visando a concretização de um plano de desenvolvilmento de forma a dotar o processo orçamentário de uma estrutura de processamento de dados consoante com as modernas ferramentas da tecnologia de informação, consubstanciadas na implementação de um conjunto de processos informatizados de estrutura de dados que dão suporte às atividades do Sistema Orçamentário Federal.
  • Sidor - Sistema Integrado de Dados Orçamentários

     

    O Sidor é um sistema que tem como objetivo aprimorar o processo orçamentário federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual.  

    Atualmente, o Sidor está sofrendo um processo de desativação, sendo substituído, aos poucos, pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop).

    https://www.serpro.gov.br/conteudo-solucoes/produtos/administracao-federal/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios

  • SIDOR + SIAFI = SI SI FU FU. 


    Desculpem o desabafo. Sou uma fuinha contristada. 

  • Essa questão não está desatualizada?

    Atualmente não é o SIOP que faz  esse papel??? 

  • Acho que a questão estar desatualizada galera....

    achei isso no MTO 2020 Versão 2º

    Conforme a Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001:

    Art. 2o O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade:

    [...]

    III - formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais;

    Art. 3o O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas sócio econômicas.

    O certo ficaria assim: "A elaboração do orçamento é processada pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal (SIOP)".

    me corrijam se estiver errado..

    bons estudos a todos..


ID
172894
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O sistema onde é estruturada e organizada a proposta orçamentária anual e o acompanhamento, realizado exclusivamente por usuários autorizados, da execução orçamentária em terminais de vídeo com acesso pela Internet é o

Alternativas
Comentários
  • a) ErradoSISBACEN significa Sistema de Informações do Banco Central, sendo um conjunto de recursos de tecnologia da informação, interligados em rede, utilizado pelo Banco Central na condução de seus processos de trabalho.

    b) Errado,a sigla STN significa Secretaria do Tesouro Nacional.

    c) Errado, o SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União.

    d) É o item correto, É por meio do SIDOR, Sistema de Dados Orçamentários, que a Secretaria de Orçamento Federal acompanha e avalia a execução orçamentária, procedendo a alterações, por meio de créditos adicionais, quando necessário.

    e) Errado, a sigla SELIC - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia é o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna.

    *Ponto dos Concursos

  • Comentários feitos pelo Prof. Gustavo Bicalho do Ponto dos Concursos:

     a) Errado, haja vista que SISBACEN significa Sistema de Informações do Banco Central, sendo um conjunto de recursos de tecnologia da informação, interligados em rede, utilizado pelo Banco Central na condução de seus processos de trabalho.

    b) Errado, haja vista que a sigla STN significa Secretaria do Tesouro Nacional.

    c) Errado, haja vista que o SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União.

    d) É o item correto, É por meio do SIDOR, Sistema de Dados Orçamentários, que a Secretaria de Orçamento Federal acompanha e avalia a execução orçamentária, procedendo a alterações, por meio de créditos adicionais, quando necessário.

    e) Errado, haja vista que sigla SELIC - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia é o depositário central dos títulos da dívida pública federal interna.

  • A  questão fala em sistema com acesso a internet, logo, devemos pensar inicialmente em SIDOR e SIAFI. O SIDOR é responsável pelas duas primeiras fase do ciclo orçamentário (elaboração e aprovação), enquanto que o SIAFI é responsável pelas duas últimas fases (execução e controle).

    Utiliza-se vocábulos como "estrutura", "organização" e "acompanhamento" que remete a idéia de elaboração.

    Lembrando que o SIDOR é de responsabilidade do MPOG (Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão), enquanto que o SIAFI, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), subordinada ao Ministério da Fazenda.

  • Se você reparar bem, a classificação da questão é a resposta da mesma...
  • É, e na prova a questão vai estar classificada pra vc igual aqui.
    Cada comentário que aparece.
  • Klaus tem 10000 questoes feitas filho...né...!FIM DE PAPO

ID
241249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos objetivos e finalidades do Sistema Integrado de Dados
Orçamentários (SIDOR) e do Sistema Integrado de Administração
Financeira (SIAFI) do Governo Federal, julgue os itens seguintes.

O SIDOR é utilizado na elaboração dos projetos de Lei Orçamentária Anual (LOA), de diretrizes orçamentárias e de revisão do Plano Plurianual.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA!!!

    Motivo:

    Além dos diversos subsistemas que balizam a elaboração da proposta orçamentária anual, o SIDOR conta com o Subsistema Prioridades e Metas Anuais, responsável pela geração de anexo da lei de diretrizes orçamentárias, contendo as prioridades e metas referentes ao exercício, e com o Subsistema Captação Quantitativa das Propostas dos Orçamentos e da Revisão do PPA, que permite o detalhamento final da proposta de revisão do plano plurianual em nível necessário e suficiente à formalização dos projetos de lei orçamentária anual e de revisão do plano plurianual a serem encaminhados ao Poder Legislativo. Contudo, o SIDOR vem passando, nos últimos anos, por um processo de reformulação visando sua integração com outros sistemas. Nesse processo, os referidos subsistemas, apesar de constarem da literatura sobre o tema, caíram em desuso nos últimos anos. Portanto, opta-se pela anulação do item.


ID
241252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos objetivos e finalidades do Sistema Integrado de Dados
Orçamentários (SIDOR) e do Sistema Integrado de Administração
Financeira (SIAFI) do Governo Federal, julgue os itens seguintes.

O SIDOR é utilizado para o acompanhamento da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA!!!!!!!

    Motivo:

    Embora a literatura indique que a Secretaria de Orçamento Federal também utiliza subsistemas do SIDOR (gestão de limites e acompanhamento da execução orçamentária e de créditos) para acompanhar a execução do orçamento, esses subsistemas capturam informações do SIAFI. Dessa forma, opta-se pela anulação do item.


ID
241255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos objetivos e finalidades do Sistema Integrado de Dados
Orçamentários (SIDOR) e do Sistema Integrado de Administração
Financeira (SIAFI) do Governo Federal, julgue os itens seguintes.

No ciclo orçamentário anual, o alcance do SIDOR restringe-se à etapa que precede a apreciação legislativa.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Gabarito da Banca, a questão está ERRADA

  • O SIDOR abrange todos os momentos do ciclo orçamentário, inclusive após a apreciação legislativa, quando podem ocorrer mudanças e exclusões.

  • São fases do ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução, controle e avaliação.

    O SIDOR contempla as fases de elaboração e aprovação da LOA. Logo, é errado afirmar que o Sidor se restringe à etapa que precede a apreciação legislativa.

