-
Alternativa d.
a) ERRADA. Cerca de 70% da área encontra-se em território brasileiro.
b) ERRADA. Mato Grosso do Sul compreende a maior área do aquífero.
c) ERRADA. A ordem é Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.
d) CORRETA. Estudos mais recentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm mostrado que, em algumas regiões, o aquífero não é contínuo (ocorrem falhas e descontinuidades de pouca permeabilidade), reduzindo sua produtividade ou criando especificidades hidroquímicas, como maior salinidade.
e) ERRADA. A espessura do pacote sedimentar atinge 800m em alguns pontos da bacia, e em média a espessura do pacote é de 230m.
-
Excelente comentário, Laís. Apenas gostaria de fazer uma correção quanto à alternativa B. Pergunta-se, em relação à área total do estado, qual deles tem maior porcentagem de área abrangida pelo aquífero (diferentemente da assertiva C). Nesse caso, o primeiro seria o Paraná (131 mil km2, ou cerca de 65,8% da área do estado), seguido por São Paulo (155 mil km2, ou aproximadamente 62,8% da área do estado) e, então, o MS (213 km2, maior área do aquífero em um estado brasileiro, porém, em relação à área do Mato Grosso do Sul isso representa 59%)
-
Questão desatualizada! Pois o maior manancial de água doce subterrânea do mundo, desde 2013, é o Aquífero Alter do Chão, hoje conhecido também por Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA).