SóProvas


ID
1881928
Banca
VUNESP
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Definição
    Como verdadeiras orações justapostas, as orações intercaladas (ou interferentes) são aquelas que acrescentam um comentário, em determinado ponto da frase, acerca do que está sendo dito. Tais orações sempre são separadas por vírgulas, travessões, parênteses ou colchetes.
    É bom dizer que a oração intercalada, na maior parte dos casos, não exerce função sintática alguma, por não manter relação sintática com oração alguma fora da intercalação.
    Os comentários embutidos em tais orações têm determinados valores semânticos, como: esclarecimento, opinião, desejo, desculpa, permissão, ressalva. Vejamos a seguir...
    Obs.: Não confunda o conceito de intercalação com oração intercalada. Certas expressões ou orações podem estar intercaladas, mas não serem orações intercaladas. Exemplo: O mundo, que é belo, nunca irá perecer. (a oração subordinada adjetiva está intercalada, ou seja, ela está no meio do período, separada por vírgulas). Uma oração intercalada (ou interferente), de fato, em tese, não exerce função sintática alguma, diferentemente do exemplo que acabamos de ver. Entenda melhor com a leitura do capítulo. No entanto, saiba que este assunto do capítulo tem 0,1% de chance de cair em prova, mas... vai que...
    Tipos
    1) Oração Intercalada de Citação (Discurso Direto)
    Este tipo de oração intercalada é o único que, para a maioria dos gramáticos, exerce função sintática – normalmente sujeito, objeto direto ou aposto. Substitua essa oração intercalada (marcada por aspas ou travessão) por isso para ver a função sintática mais claramente.
    Se você nunca ouviu falar em discurso direto, este é o momento. Dizemos que o discurso é direto quando a fala da personagem vem entre aspas ou antecedida por travessão.
    – Para os alunos, as aulas não estão boas: “Precisamos imediatamente de um bom professor!”.
    Note que a oração intercalada só exercerá função sintática se houver um verbo dicendi (ou elocutivo) antecipando a fala da personagem. Veja exemplos desse tipo especial de oração intercalada, que exerce função sintática:
    – Foi avisado a mim diversas vezes: “Menino, comece a estudar!”. (sujeito: Isso foi avisado a mim diversas vezes.)
    – Avisou-se diversas vezes a mim: “Menino, comece a estudar!”. (sujeito: Avisou-se isso diversas vezes a mim.)
    – “Menino, comece a estudar!”, meus parentes me avisaram diversas vezes. (objeto direto: Meus parentes me avisaram isso diversas vezes.)
    – Meus parentes me avisaram algo diversas vezes: – Menino, comece a estudar! (aposto)
    Veja uma questão sobre isso:
    (Cespe/UnB – IRBr – Diplomata – 2012) Si o incitavam a falar exclamava:
    – Ai! Que preguiça!...
    e não dizia mais nada.
    No fragmento, o período iniciado em “Si o incitavam a falar” inclui uma frase em discurso direto como complemento de verbo dicendi, seguida de oração coordenada, que se inicia em outra linha do texto

     

    PESTANA (2012)

  • Na ordem direta ficaria assim:

    É possível ceder à frustração para que a raiva seja aliviada em certas circunstâncias segundo alguns psicólogos.

    Gabarito E.

  • GABARITO: E

  • Primeiro agradeço imensamente a todos da comunidade que contribuem com comentários e explicações. Já que esse vídeo de explicação não funciona (assim como a maioria que estou acessando) Alguém poderia me explicar, porque a alternativa A, não está correta? Obrigado!
  • A questão da letra A até a D tenta utilizar a vírgula em casos onde seu uso é proibido. Observando que não se usa vírgula entre sujeito e verbo, nem entre sujeito e complemento, podemos responder essa questão com maior facilidade. Só a letra E não faz esse uso errôneo. O restante, aborda esses tipos de erros.