  • Além de ajudar na elaboração da proposta orçamentária, o Sidor serve como agente centralizador dos pedidos de alteração do orçamento em execução por meio de créditos adicionais.
  • Complementando:

        O Sidor tem por objetivo dotar o processo orçamentário do governo federal de uma estrutura de processamento de dados conforme as modernas ferramentas da tecnologia de informação, de processos informatizados e estruturas de dados para dar suporte às atividades do Sistema Orçamentário Federal.
       O sistema permite a elaboração da proposta orçamentária e a revisão do PPA para a formalização dos Projetos de lei do Orçamento Anual (Ploa) e do Plano Plurianual, que são encaminhados ao Congresso Nacional.
  • Na verdade, o SIDOR está no alcance das fases: ELABORAÇÃO E APRECIAÇÃO, sendo esta a 2 fase e aquela a 1 fase do ciclo orçamentário anual.
  • "O Sidor cuida da elaboração do orçamento e das modificações posteriores, como, por exemplo, para abertura de créditos orçamentários. Portanto, o alcance do Sidor não se restringe apenas à elaboração da proposta orçamentária, mas acompanha sua execução (realizada no Siafi) e processa as modificações orçamentárias necessárias durante o exercício financeiro"

    Livro AFO e Orçamento Público na CF e LRF - Deusvaldo Carvalho

    Esse livro, com várias questões de AFO comentadas, está disponível no Google Livros

    O endereço é:
    http://books.google.com.br/books?id=qe60qkABU0IC&pg=PA470&lpg=PA470&dq=%22No+ciclo+or%C3%A7ament%C3%A1rio+anual,+o+alcance+do+SIDOR+restringe-se+%C3%A0+etapa+que+precede+a+aprecia%C3%A7%C3%A3o+legislativa%22&source=bl&ots=wN4Px8bHBW&sig=DBXkBHKFJrF6nIeYz3Kvw9ZFPSQ&hl=pt-BR&sa=X&ei=zgHrUdflOovM9ATXj4DoAQ&ved=0CDYQ6AEwAg#v=onepage&q=%22No%20ciclo%20or%C3%A7ament%C3%A1rio%20anual%2C%20o%20alcance%20do%20SIDOR%20restringe-se%20%C3%A0%20etapa%20que%20precede%20a%20aprecia%C3%A7%C3%A3o%20legislativa%22&f=false
  • ERRADA. Isso porque o SIDOR também pode ser aplicado posteriormente à aprovação da LOA, a exemplo da instituição de créditos adicionais. Resalta-se, no entanto, que o Sidor está sofrendo um processo de desativação, sendo substituído, aos poucos, pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop).
  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Como falamos, além da elaboração, o Sidor alcança também a aprovação do orçamento. Sendo assim, a apreciação legislativa que culminará na aprovação da LOA está contida na abrangência de atuação desse sistema.

     

     

    Prof. Vinicius Oliveira Ribeiro - Ponto dos Concursos


ID
359545
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é o sistema de informática que dá suporte às atividades de elaboração da Lei Orçamentária Anual e à gestão de demandas por créditos adicionais, entre outras atividades. O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o sistema de informática que processa a execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e entidades da administração direta federal.

Não é uma característica do SIDOR ou do SIAFI

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

     Cabe ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, e não ao SIAFI ou SIDOR
  • c) atuar como a principal ferramenta de gestão do pessoal civil do governo federal, permitindo que sejam elaboradas as folhas de pagamento de servidores civis ativos, aposentados e pensionistas.

    Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE): Sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal. 
    Compreende o controle e acompanhamento dos gastos realizados com pessoal, à conta do Tesouro Nacional, abrangendo o planejamento, a organização a supervisão e o controle da realização do pagamento de pessoal civil dos órgãos federais que recebam transferências de recursos à conta do Tesouro Nacional, bem como dos inativos e pensionistas.

    (fonte: sítio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)
  • a) possibilitar aos órgãos centrais, setoriais e executores a execução e o controle diário do orçamento, das finanças, da contabilidade e do patrimônio.

     Quais os objetivos do Siafi:

    *prover de mecanismos adequados ao registro e controle diário da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, os órgãos e entidades da Administração Federal; --> Sérgio Jund
     
    Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): Modalidade de acompanhamento das atividades relacionadas com a administração financeira dos recursos da União, que centraliza ou uniformiza o processamento da execução orçamentária, recorrendo a técnicas de elaboração eletrônica de dados, com o envolvimento das unidades executoras e setoriais, sob a supervisão do Tesouro Nacional e resultando na integração dos procedimentos concernentes, essencialmente, à programação financeira, à contabilidade e à administração orçamentária.

    (fonte: sítio da Secretaria do Tesouro Nacional)
  • d) fornecer os meios para agilização da programação financeira, otimizando os recursos do Tesouro Nacional.

    Quais os objetivos do Siafi --> Sérgio Jund

    *prover de mecanismos adequados ao registro e controle diário da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, os órgãos e entidades da Administração Federal;

    * fornecer meios para agilizar a programação financeira, com vistas a otimizar a utilização dos recursos do Tesouro nacional.

    *integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos órgãos e entidades participantes do sistema.
  •  b) ser composto por subsistemas como o Subsistema de prioridades e metas anuais, o Subsistema de análise da proposta setorial e o Subsistema de compatibilização da proposta orçamentária, entre outros.

    Essa característica é do Sidor, que se desdobra em tipos, funções e subfunções, a fim de possibilitar o controle gerencial do planejamento e da execução dos dados constantes da proposta orçamentária.
    Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) Conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à Secretaria de Orçamento Federal (SOF).
  • a) possibilitar aos órgãos centrais, setoriais e executores a execução e o controle diário do orçamento, das finanças, da contabilidade e do patrimônio.
    SIAFI
    b) ser composto por subsistemas como o Subsistema de prioridades e metas anuais, o Subsistema de análise da proposta setorial e o Subsistema de compatibilização da proposta orçamentária, entre outros.
    SIDOR
    c) atuar como a principal ferramenta de gestão do pessoal civil do governo federal, permitindo que sejam elaboradas as folhas de pagamento de servidores civis ativos, aposentados e pensionistas.
    SIAPE
    d) fornecer os meios para agilização da programação financeira, otimizando os recursos do Tesouro Nacional.
    SIAFI
    e) funcionar como uma das principais ferramentas usadas na gestão da conta única do Tesouro Nacional.
    SIAFI

ID
992245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das classificações orçamentárias, julgue os próximos itens.

Conforme as necessidades de execução orçamentária, alterações das classificações da modalidade de aplicação poderão ser realizadas diretamente pela unidade orçamentária no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP).

