SóProvas



Questões de Meio Aquático


ID
541111
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das características de uma carga difusa de introdução de poluentes no meio aquático se dá por

Alternativas

ID
541135
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto às características da atmosfera terrestre e seus distúrbios,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    Os CFCs não possuem sumidouro na troposfera. Dessa forma, todas as suas moléculas atingem a estratosfera, onde se localizada a camada de ozônio. Acima dela,  existe suficiente UV-C não filtrado da luz solar para decompô-las fotoquimicamente, liberando, assim, átomos de cloro.

    Os átomos de cloro reagem com o ozônio, decompondo-o:

    O3 + Cl --> O2 + ClO


ID
541138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a avaliação de risco a que estão expostas as populações, com relação a passivos de contaminação de solos e águas subterrâneas.
I - O resultado da avaliação de risco orientará a definição da faixa de concentração dos contaminantes que serão alcançados pela remediação.
II - A avaliação de risco é usada para quantificação das consequências de um episódio de contaminação.
III - A base para a avaliação de risco é a quantificação de risco à saúde da fauna.
IV - A qualidade das informações levantadas em campo é indiferente para a qualidade dos resultados obtidos na avaliação de risco.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral, o gerenciamento de riscos pode ser entendido como um processo, cujos passos básicos são: 1. Identificação dos perigos; 2. Análise dos riscos; 3. Implementação de um plano de controle/redução dos riscos; 4. Monitoração do plano 5. Reavaliação periódica do plano.

    Conforme indicado no quadro acima, os dois primeiros passos constituem a fase de análise do gerenciamento dos riscos: primeiramente, busca-se identificar todos os perigos (ou seja, as fontes de risco). Existem várias técnicas para isso, que serão vistas no Módulo 3. O segundo passo consiste na avaliação dos riscos decorrentes dos perigos identificados. Este passo é essencial para se poder traçar um plano de controle/redução de riscos que seja otimizado, ou seja, que aloque os recursos existentes de acordo com o nível de risco de cada perigo. Pode-se ainda dizer que Gerenciamento de Risco: - É um processo de decisão no qual escolhas podem ser feitas dentre um conjunto de alternativas capazes de atingir a um “resultado requerido” Os resultados requeridos de um Programa de Gerenciamento de Risco podem decorrer de: - Exigências regulatórias (legislação) - Normas ambientais internacionais ou - Normas ou procedimentos da própria empresa Em última instância, os seus resultados devem sempre resultar na redução dos riscos para níveis “toleráveis ou aceitáveis” dentro das restrições impostas pelos recursos disponíveis. 

     

  • Gabarito A


ID
541144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os processos de reabilitação de solos e águas subterrâneas contaminadas, os mais comumente aplicados são:

Alternativas
Comentários
  • C

     

  • Biomagnificação: não é tratamento, na vdd é um processo indesejado de acúmulo de poluentes ao longo da cadeia alimentar

    Biomagnetismo: viagem do examinador, isso cabe no máximo em pseudociência do povo exotérico

    Absorção de nutrientes: também não é tratamento, é apenas um processo natural de plantas e microorganismos

    Desorção química/térmica: processo natural em que os poluentes podem se espalhar no meio devido a certas condições. É o inverso da adsorção: substâncias antes presas a substratos são liberadas devido ao calor ou pH do meio, por exemplo. Novamente, não são nenhuma medida mitigadora

    Os processos de remediação corretos são: biorremediação; remoção e redisposição do solo (processo ex situ); atenuação natural monitorada (= biorremediação passiva); bioventilação (um tipo de biorremediação); bombeamento e tratamento de águas subterrâneas

    Procurem material sobre esses tipos de medidas mitigadoras, pois são importantes. RESPOSTA: C


ID
541177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A termoclina de um lago é a zona onde ocorre

Alternativas

ID
541183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução Conama n° 357/2005 classifica o uso das águas, definindo uma classe como Classe Especial. Uma das características dessa classe, estabelecida por tal Resolução, é que a(o)

Alternativas
Comentários
  • GAB: Alternativa e

    Art. 4o As águas doces são classificadas em:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção;

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e,

    c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

    Art. 5o As águas salinas são assim classificadas:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral; e

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas.

    Art. 6o As águas salobras são assim classificadas:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral; e,

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas.

  • Alternativa e.

     

    Art. 13. Nas águas de classe especial deverão ser mantidas as condições naturais do corpo de água.

  • A questão pode estar desatualizada tendo em vista as alterações da Conama 430/2011 que revoga o Art.:

    Art. 32. Nas águas de classe especial é vedado o lançamento de efluentes ou disposição de resíduos
    domésticos, agropecuários, de aqüicultura, industriais e de quaisquer outras fontes poluentes, mesmo que
    tratados.

