SóProvas


ID
1881370
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 03

A violência urbana, da necessidade ao desejo

      O estado de necessidade, que viola todos os requisitos da dignidade humana, constitui a pior violência que se pode cometer com alguém. Há décadas, no entanto, já sabemos que o estado de necessidade não é a causa principal da violência. Ele é inaceitável, totalmente inaceitável, mas não porque cause aborrecimentos aos de cima; é inaceitável porque não se pode conviver mais com a miséria. É inaceitável só por isso, sem precisar de nenhum outro interesse pragmático para ser mais inaceitável do que já é. Não obstante, o pensamento político brasileiro, na média, estabelece um vínculo falso entre uma coisa e outra. Aqui, os demagogos difundem a crença fácil de que a necessidade é a mãe da violência. A maldade humana seria um mito, só o que existe é a perversidade das condições materiais da vida.

(BUCCI, Eugenio. Disponível em:<http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,a-violencia-urbana-da-necessidade-ao-desejo-imp-,960628>. Acesso em: 16 fev. 2015.)

Observe o trecho “Não obstante, o pensamento político brasileiro, na média, estabelece um vínculo falso entre uma coisa e outra.” e responda à questão.

A expressão em destaque pode ser, sem que haja mudança nas relações semânticas do período, corretamente substituída por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Conjuções Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, CONQUANTO, NÃO OBSTANTE etc.

     

     

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php

  • Difícil de acertar, os outros ítens aparecem como pegadinha.

     

  • Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • fiz várias questões que o NÃO OBSTANTE é uma conjução coordenada adversativa!! 

     

  • Acho que o " não obstante" nesse caso é adversativa e não concessiva, pois Orações Subordinadas não possuem signicado se separadas como essa está ( separada por ponto final)