Alternativas
Comentários

  • Conforme  : PORTARIA SOF No 28, DE 12 DE ABRIL DE 2013.
                       (publicada no DOU de 15/04/2013, Seção I, página 120)

    Art. 17. As modificações das modalidades de aplicação, constantes da LOA-2013 e de seus créditos adicionais, inclusive os reabertos, observado o disposto nos §§ 1o e 3o do art. 15 desta Portaria, serão efetuadas diretamente no SIAFI pelas UOs contempladas com os respectivos créditos orçamentários, ressalvadas as de que tratam o parágrafo único deste artigo.

     

  • Gabarito: Errado

    Primeiro ponto importante: O SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários) foi substituído pelo SIOP ( Sistema de Palnejamento e Orçamento). Essa substituição é verificada na Lei 12465/2011 (LDO 2011 para a LDO 2012), em que não há mais referência ao SIDOR mas apenas do SIOP.

    Segue o link de notícias da Secretaria de Orçamento Federal sobre o SIOP:
    http://www.orcamentofederal.gov.br/noticias/portugues/noticias/2009/maio-2009/novo-sistema-de-planejamento-e-orcamento-comeca-a-operar/?searchterm=siop


    O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP é o  sistema informatizado que suporta processos de planejamento e  orçamento do Governo Federal. Ele é desenvolvido e colocado em operação pela Secretaria de Orçamento Federal - SOF/MP, em parceria com a Secretaria de Planejamento  e Investimentos Estratégicos - SPI/MP, e o Departamento de  Coordenação e Governança das Empresas Estatais - DEST/MP, para:

    I - elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias -  PLDO
    II - elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA
    III - elaboração e revisão do Projeto de Lei do Plano Plurianual - PLPPA

    Assim, o SIOP agrega às suas funções as antigas funções do SIDOR. O SIDOR era responsável pelos procedimentos relativos à elaboração do orçamento e dos créditos adicionais. 

    Assim, enquanto o SIAFI é responsável pela execução (orçamentária, financeira, patrimonial e contábil), pelo acompanhamento e o pelo controle/avaliação do orçamento, o SIDOR realiza principalmente a elaboração orçamentária (resumindo de forma beeeeem simples: a LOA é o produto final do SIDOR e o SIAFI "começa" com a LOA)

    Logo, qualquer alteração feita durante a EXCEUÇÃO do orçamento será realizada por meio do SIAFI.



    ESpero ter ajudado!!!



    Fonte: Ponto dos Concursos (professor: Graciano Rocha), Estratégio Concursos (professor: Gionanni Pacelli) e site: http://www.orcamentofederal.gov.br
     
  • O SIOP cuida do planejamento orçamentário, execução orçamentária é realizada por intermédio do SIAFI.

  • LDO 2017, Art. 39. As classificações das dotações previstas no art. 7º, as fontes de financiamento do Orçamento de Investimento e os códigos e títulos das ações e dos subtítulos poderão ser alterados de acordo com as necessidades de execução, mantido o valor total do subtítulo e observadas as demais condições de que trata este artigo, em conformidade com o disposto nos parágrafos abaixo.

    § 3º As alterações das modalidades de aplicação serão realizadas diretamente no SIAFI ou no SIOP pela unidade orçamentária.

    QUESTÃO DESATUALIZADA

     

  • ·        EXECUÇÃO – SIAFI

    ·        ELABORAÇÃO/planejamento – SIOP 

  • -----------> QUESTÃO DESATUALIZADA <-----------

    LDO 2020

    Art. 38. As classificações das dotações previstas no art. 6o, as fontes de financiamento do Orçamento de Investimento, as codificações orçamentárias e suas denominações poderão ser alteradas de acordo com as necessidades de execução, desde que mantido o valor total do subtítulo e observadas as demais condições de que trata este artigo.

    § 3o As alterações das modalidades de aplicação serão realizadas diretamente no Siafi ou no Siop pela unidade orçamentária.


ID
992248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das classificações orçamentárias, julgue os próximos itens.

No Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), a ação é identificada por um código alfanumérico de oito dígitos, correspondentes à ação e subtítulo.

Alternativas
Comentários
  • Questão certinha!!

    Vamos lá pessoal!! vou tentar explicar de um jeito que a informação não fique perdida no espaço!

    Houve uma nova alteração no PPA 2012-2015: os Programas Temáticos passaram a conter objetivos e iniciativas e a ação passou a ser exclusiva do Orçamento especial. 

    O PPA 2012-2015 manteve apensa dois programas: 1.  programa temático; 2. programa de gestão, manutenção e serviços ao Estado.

    Um programa temático, em regra, contém várias iniciativas/ações, que podem ser projetos, atividades ou operações especiais. Os programas apenas organizam, as ações é que são executáveis!!

    Assim, a estrutura programática do governo contém o programa, que é composto por 4 dígitos numéricos; a ação, que é composta por 4 dígitos, sendo os 3 útimos alfa numéricos; e o subtítulo, também chamado de localizador de gasto, representando o menor nível da categoria de programação, e é composto por 4 dígitos.

    Quanto a ação, o primeiro dígito é que possibilitará a identificação da sua natureza:

    dígitos 1, 3, 5, 7 --> projeto
    dígitos 2, 4, 6, 8 --> atividade
    Dígito zero --> operação especial
    Dígito 9 --> não orçamentária. Ação não orçamentária é aquela que não utiliza recursos orçamentários para a sua execução e, portanto, não gera dispêndios públicos.

    Resumindo: A ação é composta de 8 dígitos dos quais 4 identificam a sua natureza (projeto, atividade ou operação especial) e 4 representam a localização do gasto (subtítulo). 
  • Uma dúvida que pode ter ficado seria: Más a ação não tem apenas 4 dígitos ? É verdade. Por este motivo é que o examinador elaborou esta questão desta forma, lembrando que a cada novo conjunto de algarismos temos o detalhamento do conjutno anterior, portanto a partir do conjunto Ação todos os demais conjunto de algarismos são espécies do gênero ação.
  • A rigor, a questão está correta pois é isso mesmo que está informado na página 37 do  Manual Técnico do Orçamento - MTO de 2014. São 8 dígitos para identificar a Ação: os 4 primeiros identificam a Ação, e os outros 4, o Subtítulo. Como assim? 8 dígitos identificam a Ação, sendo que os 4 primeiros identificam a ... Ação? Afinal, são 8 ou são 4? Pelo MTO, são as duas coisas, e está formada a confusão.

    Ao ver a definição do Subtítulo, vemos que ele servem para identificar o local onde a ação será executada ou onde estão os beneficiários da ação. Supondo que uma Ação tenha beneficiários em 3 estados diferentes da federação, essa Ação será subdividida em 3 localizadores. Mas, a Ação (os 4 primeiros dígitos) permaneceriam os mesmos. 