  •  e)

    lançamento de qualquer tipo de efluentes seja vedado.

    OU SEJA , NÃO PODE LANÇAR EFLUENTES

  • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005 Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências

    Seção I Das Águas Doces Art. 4º As águas doces são classificadas em: I - classe especial: águas destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e, c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral. II - classe 1: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; b) à proteção das comunidades aquáticas; 

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; e e) à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas. III - classe 2: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000; d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e e) à aqüicultura e à atividade de pesca. IV - classe 3: águas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; c) à pesca amadora; d) à recreação de contato secundário; e e) à dessedentação de animais. V - classe 4: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística.

  • CONAMA n. 430/2005:

    Art. 11: Nas águas de classe especial, é VEDADO o lançamento de efluentes ou disposição de resíduos domésticos, agropecuários, de aquicultura, industriais e de quaisquer outras fontes poluentes, MESMO QUE TRATADOS.

  • Resolução CONAMA nº 430 de 13/05/2011

    Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

    Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes em corpos de água receptores, alterando parcialmente e complementando a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

    A n° 430 não revoga a n°357 como foi citado no comentário abaixo.


ID
545524
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A contaminação de águas destinadas ao consumo humano com cianotoxinas é um problema grave, decorrente da poluição ambiental dos mananciais de água. Pode provocar a mortandade de peixes e outros animais, incluindo o homem, que consome a água ou os organismos contaminados. Como exemplo de cianotoxinas, cita-se a

Alternativas
Comentários
  • As cianobactérias são micro-organismos procariontes, sem flagelos, fotoautotróficos, capazes de habitar diversos ambientes hídricos. A crescente acumulação de nutrientes nos corpos hídricos, especialmente nitrogênio e fósforo, induz ao processo de eutrofização, que tem sidoproduzido principalmente por atividades humanas, sendo que as principais fontes desse enriquecimento são as descargas de esgotos domésticos e industriais dos centros urbanos e a poluição difusa originada nas regiões agricultáveis. A consequência da eutrofização associada a diversas condições ambientais leva a ocorrência de floração. O crescimento abundante de cianobactérias na superfície da água, denominado floração, causa impactos sociais, econômicos e ambientais, podendo introduzir efeitos negativos tanto de ordens estética e organoléptica, pois as cianobactérias podem produzir metabólitos como geosmina e metilisoborneol (MIB) que podem ocasionar odor e sabor desagradáveis na água potável e liberar metabólicos altamente tóxicos chamados cianotoxinas. Os seres humanos são expostos a cianotoxinas através da água tratada. De acordo com sua ação farmacológica, as duas principais classes de cianotoxinas incluem, as neurotoxinas: anatoxina-a, anatoxina-a(s) esaxitoxinas, e as hepatotoxinas: microcistinas, nodularinas e cilindrospermopsina. Alguns gêneros de cianobactérias também podem produzir toxinas irritantes ao contato definidas como Lipopolissacarídeos (LPS). As neurotoxinas têm ação rápida, que vão de minutos a poucas horas, agem na transmissão dos impulsos nervosos e podem causar a morte por paralisia respiratória. As hepatotoxinas apresentam ação mais lenta, podendo causar morte num intervalo de poucas horas a poucos dias, devido aos danos no fígado e efeitoscancerígenos.

  • As microcistinas são toxinas naturais produzidas por cianobactérias. Estruturalmente são heptapéptidos monocíclicos com um aminoácido específico, ADDA (3-amino-9-methoxy-2,6,8-trimethyl-10-phenyldeca-4,6-dienoic acid) e dois aminoácidos variáveis. Estão associadas às algas e constituem um perigo para os animais domésticos e selvagens, assim como para os humanos que contactam com água contaminada. Depois de ingeridas são intensamente absorvidas por peixes, pássaros e mamíferos.  Há um número elevado destas toxinas, algumas das quais são hepatotóxicas. São extremamente estáveis e resistentes à temperatura, hidrólise química e oxidação. Embora possam ser quebradas por proteases bacterianas, na maioria dos casos estas não estão presentes, pelo que as microcistinas permanecem intactas nas águas.


ID
545530
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A quantidade de matéria orgânica presente é um importante parâmetro para se conhecer o grau de poluição de uma água residuária, sendo medida pela Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Na prática, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • A função principal do nosso sistema de tratamento é receber o efluente e submete-lo a um processo biológico, tendo como objetivo minimizar a sua quantidade de D.B.O existente. Mas o que é D.B.O?

    D.B.O. significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.

    Para efeitos comparativos:

    A água pura tem 10ml/L de oxigênio dissolvido;

    Peixes sensíveis precisam de 5 a 6 ml/L de oxigênio para sobreviverem, enquanto que peixes mais resistentes, como o bagre, sobrevivem em 2 a 3 ml/L de oxigênio dissolvidos na água;

    esgoto doméstico precisa, para ser degradado, de aproximadamente 300ml/L de oxigênio (DBO). Após tratamento com o sistema Delta Ambiental, o efluente resultante tem em torno de apenas 30 ml/L de DBO, não causando danos ao meio ambiente se for disposto corretamente e atendendo as exigências legais.

    O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), é usado para estmiar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, com esse valor é possivel identificar a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar essa materia orgânica nas ETE's (Estações de Tratamento de Esgoto).

    Demanda bioquímica de oxigênio é o parâmetro mais utilizado para a medida do consumo de oxigênio na água. Representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que gasta de oxidação de matéria orgânica presente na água. É medida a 20º C


ID
545551
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que diz respeito à poluição das águas sob jurisdição nacional, considere os seguintes órgãos: I – Ministério Público Federal II – Órgão Regulador da Indústria do Petróleo III – Capitania dos Portos IV – Conselho Nacional de Recursos Hídricos V – Órgão Ambiental Competente

De acordo com a Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, qualquer incidente ocorrido em portos organizados, instalações portuárias, dutos, navios, plataformas e suas instalações de apoio, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado PRIORITARIAMENTE aos órgãos

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. Qualquer incidente ocorrido em portos organizados, instalações portuárias, dutos, navios, plataformas e suas instalações de apoio, que possa provocar poluição das águas sob jurisdição nacional, deverá ser imediatamente comunicado ao órgão ambiental competente, à Capitania dos Portos e ao órgão regulador da indústria do petróleo, independentemente das medidas tomadas para seu controle.


ID
556096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É de conhecimento público a existência de recursos provenientes dos royalties de petróleo. Também no setor elétrico há um sistema de compensação financeira aos estados e municípios pela exploração de recursos hídricos, visando à produção de energia elétrica. A determinação de uma tarifa atualizada de referência, com a qual serão calculados os valores a serem pagos como compensação, é de competência da(o)

Alternativas
Comentários
  • A competência é Irrenunciável; Imprescritível; Intransferível e Imodificável pela vontade das partes.

  • A competência é Irrenunciável; Imprescritível; Intransferível e Imodificável pela vontade das partes.


ID
560929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas subterrâneas estão contidas nos solos e formações geológicas permeáveis denominadas aquíferos, classificados em três tipos primários. Nesse contexto, o aquífero

Alternativas
Comentários
  • Aquífero Poroso: aquele no qual a água circula nos poros dos solos e grãos constituintes das rochas sedimentares ou sedimentos mais recente, estes geralmente inconsolidado;

    Aquífero Fissural: aquele no qual a água circula pelas fraturas, fendas e falhas nas rochas consolidadas;

    Aquífero Cárstico: aquele no qual a agua circula pelas aberturas ou cavidades causadas pela dissolução da rocha, principlamente nos calcário. 


ID
560935
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Embora métodos de irrigação variem em complexidade e eficiência, eles são apenas recursos que agricultores utilizam para simplificar a tarefa de regar seus cultivos. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, o que explica o fato de ainda haver uma gama tão ampla de métodos em uso. Em relação à irrigação, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Irrigação superficial

    Neste tipo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.

    Vantagens:

    Baixo custo de implantação, energia e manutenção;

    Favorece o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas, devido ao reflexo da luz na água;

    vento não limita a irrigação;

    Promove a fixação do nitrogênio atmosférico, em decorrência ao favorecimento do crescimento de algas verde-azuis.

    Desvantagens:

    Água parada pode prejudicar as plantas, principalmente pela diminuição da respiração das raízes;

    Bastante dependente da declividade do solo;

    Erosões frequentes nos sulcos;

    Ocorrem perdas de água por percolação.

    Irrigação localizada

    Neste tipo a água é aplicada na área ocupada pelas raízes das plantas, formando umcírculo molhado ou faixa úmida. Essa técnica é muito utilizada nos dias atuais, sendo muito aplicada na produção de frutíferas. Os dois sistemas básicos na irrigação localizada são a microaspersão e o gotejamento.

    Vantagens:

    Baixo custo de mão-de-obra e de energia;

    Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação;

    Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação;

    Grande adaptação aos diferentes tipos de solo;

    Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio.

    O vento e a declividade do terreno não limitam a irrigação;

    Desvantagens:

    Alto custo inicial, devido à grande quantidade de tubulações;

    Bastante sensível ao entupimento dos orifícios de saída de água;

    Diminuição da profundidade das raízes, devido à constante disponibilidade de água, isso pode diminuir a estabilidade da planta

    Irrigação por aspersão

    Esse tipo simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. Seus principais sistemas são a convencional, o pivô-central e o auto-propelido.

    Pivôs.

    Vantagens:

    Baixo custo de mão-de-obra;

    Elevada eficiência de aplicação;

    Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação;

    Melhor controle da lâmina de irrigação;

    Desvantagens:

    Aumenta o desenvolvimento de doenças, devido as folhagens úmidas;

    Elevados custos iniciais, de energia e de manutenção;

    Limitada pelo vento e pela declividade do terreno;

    Pode causar danos ao solo, devido ao escoamento de água nas proximidades.

     


ID
564832
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas continentais que compõem o limnociclo são as de menor volume de todos os biociclos. No entanto, para muitas de nossas populações, ele representa a principal fonte de proteínas e alimentos. Os ecossistemas do limnociclo podem ser agrupados em dois biomas distintos, denominados biomas das águas

Alternativas
Comentários
  • O limnociclo abrange ecossistemas de água doce e é considerado como sendo o menor dos biociclos. No limnociclo, encontramos dois tipos de ecossistemas, o lêntico e o lótico. O lêntico é representado por ambientes de água parada como lagos e lagoas e o lótico por ambientes de água corrente como rios e córregos.  Os ambientes lênticos são ricos em fitoplâcton, enquanto os ambientes lóticos são pobres em plâncton. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/os-biociclos-terra.htm


ID
564898
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As normas e os procedimentos para enquadramento do corpo hídrico, segundo a Resolução n° 357 do CONAMA, são definidos pelo

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. O enquadramento dos corpos de água dar-se-á de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.

  • b e pagadinha

  • ta no art 38 da resolução conama 357

    Art. 38. O enquadramento dos corpos de água dar-se-á de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos. 

    se fosse de V ou F eu ia errar e não ia saber nem o pq

  • ta no art 38 da resolução conama 357

    Art. 38. O enquadramento dos corpos de água dar-se-á de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos. 

    se fosse de V ou F eu ia errar e não ia saber nem o pq

  • Destaco o número de acertos muito alto para uma pegadinha, a galera tá afiada.


ID
767017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Graças às políticas de proteção, a baleia jubarte não faz mais parte da lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Alternativas
Comentários
  • baleia jubarte atualmente encontra-se seriamente ameaçada de extinção, estando incluída em várias listas de animais ameaçados, inclusive na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de extinção, apesar do número de baleias ter aumentado na costa brasileira nestes últimos anos (Hetzel e Lodi, 1993).

  • Na verdade, esta informação está desatualizada (é de 20 anos atrás). Hoje, após um longo processo de conservação (no Brasil com o Projeto Baleia Jubarte, por exemplo), a população de baleias foi contabilizada em aprox. 25 mil indivíduos (muito diferente dos menos de 500 à época antes dos projetos de conservação), o que configura que elas não mais se encontram ameaçadas de extinção.

  • Questão desatualizada.


ID
767020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma Unidade de Conservação em que são permitidos a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

  • Certo.

    LEI Nº 9.985 DE 18 DE JULHO DE 2000

    Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

    § 1o O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.

    § 2o A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.

    § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.

    § 4o As unidades dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal.


ID
767023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O zoneamento ecológico-econômico (ZEE) não pode ser utilizado para proteger a baleia jubarte, pois ele é um instrumento continental da Política Nacional do Meio Ambiente, dissociado do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro está dentro da Política Nacional de Gerenciamento Costeiro que está dentro do Plano Nacional de Meio Ambiente

  • Gabarito: errado.

    Decreto 4297/2002(Zoneamento ecológico-econômico)

    Art. 14. As Diretrizes Gerais e Específicas deverão conter, no mínimo:

    II - necessidades de proteção ambiental e conservação das águas, do solo, do subsolo, da fauna e flora e demais recursos naturais renováveis e não-renováveis;


ID
767026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Políticas de proteção à baleia jubarte estão de acordo com os objetivos da Lei n.º 7.661/1988 (Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro).

Alternativas
Comentários
  • Certo, por coerência.


ID
767029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) pertence à família Balaenopteridae e tem, no banco dos Abrolhos, sua única área de reprodução conhecida no lado ocidental do Atlântico Sul. É também nesse banco, um alargamento da plataforma continental, que se situa o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde o turismo tem sido incrementado.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

A defesa da baleia jubarte pode ser fortalecida com a implantação, nas escolas da costa leste brasileira, da educação ambiental como disciplina específica no currículo escolar do ensino fundamental, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 9795/1999(PNEA)

    Art. 10. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

    § 1º A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

  • que questão boa, na moral..
  • Seria ótimo implementar a educação ambiental como disciplina específica desde os primeiros ensinamento, teríamos seres humanos mais conscientes com certeza.


