SóProvas


ID
1881397
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

TEXTO 04

      “O conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos” (Art. 2º da lei nº 8.159/1991).

      Podemos afirmar que o conjunto de documentos, mencionados, no texto da lei resulta das atividades realizadas pela entidade produtora e deve ser compreendido dentro do contexto orgânico de produção, a fim de que sejam mantidas suas características e seus valores de prova.

O conjunto de documentos mencionados no TEXTO 04 possuem uma característica que está relacionada ao fato de que a produção documental ocorre em determinado contexto e para determinado fim. Esses documentos são redigidos por meio de uma ação humana, mas, ao mesmo tempo, são imparciais, pois são criados para atender um objetivo específico, como por exemplo, a compra de um material. Essa característica acima descrita refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Resposta B: http://principiosarquivisticos.blogspot.com.br/

  •  

    - Imparcialidade (em sua criação): derivada do fato de que não foram criados para "dar contas" à posteridade. Os documentos administrativos são meios de ação e relativos a determinadas funções. Sua imparcialidade explica-se pelo fato de que são relativos a determinadas funções; caso contrário, os procedimentos aos quais os documentos se referem não funcionarão, não terão validade.

     

    - Autenticidade (nos procedimentos): ligado ao continuum da criação, tramitação, uso e  guarda. Os documentos são criados dentro dos procedimentos regulares estabelecidos pelo direito administrativo; se assim não fosse, não seriam adequadamente cumpridas as razões que lhes deram a origem.

     

    - Naturalidade (na acumulação): os documentos não são colecionados e sim acumulados, naturalmente, no curso das ações, de maneira contínua e progressiva.

     

    - Organicidade (em seu relacionamento com os outros documentos do conjunto): deriva de que cada documento assume um lugar único na estrutura documental do conjunto (indissolúvel) ao qual pertence.

  • Muita oração nessa hora!

    Conceito de Unicidade: cada doc deve manter seu caráter único e exclusivo, pois foram criados para atender uma necessidade específica na estrutura organizacional. O que importa mesmo é o contexto da produção. O que está na questão: "... está relacionada ao fato de que a produção documental ocorre em determinado contexto e para determinado fim. Esses documentos são redigidos por meio de uma ação humana, mas, ao mesmo tempo, são imparciais, pois são criados para atender um objetivo específico..."

    Por causa da palavra imparcial eu devia saber que é a letra b? Se sim, para isso, a letra E devia ter outra opção menos a ver com o contexto então. 

  • NATURALIDADE • Trata da forma de acumulação dos documentos no decorrer da execução das atividades (progressiva, natural e orgânica). INTER-RELACIONAMENTO • Um documento de arquivo estabelece relações com outros documentos e com o organismo produtor. IMPARCIALIDADE • Os documentos arquivístico são inerentemente verdadeiros. AUTENTICIDADE • Capacidade de se provar que um documento efetivamente é o que diz ser e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. UNICIDADE • Cada documento assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental
  • Vamos gravar assim: Se for uma característica do documento relacionado: - Ao fato registro fiel ( Autenticidade); - Documento ser único ( Unicidade); - Ao carater orgânico ( Inter-Relacionamento); - A confiabilidade ( Autenticidade); - A acumulação natural ( Naturalidade);
  • Top esse bizu Tayllis, obrigada!