    Na página 39, ao explcar o título da ação, o MTO trás o seguinte texto:

    "Forma de identificação da ação orçamentária pela sociedade nas LOAs. Expressa, em linguagem clara, o objeto da ação. 

    Exemplo: "7M64 Construção de Trecho Rodoviário - Entroncamento BR-472 - Fronteira Brasil/Argentina - na BR-468".

    Notem que o próprio MTO, identifica a ação, nesse exemplo, com 4 dígitos "7M64". E aparecem dezenas de outros exemplos no MTO, sempre identificando a Ação com 4 dígitos.

    No mínimo, essa questão deveria ser anulada.


  • Ação e Localizador de Gasto (subtítulo):

    Na base do SIOP a Ação é identificada por um código alfanumérico de 8 dígitos:

     4 primeiros dígitos determinam uma ação

     4 últimos dígitos determinam um subtítulo (localizador do gasto)

     se forem ‘0000’ determinam apenas o código da ação.

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=3&ved=0CDoQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.esaf.fazenda.gov.br%2Fcapacitacao%2Forcamentaria%2Fmaterial-ditatico-etapa-brasilia%2Farquivo.2013-04-02.1202576009&ei=NI8xU7uLIsfMkAeZh4CQAw&usg=AFQjCNFA1xclL4n23mmtn0bDjhEXkbrNzA&sig2=vU19rPxLpDvN4La0MRyRMQ&bvm=bv.63587204,d.eW0

  • AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS



    Operação da qual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições, entre outros, e os financiamentos.



    Na base do sistema, a ação é identificada por um código alfanumérico de quatro dígitos, acrescido de quatro dígitos do localizador:

     



       1º      |  2º     3º     4º   |   5º      6º  7º    8º  

    Numérico     Alfanuméricos      Numéricos


     AÇÃO                        SUBTÍTULO (Localizador)



    Fonte: MTO 2018


ID
1013863
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as finalidades do Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    O sistema de dados orçamentários – SIDOR, é um sistema de tecnologia da informação implantado e utilizado pelo Governo Federal para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta orçamentária, via “on line”, por todas as unidades orçamentárias.

    Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAABV_oAF/administracao-financeira-orcamentaria-aula-11?part=3


ID
1020403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a métodos, técnicas, mecanismos e instrumentos de elaboração, execução, acompanhamento e controle do orçamento público, bem como sua normatização legal, julgue os próximos itens.

Por meio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, os órgãos setoriais elaboram as propostas orçamentárias de suas unidades orçamentárias e encaminham para avaliação, revisão e ajuste da Secretaria do Orçamento Federal.

Alternativas
Comentários
  • os órgãos setoriais NÃO elaboram as propostas orçamentárias, mas sim CONSOLIDAM as propostas das suas unidades

  • Errada.
    A proposta das UOs será feita no SIOP e encaminhada aos seus respectivos órgãos setoriais para análise, revisão e ajustes.
    Fonte: Estratégia concursos


  • ERRADO: Por meio do Sistema Integrado de Planejamento Orçamentário, os órgãos setoriais elaboram as propostas orçamentárias de suas unidades orçamentárias e encaminham para avaliação, revisão e ajuste da Secretaria do Orçamento Federal.

    O certo é: CONSOLIDAM.

  • Gab. E

    Basicamente o Órgão Setorial coordena o processo decisório no nível subsetorial por meio do estabelecimento de diretrizes pra elaboração e alteração orçamentária das Unidades Orçamentárias. Uma vez elaborado a proposta, o Órgão Setorial verifica se tudo está em conformidade (análise e validação) da proposta e a encaminha já consolidada à SOF.

    Fonte: comentário baseado no MTO-2019, p. 12.


ID
1095358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito do Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) e do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (SIAFI), julgue o item abaixo.

Para os locais em que o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do governo federal ainda não tenha sido implantado, a elaboração do orçamento continua sendo processada no SIDOR. Contudo, para melhor transparência e controle da informação, em atendimento à Lei de Acesso à Informação, ainda que o processo de desativação do SIDOR esteja em andamento, o acesso ao antigo SIDOR, exclusivo às UGs, também será estendido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), órgão central de orçamento

Alternativas
Comentários
  • O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é o órgão central do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal.

    A responsabilidade tanto do SIDOR quanto do SIOP é da Secretaria de Orçamento Federal - SOF do Ministério do Planejamento.

    Assim, não há que se falar em acesso exclusivo às UGs, tampouco em extensãoao MPOG do acesso ao antigo SIDOR.


    http://www.portaldoorcamento.com.br/2013/11/prova-comentada-da-ancine-analista.html



ID
1176745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca do processo, das normas aplicáveis, dos métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público, julgue os itens subsequentes.

Para a elaboração da proposta orçamentária no governo federal, os órgãos setoriais e as unidades orçamentárias devem utilizar o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento.

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada da "Carta de Serviços do SIOP".

    O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP é o sistema informatizado que suporta processos de planejamento e  orçamento do Governo Federal. 

     Por meio do acesso à internet, os usuários dos diversos Órgãos Setoriais, Unidades Orçamentárias e Agentes Técnicos  integrantes do Sistema de Planejamento e Orçamento da União, bem como outros sistemas automatizados, registram suas operações e efetuam suas consultas on-line.


    Fonte: http://www.orcamentofederal.gov.br/biblioteca/cartas-de-servico/carta_de_servicos_SIOP.pdf

  • Existiam duas fontes cadastrais para programas e ações: O Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN) que gerenciava o PPA, acessado via internet e o Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), cujo acesso ao cadastro é exclusivo do MPORG.

    O SIOP é o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos de Planejamento e Orçamentos Federais, que visa otimizar procedimentos, reduzir custos, integrando e oferecendo informações para a gestão pública.

    Com o SIOP, os órgãos centrais, setoriais e as unidades orçamentárias do Governo Federal passam a ter um único sistema para alimentar e atualizar o cadastro de programas e ações.

    Visto tamanha novidade, no âmbito do PPA, o SIOP é utilizado pela primeira vez no PPA (2012 - 2015)
    fonte: Administração Financeira e Orçamentária 4ªed

    GAB CERTO

  • Nas etapas de elaboração e discussão/aprovação usa-se o SIOP. Nas etapas de execução e avaliação/controle usa-se o SIAFI.

  • SIOP - Sistema Informatizado de Planejamento e Orçamento

    - sistema que suporta os processos de planejamento e orçamento do governo federal.