ID
767062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a necessidade de ampliação das ações preservacionistas das espécies de mamíferos aquáticos, surgiu, em 1994, o Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), com a finalidade de elaborar um plano de ação para essas espécies. Com relação a grupos de trabalho e comitês reconhecidos pelo IBAMA e à fauna objeto de sua atenção, julgue os itens abaixo.

Os comitês e grupos de trabalho, quando reconhecidos pelo IBAMA, integram a estrutura do SISNAMA como órgão consultivo e deliberativo, conforme previsto na Lei n.º 6.938/1981.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 6938/1981(PNMA)

    Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:

    I - órgão superior: o Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;        (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    II - órgão consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida;      (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    III - órgão central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;        (Redação dada pela Lei nº 8.028, de 1990)

    IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;       (Redação dada pela Lei nº 12.856, de 2013)

    V - Órgãos Seccionais: os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental;        (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

    VI - Órgãos Locais: os órgãos ou entidades municipais, responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições;        (Incluído pela Lei nº 7.804, de 1989)


ID
767065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a necessidade de ampliação das ações preservacionistas das espécies de mamíferos aquáticos, surgiu, em 1994, o Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), com a finalidade de elaborar um plano de ação para essas espécies. Com relação a grupos de trabalho e comitês reconhecidos pelo IBAMA e à fauna objeto de sua atenção, julgue os itens abaixo.

O GTEMA é um grupo de trabalho reconhecido pelo IBAMA.

Alternativas

ID
767068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a necessidade de ampliação das ações preservacionistas das espécies de mamíferos aquáticos, surgiu, em 1994, o Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), com a finalidade de elaborar um plano de ação para essas espécies. Com relação a grupos de trabalho e comitês reconhecidos pelo IBAMA e à fauna objeto de sua atenção, julgue os itens abaixo.

O Comitê Permanente para a Recuperação da Ararinha-Azul (Cyanopsitta spixii), reconhecido pelo IBAMA, trabalha para aumentar a atual população da espécie na natureza, estimada em cem indivíduos selvagens na Mata Atlântica.

Alternativas
Comentários
  • A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)é nativa do bioma caatinga.


ID
767071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a necessidade de ampliação das ações preservacionistas das espécies de mamíferos aquáticos, surgiu, em 1994, o Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), com a finalidade de elaborar um plano de ação para essas espécies. Com relação a grupos de trabalho e comitês reconhecidos pelo IBAMA e à fauna objeto de sua atenção, julgue os itens abaixo.

O peixe-boi, da família Trichechidae, tem duas espécies conhecidas (marinha e amazônica) que estão incluídas na lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

Alternativas
Comentários
  • O peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. As principais ameaças ao peixe-boi são: a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios.

    A caça do peixe-boi é ilegal no Brasil. Porém, algumas populações ribeirinhas ainda realizam, para o consumo da carne.

    https://www.todamateria.com.br/peixe-boi/

  • Aqui pertinho, em Cajueiro da Praia - Piauí (onde fica o maior cajueiro do mundo), temos o Projeto Peixe-Boi, que se destina à proteção do mamífero. Fica na beira-mar.

ID
767074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a necessidade de ampliação das ações preservacionistas das espécies de mamíferos aquáticos, surgiu, em 1994, o Grupo de Trabalho Especial de Mamíferos Aquáticos (GTEMA), com a finalidade de elaborar um plano de ação para essas espécies. Com relação a grupos de trabalho e comitês reconhecidos pelo IBAMA e à fauna objeto de sua atenção, julgue os itens abaixo.

Os comitês e grupos de trabalho reconhecidos pelo IBAMA são de caráter nacional, não podendo ter estrutura e abrangência internacional em função do princípio de soberania nacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada por conta do "não podendo ter estrutura e abrangência internacional em função do princípio de soberania nacional"


ID
1135819
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando a importância dos bioindicadores como ferramenta para avaliar a qualidade da água, e que os macro-invertebrados bentônicos estão adaptados a um conjunto de características físicas e químicas da água (temperatura, oxigênio, transparência da água, etc.), relacionadas à sua qualidade e nível de preservação de condições ecológicas, é CORRETO afirmar que os macro-invertebrados bentônicos classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa. Se são organismos resistentes, como serão indicadores de má qualidade?