    - é o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos a partir da necessidade de otimizar procedimentos, reduzir custos, integrar e oferecer informações para o gestor púb. e para os cidadãos.

    primeiro sistema estruturante do Gov. totalmente desenvolvido utilizando software livre. Com objetivos de garantir, nas atividades de planejamento e orçamento: a confiabilidade nos dados, a simplicidade na utilização, integração e transparência e visões diferenciadas da informação para níveis estratégico, tático e operacional.

    - O SIOP atende os servidores da adm. púb. que exercem atividades nas áreas de planejamento, orçamento, compras, finanças, convênios e controle, além de cidadãos interessados nos temas de orçamento púb. e políticas púb.

    FONTE: Prof. Cosme Sérgio

  • Segundo o Manual Técnico do Orçamento (MTO), elaborado pela Secretaria do Orçamento Federal (SOF):

     

    Para a elaboração da proposta orçamentária, o sistema de informação a ser utilizado será o SIOP. 

    Item certo

  • Gab: CERTO

    Lembrando que...

    SIOP - Planejamento;

    SIAFI - Execução.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1438492
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal, no cumprimento de sua missão institucional de planejar, desenvolver e supervisionar o Sistema Orçamentário Federal, bem como de coordenar o processo relativo às normas técnicas pertinentes pressupõe, na dimensão técnica, a necessidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) 

    SISTEMA ORÇAMENTÁRIO FEDERAL

    1.1 OBJETIVOS

    A tônica do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF, no

    cumprimento de sua missão institucional de planejar, desenvolver e supervisionar o Sistema

    Orçamentário Federal, bem como de coordenar o processo relativo às normas técnicas referentes ao

    tema orçamento (Decreto n.º 3.858, de 4 de julho de 2001) tem se norteado por um conjunto de

    objetivos, compreendendo:

    ?? organização do sistema orçamentário federal, em articulação com o sistema de

    planejamento, facilitando a integração dos programas e prioridades de governo e o

    processo decisório de alocação de recursos;

    ?? ampliação da ação de articulação e integração entre os órgãos e unidades componentes do

    sistema orçamentário;

    ?? promoção do desenvolvimento dos recursos humanos vinculados ao Sistema

    Orçamentário;

    ??suporte tecnológico às ações inerentes ao processo orçamentário, por intermédio da

    modernização do SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários.

    Pressupõe, na dimensão técnica, a necessidade de:

    ??coordenação efetiva do processo orçamentário, fundamentado em mecanismos de

    articulação interna e externa;

    ??integração do acompanhamento da execução orçamentária à sistemática de elaboração;

    ??informações estruturadas e instrumentos que possibilitem análises retrospectivas da

    execução orçamentária e análises prospectivas de fechamento do orçamento para subsidiar

    as decisões a nível da execução (créditos) e de elaboração futura;

    ??um corpo técnico e decisório imbuído da preocupação contínua e perseverante em responder

    às questões básicas do “porquê” e “para que” a alocação do recurso público.


ID
1680094
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O processo de elaboração da proposta orçamentária via SIDOR divide-se em três etapas básicas, controladas pelo Sistema,denominadas de:

Alternativas
Comentários
  •                   TABELA DE MOMENTOS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA NO SIDOR


    O processo de elaboração da proposta orçamentária via SIDOR divide-se em três etapas básicas, controladas pelo Sistema, denominadas “momento”, que se subdividem em subetapas – denominadas “tipo de detalhamento”. Cada momento pertence exclusivamente ao respectivo usuário e não pode ser compartilhado, o que assegura privacidade e segurança aos dados. Cada tipo de detalhamento corresponde a um determinado conjunto de despesas que serão tratadas separadamente segundo regras específicas.

     Nos seus respectivos momentos a Unidade Orçamentária, o Órgão Setorial e a SOF poderão consultar, incluir, alterar e excluir dados no subsistema Elaborar Proposta, até o encaminhamento da proposta. Encerrado esse momento, o órgão e a unidade podem ainda consultar os dados encaminhados ou, excepcionalmente, alterar apenas os textos referentes à justificativa de sua programação. A SOF poderá apenas consultar os dados encaminhados pelo órgão.

    fonte:http://sidornet.planejamento.gov.br/docs/mto2004/elaboracao/elaboracao.htm

  • SIDOR - Cada etapa da tramitação, denominada Momento, é atribuída um nome:

    Momento inicial (carga original dos dados)

    Momento UO: unidade orçamentária

    Momento OS: órgão setorial

    Momento híbrido: com edição paralela da SOF, DEST, SPI

    Momento controle de qualidade: com consolidação paralela da SOF, DEST e SPI

    Fonte: Livro AFO Sergio Mendes


ID
1879798
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual, e que permite aprimorar o Processo Orçamentário Federal. Nele, é registrada toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    SIDOR - Sistema Integrado de Dados Orçamentários

     

    O Sidor é o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. O SIDOR permite aprimorar o Processo orçamentário federal.

     

    Nele é registrada toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte. 

     

    O Sidor orienta a liberação de recursos e execução pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo Federal - Siafi, gerando os volumes para publicação, pela Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União. 

     

    Cada órgão público (os usuários “de entrada” do Sidor) informa suas ações e previsões orçamentárias ao sistema. Depois disso, cada ministério realiza a consolidação dessas informações que, finalmente, chegam à Secretaria de Orçamento Federal para uma consolidação final. 

     

    Desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal, o sistema foi migrado para o Serpro em 2004. A partir dessa data, a Empresa ficou responsável por sua produção – hospedagem e manutenção corretiva e evolutiva

     

     

    Fonte:https://www.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/outras-solucoes/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios

  • GABARITO: C

     

    SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) - Consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

     

    COAFI (Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros) - Exerce as atribuições relativas ao apoio técnico e operacional necessário ao funcionamento do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações - COFIG, cuja Secretaria-Executiva é exercida pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

     

    SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários​) - Sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo; o PLOA é o seu produto final. Ele registra toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte.

     

    MCASP (O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) - Visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional.

  • Acertei.... mas o SIDOR juntamente com o SIGPLAN não foram substituídos pelo SIOP?

  • Gabarito: C

     

    16.1. SIOP
    A partir de junho de 2009 as funções Orçamentárias e de Planejamento foram centralizadas num sistema novo, o SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. As propostas orçamentárias são lançadas diretamente no novo sistema SIOP, e não mais no SIDOR e SIDORNet como vinha sendo feito.
    O cadastro de programas e ações e demais funcionalidades do SIDOR também migraram para o novo sistema SIOP.
    O SIGPLAN também já foi absorvido pelo SIOP. O novo PPA 2012-2015 já migrou integralmente para o SIOP tanto na fase qualitativa como na quantitativa.

    O manual do sistema SIOP pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.siop.planejamento.gov.br/siop. Nessa página há possibilidade de consultas relacionadas com Planejamento e Orçamento, bem como há informações operacionais de como acessar, onde lançar os dados, onde consultar as informações etc. O manual não traz conceitos específicos para fins didáticos.
    No entanto, continuamos carentes de conceitos formais sobre o sistema SIOP, e até que tenhamos essa definição, entendo o SIOP como um moderno sistema de informação cor­porativa utilizado pelo MPOG (Secretaria de Planejamento e Secretaria de Orçamento) que une os antigos sistemas SIDOR e SIGPLAN, proporcionando economia de recursos, consultas diversas, e maior agilidade e integração dos processos de planejamento e orçamento.

     

    Fonte: PALUDO, 2013.


ID
2077969
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) são alguns dos sistemas estruturantes do governo federal. São produtos desses sistemas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Existiam duas fontes cadastrais para programas e ações:

    -> Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPLAN): gerenciava o PPA e acessado via internet;

    -> Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR): acesso ao cadastro de ações exclusivo aos servidores do Ministério de Planejamento; processamento dos dados relativos à preparação da elaboração orçamentária era realizada no SIDOR.

     

    Foi desenvolvido o SIOP para integrar os sistemas utilizados no PPA e no Orçamento (integração do planejamento e orçamento). Único sistema para alimentar e atualizar o cadastro de programas e ações.

     

    Fonte: material do estratégia.

  • "O SIAFI também desempenha importante papel na tarefa de elaboração das demonstrações das contas consolidadas no Balanço Geral da União - BGU, na medida em que contabiliza também os atos e fatos praticados pelos gestores públicos ao longo do exercício que não estão relacionados exclusivamente a entradas e saídas de recursos e nem a movimentação de créditos."

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/balanco-geral-da-uniao

  • só para organizar a questão...

     

    Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) = Projeto de Lei do Plano Plurianual

    Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) = Projeto de Lei Orçamentária Anual

    Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) = Balanço Geral da União.


ID
2596672
Banca
Quadrix
Órgão
CONTER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), está incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR)

    Conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à Secretaria de Orçamento Federal (SOF).  

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/sistema-integrado-de-dados-orcamentarios-sidor

    __________________

    Sidor - Sistema Integrado de Dados Orçamentários

    O Sidor é o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. O SIDOR permite aprimorar o Processo orçamentário federal.

    Nele é registrada toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte. 

    O Sidor orienta a liberação de recursos e execução pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo Federal - Siafi, gerando os volumes para publicação, pela Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União. 

    Cada órgão público (os usuários “de entrada” do Sidor) informa suas ações e previsões orçamentárias ao sistema. Depois disso, cada ministério realiza a consolidação dessas informações que, finalmente, chegam à Secretaria de Orçamento Federal para uma consolidação final. 

    Desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal, o sistema foi migrado para o Serpro em 2004. A partir dessa data, a Empresa ficou responsável por sua produção – hospedagem e manutenção corretiva e evolutiva.

    FONTE: https://intra.serpro.gov.br/linhas-negocio/catalogo-de-solucoes/solucoes/outras-solucoes/sidor-sistema-integrado-de-dados-orcamentarios

  • Questão sobre o antigo Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

    Conforme Paludo¹, o SIDOR foi o Sistema de Informações Corporativas da SOF (Secretaria de Orçamento Federal), nesse sistema que as Unidades Orçamentárias cadastravam as ações e registravam os valores da Proposta Orçamentária Anual, sob a forma de Programas.

    Segundo a SOF, o SIDOR era um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à Secretaria de Orçamento Federal. O SIDOR tinha uma versão via internet, chamada de SIDORNet.

    Atenção! A partir de junho de 2009 as funções Orçamentárias e de Planejamento foram centralizadas num sistema novo, o SIOP – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. As propostas orçamentárias são lançadas diretamente no novo sistema SIOP, e não mais no SIDOR ou SIDORNet como vinha sendo feito. Apesar disso, ainda é razoavelmente comum cair questões de prova sobre o tema.

    Feita essa pequena contextualização, já podemos analisar cada alternativa procurando pela INCORRETA, ou mais errada:

    A) Certo, como vimos, o principal produto do SIDOR é o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o qual contém a estimativa de receitas e fixação de despesas, conforme art. 165 da CF88:
    Art. 165 § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    B) Certo, segundo a banca, mas o mais correto seria era o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do Governo Federal. Conforme manual do SIOP:
    “Note que o SIOP vem a corresponder às funções mostradas do SIDOR e SIGPLAN.
    O SIDOR estava chegando ao final de sua vida útil em função das tecnologias usadas no seu desenvolvimento. Desta forma o novo SIOP tinha como prerrogativa usar tecnologias mais novas e que facilitassem o desenvolvimento e manutenção do mesmo. Hoje todos os módulos do SIDOR (e suas funcionalidades) já foram migradas para o SIOP. "

    C) Certo, esse realmente era o fluxo de informações do SIDOR, que não muda substancialmente do fluxo no SIOP.

    D) Incorreto, o SIDOR foi desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal, o sistema foi migrado para o Serpro em 2004 A partir dessa data, a Empresa ficou responsável por sua manutenção e desenvolvimento. Não tem nada a ver com o TCU.

    E) Certo, nele era registrada toda a programação orçamentária, assim como ocorre com o SIOP atualmente.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.


ID
2987809
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre o Sistema Integrado de Dados Orçamentários – SIDOR, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Sidor é o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. O SIDOR permite aprimorar o Processo orçamentário federal.

    Nele é registrada toda a programação orçamentária – ações e programas de governo, com seus respectivos valores e destinações geográficas – planejada para a execução no ano seguinte. 

    O Sidor orienta a liberação de recursos e execução pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo Federal - Siafi, gerando os volumes para publicação, pela Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União. 

  • O Sidor é o sistema responsável pela elaboração da proposta orçamentária do governo federal. Seu principal produto é o Projeto de Lei Orçamentária enviado, anualmente, ao Congresso Nacional para aprovação e consequente geração da Lei Orçamentária Anual. 

  • O SIDOR foi substituído pelo SIOP a partir de 2009.

    Fonte: Paludo, Orçamento Público, 8a Ed, pg 356.

  • Gab. E - O SIDOR orienta a liberação de recursos e execução pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal – SIAFI, gerando os volumes para publicação, pela Imprensa Nacional, no Diário Oficial da União.


ID
3466594
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere à administração financeira e ao orçamento público, julgue o item.