     

    Vejam o que diz esse artigo:

     

    MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS SÃO BONS BIOINDICADORES

               Os macroinvertebrados bentônicos têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água e saúde de ecossistemas por apresentarem as seguintes características:

     

    · Ciclos de vida longo, comparando-se com os organismos do plâncton que em geral tem ciclos de vida em torno de horas, dias, 1 ou 2 semanas; os macroinvertebrados bentônicos podem viver entre semanas, meses e mesmo mais de 1 ano, caracterizando-se como "organismos sentinelas";

     

    · Em geral, são organismos grandes (maiores que 125 ou 250 µm), sésseis ou de pouca mobilidade, ou seja, são relativamente sedentários e mais fáceis de serem amostrados do que os organismos nectônicos, como os peixes;

     

    · Fácil amostragem, com custos relativamente baixos;

     

    · Elevada diversidade taxonômica e de identificação relativamente fácil (ao nível de família e alguns gêneros);

     

    · Organismos sensíveis a diferentes concentrações de poluentes no meio, fornecendo ampla faixa de respostas frente a diferentes níveis de contaminação ambiental.

     

    Se alguem tiver outra explicação, me corrijam. 

     

    Fonte: http://labs.icb.ufmg.br/benthos/index_arquivos/Page1631.htm

     

  • Os macroinvertebrados bentônicos diferem entre si em relação à poluição orgânica, podendo ser sensíveis e intolerantes, tolerantes ou resistentes. Via de regra, se há organismos mais intolerantes ou sensíveis em dado ambiente, este pode ser considerado menos impactado. Ambientes em só são observados organismos tolerantes à poluição, ou apenas as formas mais resistentes costumam ser mais impactados.

  • Também não entendi essa questão, para mim a alternativa correta é a "D".

  • Não entendi essa resposta. Alguém pode auxiliar?


ID
1135834
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A limnologia é a ciência que estuda a ecologia de todas as massas d'água continentais, independente de suas origens, dimensões e concentrações salinas. Considerando a existência dos ambientes lóticos e lênticos, é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item B?

  • https://ccbs.ufersa.edu.br/laboratorios/limnoaqua/limnoaqua-o-que-e-limnologia/

     

    (A) A classificação dos Ecossistema Lóticos é muito mais complexa do que a classificação de lagos, porque a sua gênese não é um processo tão significativo.  nível trófico (oligotrófico, mesotrófico e eutrófico) de ambientes lênticos

    (B) as estratificações térmica e química são extremamente raras em ecossistemas lóticos (exceto em rios lentos de grande ordem), sendo que a tensão de oxigênio é mais alta e mais uniforme em RIOS. PS: Não deixa de ser verdade, acho que é anulavel a questão, não?

    (C e D) lóticos

    (E)

    Para facilitar os estudos em ambientes lênticos, os mesmos podem ser compartimentalizados em quatro regiões distintas (Esteves, 1998):
    a) Região Litorânea – Compreende ao compartimento do lago que está em contato direto com o ecossistema terrestre adjacente, sendo desta forma influenciado diretamente por ele. Esta região possui todos os níveis tróficos de um ecossistema, ou seja, produtores primários (especialmente macrófitas aquáticas), consumidores e decompositores, sendo considerada como um compartimento autônomo dentro do ecossistema aquático. Vale ressaltar que em muitos ambientes lênticos a região litorânea é pouco desenvolvida ou mesmo ausente (lagos de origem vulcânica e represas).
    b) Região Limnética ou Pelágica – Ao contrário da região litorânea, a região limnética é observada em quase todos os ecossistemas aquáticos, sendo que suas principais comunidades são o plâncton (bactérias, fitoplâncton e zooplâncton) e o néston (peixes).
    c) Região Profunda – É uma região caracterizada pela ausência de organismos fotoautotróficos, em decorrência da não penetração de luz e por ser uma região dependente da produção de matéria orgânica das regiões litorânea e limnética. A sua comunidade bentônica é formada principalmente por invertebrados aquáticos (oligoquetas, crustáceos, moluscos e larvas de insetos).
    d) Região de Interface Água-Ar – Esta região é habitada por duas comunidades: a do nêuston (organismos microscópios como bactérias, fungos e algas) e a do plêuston (macrófitas aquáticas e animais, tais como o aguapé, alface d’água e vários pequenos animais como as larvas de Culex – Diptera – que permanecem penduradas verticalmente da película superficial, perfurando-a e obtendo ar atmosférico para a sua respiração). A existência destas comunidades se deve a tensão superficial da água.

  • O item B não está errado. A questão deveria ter sido anulada, se é que não foi.


ID
1135870
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Representa um dos princípios fundamentais da gestão da zona costeira, além daqueles estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente, na Política Nacional para os Recursos do Mar e na Política Nacional de Recursos Hídricos,

Alternativas

ID
1286080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Resolução 257/2005, as águas destinadas à recreação de contato primário devem ter seus padrões de qualidade para lançamento definidos pela Resolução Conama 274/2000. Essa Resolução define as condições de balneabilidade, considerando a saúde e o bem-estar humanos.

Em relação ao parâmetro coliformes termotolerantes, as águas são consideradas próprias, na categoria muito boa, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores à amostragem e colhidas no mesmo local, houver um número de coliformes termotolerantes, em 100 ml de água, igual a

Alternativas
Comentários
  • Está errado o gabarito:

    § 1o As águas consideradas próprias poderão ser subdivididas nas seguintes categorias

    : a) Excelente: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por l00 mililitros;

    b) Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;

    c) Satisfatória: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mililitros.

  • Ué, Laynara... se é no máximo 500, 300 ta dentro, e não outra há alternativa q pudese confudir ..

  • Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;

    As respostas "A" e "B" ao meu ver estão corretas.

  • Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;

    As respostas "A" e "B" ao meu ver estão corretas.

  • Gabarito correto. Letra B) 300

    "Muito boa" é qualquer valor acima de 250 e no máximo 500 coliformes fecais (termotolerantes).

  • Entendi o posicionamento da Laynara. Mas pra poder julgar a questão, precisa levar em consideração também a classificação "Excelente".

    a) Excelente: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por 100 mililitros;

    b) Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;

    Se até 250 coliformes a classificação é "Excelente" e até 500 é "Muito boa", logo, o intervalo entre 250 e 500 é dado como Muito boa (assim como comentado pelo Lucas). Aí, apenas a alternativa B é a correta. A alternativa A classificaria a água como Excelente.

  • Gabarito: letra B.

     Resolução Conama 274/2000

    a) 100. É excelente pois o limite é 250.

    b) 300. É muito boa, pois o limite é 500.

    c) 600. É satisfatória, pois o limite é 1000.

    d) 800. É satisfatória, pois o limite é 1000.

    e) 1.000. É satisfatória, pois o limite é 1000.


ID
1286107
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei nº 9.433, de 08/01/1997, institui a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), apresentando como um de seus fundamentos aquele que estabelece que a(o)

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

    I - a água é um bem de domínio público;

    II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

    III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

    IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

    V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

  • a) água é um bem de domínio público.

    Correto.

    b) água é um recurso natural limitado, sem valor econômico.

    Errado. É um recurso limitado, dotado de valor econômico.

    c) gestão dos recursos hídricos deve ser centralizada na Agência Nacional das Águas (ANA).

    Errado. A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada, com participação do Poder Pública, usuários e comunidades.

    d) município é a unidade territorial para implementação da PNRH.

    Errado. A bacia hidrográfico é unidade territorial para implantação da PNRH e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

    e)uso prioritário dos recursos hídricos, em situações de escassez, é para os projetos de irrigação.

    Errado. O uso prioritário em situação de escassez é para consumo humano e dessedentação de animais.

  • A


ID
1349113
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Numa área afastada da cidade, foi verificada a presença de um lago eutrófico. O lago eutrófico é aquele que

Alternativas
Comentários
  • Lago que contem águas ricas em nutrientes, surgindo como consequência desse facto um crescimento excessivo de algas.

  • Classe de estado trófico e suas características principais.

    Ultraoligotrófico - Corpos d’água limpos, de produtividade muito baixa e concentrações insignificantes de nutrientes que não acarretam em prejuízos aos usos da água.

     

    Oligotrófico - Corpos d’água limpos, de baixa produtividade, em que não ocorrem interferências indesejáveis sobre os usos da água, decorrentes da presença de nutrientes.

     

    Mesotrófico - Corpos d’água com produtividade intermediária, com possíveis implicações sobre a qualidade da água, mas em níveis aceitáveis, na maioria dos casos.

     

    Eutrófico - Corpos d’água com alta produtividade em relação às condições naturais, com redução da transparência, em geral afetados por atividades antrópicas, nos quais ocorrem alterações indesejáveis na qualidade da água decorrentes do aumento da concentração de nutrientes e interferências nos seus múltiplos usos.

     

    Supereutrófico - Corpos d’água com alta produtividade em relação às condições naturais, de baixa transparência, em geral afetados por atividades antrópicas, nos quais ocorrem com freqüência alterações indesejáveis na qualidade da água, como a ocorrência de episódios florações de algas, e interferências nos seus múltiplos usos.

     

    Hipereutrófico - Corpos d’água afetados significativamente pelas elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, com comprometimento acentuado nos seus usos, associado a episódios florações de algas ou mortandades de peixes, com conseqüências indesejáveis para seus múltiplos usos, inclusive sobre as atividades pecuárias nas regiões ribeirinhas.