O sistema integrado de dados orçamentários, utilizado para a elaboração da proposta orçamentária anual do governo federal, está sendo substituído pelo sistema integrado de planejamento e orçamento.

Alternativas
Comentários
  • O sistema integrado de dados orçamentários, utilizado  para  a  elaboração  da  proposta  orçamentária  anual  do  governo  federal,  está  sendo  substituído  pelo  sistema  integrado de planejamento e orçamento. Resposta: Certo. Sidor está sendo substituído pelo Sigplan
  • GABARITO: CERTO

    Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) do Governo Federal está sendo substituído pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP)

    O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP – é o sistema informatizado que suporta os processos de Planejamento e Orçamento do Governo Federal. É o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos a partir da necessidade de :

    -Otimizar procedimentos;

    -Reduzir custos;

    -Integrar e oferecer informações para o gestor público e para os cidadãos.

    FONTE: http://www1.siop.planejamento.gov.br/siopdoc/doku.php/ead-siop:i-introducao

  • O sistema integrado de dados orçamentários, utilizado para a elaboração da proposta orçamentária anual do governo federal, está sendo substituído pelo sistema integrado de planejamento e orçamento. Resposta: Certo.

    Sidor está sendo substituído pelo Sigplan

  • A questão trata de SISTEMAS INTEGRADOS DO GOVERNO FEDERAL, especificamente do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP.


    Com o objetivo de integrar os atuais sistemas utilizados na elaboração e acompanhamento do Plano Plurianual e do Orçamento da União, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e o Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST), desenvolveu e colocou em operação o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP.

    Com o SIOP, os órgãos setoriais e as unidades orçamentárias do Governo Federal passam a ter um único sistema para alimentar o cadastro de programas e ações utilizados no Plano Plurianual (PPA) e no Orçamento Geral da União.

    O SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) é o sistema estruturante do Governo Federal que executa os processos orçamentários no âmbito da União. Exemplos de processos que são implementadas no SIOP é a elaboração, em conjunto com os órgãos da Administração Pública Federal, dos Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e da Lei Orçamentária Anual (PLOA). O acesso ao sistema é limitado aos servidores que participam destes processos, contudo, há módulos que são acessíveis à sociedade em geral.


    Fundamento Legal do SIOP:

    Define a Constituição de 1988 na sua Seção II (Dos Orçamentos):

    “Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais".

    O texto citado trata diretamente dos principais documentos institucionais de Planejamento e Orçamento do país. Assim, alguns dos módulos do SIOP serão mecanismos de composição colaborativa destas leis que são previstas com periodicidade:

    - quadrienal para o caso I (Lei do Plano Plurianual);

    - anual para os casos II e III (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei do Orçamento Anual).

    O Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO).


    O SIOP começou a ser desenvolvido em 2009 por iniciativa da SOF (Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) em substituição ao antigo sistema usado para o Orçamento Federal (Sistema de Integrado de Orçamento – SIDOR).

    A primeira menção oficial ao SIOP foi o MTO de 2010. Depois desta data o SIOP é regularmente citado nas LOA's e LDO's como o sistema institucional de suporte ao orçamento federal.

    O SIDOR estava chegando ao final de sua vida útil em função das tecnologias usadas no seu desenvolvimento. Desta forma o SIOP tinha como prerrogativa usar tecnologias mais novas e que facilitassem o desenvolvimento e manutenção do mesmo. Hoje todos os módulos do SIDOR (e suas funcionalidades) já foram migradas para o SIOP.

    Outro sistema cujas funcionalidade foram substituídas pelo SIOP é o SIGPLAN (Sistema de Planejamento).

    Por meio de acesso à internet, os usuários dos diversos Órgãos Setoriais, Unidades Orçamentárias e Agentes Técnicos integrantes do sistema, bem como outros sistemas automatizados, registram suas operações e efetuam consultas on-line. De modo geral, o SIOP atende os servidores da Administração Pública que exercem atividades nas áreas de planejamento, orçamento, compras, finanças, convênios e controle, além de cidadãos interessados nos temas de orçamento público e políticas públicas. Cabe acrescentar também que o PPA 2011-2015 já foi feito pelo SIOP.

    O SIOP é um sistema composto por módulos, desenvolvido e implantado pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP, em parceria com outras Secretarias do Ministério da Economia (antes Planejamento, Desenvolvimento e gestão).

    Portanto, o SIDOR foi substituído pelo SIOP.


    Gabarito do professor: CERTO.
  • "está sendo" em 2009


ID
3651253
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que corresponde à única afirmação correta sobre o SIDOR e sobre o SIAFI.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    O SIDOR comunica-se com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, permitindo utilização de dados orçamentários, financeiros, contábeis e aqueles relativos aos créditos orçamentários aprovados na Lei Orçamentária Anual.

    A Secretaria do Tesouro Nacional registra no SIAFI a execução orçamentária realizada pelos órgãos da administração pública. 

  • O texto correto ficaria:

    A Utilizando o SIDOR, a Secretaria de Orçamento Federal acompanha e avalia a execução orçamentária, procedendo (ela mesma, a SOF) as alterações, através de créditos adicionais, quando necessário. 

    B Não funciona de maneira autônoma. Faz interface com Siafi.

    C Gab.

    D O Siafi Foi criado pelo SERPRO em parceria com a STN, em janeiro de 1987, num período de seis meses, tempo recorde para se criar um sistema tão importante e tão complexo, tornando-se um instrumento moderno e eficaz (pegadinha da questão) no controle e acompanhamento dos gastos públicos. 

    E prescindir = não precisar. Os sistemas sofrem, e já sofreram, muitas atualizações.

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata de SISTEMAS DO GOVERNO FEDERAL.


    IMPORTANTE: O SISTEMA INTEGRADO DE DADOS ORÇAMENTÁRIOS (SIDOR) foi substituído pelo SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (SIOP).


    O SIOP começou a ser desenvolvido em 2009 por iniciativa da SOF (Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) em substituição ao antigo sistema usado para o Orçamento Federal (Sistema de Integrado de Orçamento – SIDOR).


    A primeira menção oficial ao SIOP foi o MTO de 2010. Depois desta data, o SIOP é regularmente citado nas LOA's e LDO's como o sistema institucional de suporte ao orçamento federal.


    O SIDOR estava chegando ao final de sua vida útil em função das tecnologias usadas no seu desenvolvimento. Desta forma o SIOP tinha como prerrogativa usar tecnologias mais novas e que facilitassem o desenvolvimento e manutenção do mesmo. Hoje todos os módulos do SIDOR (e suas funcionalidades) já foram migrados para o SIOP.


    Por meio de acesso à internet, os usuários dos diversos Órgãos Setoriais, Unidades Orçamentárias e Agentes Técnicos integrantes do sistema, bem como outros sistemas automatizados, registram suas operações e efetuam consultas on-line. De modo geral, o SIOP atende os servidores da Administração Pública que exercem atividades nas áreas de planejamento, orçamento, compras, finanças, convênios e controle, além de cidadãos interessados nos temas de orçamento público e políticas públicas. Cabe acrescentar também que o PPA 2011-2015 já foi feito pelo SIOP.


    Portanto, o SIDOR foi substituído pelo SIOP. Com isso, a questão deveria ser ANULADA, tendo em vista que está cobrando um sistema que NÃO existe mais.


    Utilizando o SIOP no lugar do SIDOR, seguem comentários de cada alternativa:


    A) Utilizando o SIDOR, a Secretaria de Orçamento Federal acompanha e avalia a execução orçamentária, levando informações ao Ministério da Fazenda, caso seja necessário realizar quaisquer alterações.


    ERRADA. O SIOP é um sistema composto por módulos, desenvolvido e implantado pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP, em parceria com outras Secretarias do Ministério da Economia (antes Planejamento, Desenvolvimento e Gestão). Portanto, quando houver necessidade de alteração na execução orçamentária, a própria SOF realiza essas alterações, pois possui competência para isso. Além disso, hoje NÃO existe mais o Ministério da Fazenda. A Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019, criou o Ministério da Economia. Com isso, as estruturas dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e do Trabalho passaram a integrar um novo ministério chamado Economia.


    B) O SIDOR funciona de maneira autônoma e livre de interfaces com o SIAFI, de modo a evitar injunções políticas indesejáveis.


    ERRADA. O SIOP faz interface com o SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL (SIAFI), pois fazem o acompanhamento da execução orçamentária.


    C) O SIDOR comunica-se com o SIAFI, permitindo utilização de dados orçamentários, financeiros, contábeis e relativos aos créditos orçamentários. 


    CERTA. Conforme disposto no site do Tesouro Nacional, o SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. O SIOP participa no processo de elaboração e aprovação do orçamento. Já o SIAFI, no processo de execução e controle. Os dois sistemas estão integrados no acompanhamento da execução orçamentária, utilizando dados do próprio orçamento (inclui os créditos orçamentários), financeiros e contábeis. Portanto, é o gabarito.


    D) O SIAFI, criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados e a Secretaria do Tesouro Nacional, em 1987, em apenas seis meses, até pela rapidez de sua produção, é um instrumento ineficaz no controle dos gastos públicos. 


    ERRADA. O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), foi implantando em 1987. Até o ano de 1986 o governo federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa inviabilizando a correta aplicação dos recursos públicos. Com a implantação do SIAFI, foi possível uniformizar o processamento da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública federal. Portanto, é um instrumento EFICAZ no controle dos gastos públicos.


    E) O SIDOR e o SIAFI prescindem de atualizações e de ferramentas complementares, até o momento. 


    ERRADA. O SIOP e o SIAFI são atualizados tempestivamente, sempre que a SOF e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), respectivamente, julguem necessário.



    Gabarito da Banca: Letra C.


    Gabarito do Professor: Anulada.


ID
5554606
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que concerne à administração financeira e orçamentária e ao orçamento público, julgue o item.

O SIDOR é um sistema informatizado que processa e controla a execução financeira e contábil dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, independentemente de integrarem ou não o orçamento geral da União.

Alternativas
Comentários
  • É apenas para controle/monitoramento da execução ORÇAMENTÁRIA.

    Financeira = SIAFI

  • O SIDOR é um sistema informatizado que processa e controla a execução financeira e contábil dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, independentemente de integrarem ou não o orçamento geral da União. Resposta: Errado.

    O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é o sistema de informática que dá suporte às atividades de elaboração da Lei Orçamentária Anual e à gestão de demandas por créditos adicionais, entre outras atividades.

    O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o sistema de informática que processa a execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e entidades da administração direta federal.

  • Questão sobre administração financeira e orçamentária e orçamento público.

    Existem diversos sistemas informatizados da administração pública que são recorrentes em provas concurso: SIAFI, SIOP, SIASG, SICONV, SIOP, etc. São vários sistemas possíveis de serem cobrados. Mas vamos aproveitar para revisar o antigo SIDOR e o moderno SIAFI, que são os sistemas que interessam para resolvermos a questão.

    Segundo a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), o SIDOR era um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbência de cuidar do processamento de cunho orçamentário, através de computação eletrônica, cabendo sua supervisão à própria SOF. O SIDOR tinha uma versão via internet, chamada de SIDORNet.

    Em síntese, o SIDOR era responsável por processar as atividades de elaboração do orçamento. Nesse sistema que as unidades orçamentárias cadastravam as ações e registravam os valores da proposta orçamentária anual, sob a forma de programas.

    Dica! A partir de junho de 2009 as funções orçamentárias e de planejamento foram centralizadas num sistema novo, o SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento). As propostas orçamentárias são lançadas diretamente no novo sistema SIOP, e não mais no SIDOR ou SIDORNet como vinha sendo feito. Apesar disso, ainda é razoavelmente comum cair questões de prova sobre o tema, como essa aqui.

    De outro lado, temos o SIAFI.

    O SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) é o sistema integrado que acompanha as atividades da administração financeira, da execução orçamentária e patrimonial da União. Sinteticamente, o SIAFI é um sistema que registra, processa, controla e fornece informações sobre atos e fatos financeiros, orçamentários e patrimoniais das entidades do setor público que o utilizam.

    Dica! De acordo com o Manual do SIAFI, o SIAFI é o sistema informatizado que contabiliza e controla toda a execução orçamentária e financeira da União, em tempo real, cumprindo as disposições estabelecidas no art. 48 da LRF.

    Feita toda a revisão do assunto, agora já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O SIDOR é um sistema informatizado que processa e controla a execução financeira e contábil dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal, independentemente de integrarem ou não o orçamento geral da União.

    O SIDOR é um sistema informatizado que processava as atividades relacionadas a elaboração do orçamento da União, sendo substituído pelo SIOP.

    O SIAFI é um sistema informatizado que contabiliza e controla toda a execução orçamentária e financeira da União.

    O examinador misturou características dos dois sistemas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O que a questão descreve é SIAFI , o SIDOR dá suporte a elaboração da LOA.

  • O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é o sistema de informática que dá suporte às atividades de elaboração da Lei Orçamentária Anual e à gestão de demandas por créditos adicionais, entre outras atividades.

    O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o sistema de informática que processa a execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e entidades da administração direta federal.