     

    http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-estado-trofico.aspx


ID
1349134
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existem vários métodos de controle da poluição dos corpos d’água por carga difusa. Assinale a alternativa que indica uma medida estrutural para esse controle.

Alternativas
Comentários
  • As medidas estruturais são aquelas construídas para reduzir o volume e/ou remover os poluentes do escoamento.

    As medidas estruturais mais comuns são: • Remoção eficiente dos poluentes presentes no escoamento superficial • Minimizar os impactos do lançamento da drenagem urbana no corpo receptor • Minimização da área diretamente conectada, isto é, direcionar o escoamento gerado em superfícies impermeáveis como telhados, para áreas gramadas e jardins. • Valetas gramadas: utilizadas para coletar o escoamento superficial urbano ao longo de ruas e estradas, substituindo guias e sarjetas.• Pavimento poroso: substituição da tradicional pavimentação asfáltica ou de concreto por blocos porosos pode ser feita em áreas externas de zonas comerciais, edifícios e áreas de estacionamento, sendo uma forma de diminuir a área diretamente conectada à rede de drenagem.• Bacias de detenção secas: a ideia é que a bacia armazene o escoamento superficial e vá liberando aos poucos, através de pequeno orifício de saída, as vazões a jusante. • Bacias de detenção alagadas: permanecem com a parte inferior inundada constantemente. Quando chove, o escoamento é retido no espaço deixado como volume de espera. A vazão que entra mistura-se com a água ali armazenada, e aos poucos, o excesso vai sendo descarregado.

    Resposta: Substituição da pavimentação asfáltica por blocos porosos.


ID
1358422
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O padrão de qualidade de águas é definido como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E


    Conforme a PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011, em seu art. 5° define:

    III - padrão de potabilidade: conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido nesta Portaria;


ID
1379356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os helmintos são uma classe de organismos patogênicos que podem ser encontrados na poluição hídrica.
Essa classe é responsável por doenças como a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    equistossomose e a ascaridíase


ID
1464568
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o poluente aquático metais, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.


(01) Os metais podem ser solubilizados pela água, podendo gerar danos à saúde em função da quantidade ingerida, devido a sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos.
(02) Exemplos de metais tóxicos no meio aquático: arsênico, bário, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e radônio.
(03) Um organismo aquático pode apresentar dois tipos básicos de comportamento em relação aos metais: ou é sensível à ação tóxica de um determinado metal ou não é sensível, mas o bioacumula, potencializando seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, colocando em risco organismos situados no topo dessa cadeia.
(04) Exemplo de problema relacionado com metais em meio aquático: Mal de Minamata, detectado em 1953 na baía de Minamata, Japão. Houve acúmulo de compostos organomercuriais no sistema nervoso humano, principalmente no cérebro e na medula. A presença de metilmercúrio nas águas, com o lançamento de efluentes industriais, atingiu a população local que consumiu peixes, causando grande número de mortes e deformações genéticas. 

Alternativas
Comentários
  • (02) errada.


    Os metais pesados mais comuns são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.


    Radônio é gás nobre.

  • Na 03 deveria ser falsa, pois o fato de bioacumular não impede que esse organismo sofra toxicidade crônica. Logo não é "ou sofre a toxicidade ou não sofre mas bioacumula", pode acumular e mesmo assim ser tóxico a ele.


ID
1464571
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca de alguns poluentes aquáticos e seus principais impactos no meio aquático, analise as afirmativas abaixo:

1. O excesso de nutrientes nos corpos d’água pode levar ao crescimento excessivo de alguns organismos aquáticos, acarretando prejuízo a determinados usos dos recursos hídricos. Esses nutrientes, principalmente os sais de nitrogênio e fósforo, são comumente responsáveis pela proliferação acentuada de algas, que podem prejudicar a utilização de mananciais de água potável. Os nutrientes chegam aos corpos de água por meio da erosão de solos, pela fertilização artificial dos campos agrícolas, pela própria decomposição da matéria orgânica biodegradável existente no solo e na água, pelos esgotos, oriundos das atividades humanas, entre outras.
2. Os sólidos em suspensão aumentam a turbidez da água, isto é, diminuem sua transparência. O aumento da turbidez reduz as taxas de fotossíntese e prejudica a procura de alimento para algumas espécies, levando a desequilíbrio na cadeia alimentar.
3. A temperatura da água não altera a solubilidade dos gases nem a cinética das reações químicas. 


Está INCORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • E. Pelo contrário, a temperatura influencia diretamente na solubilidade dos gases na água e também as reações químicas.


ID
1657384
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre a importância da realização de batimetria em estudos de rios e reservatórios, considere as seguintes afirmativas:
1. Quando da construção de barragens, é importante realizar a batimetria dos reservatórios durante sua vida útil, já que eles podem sofrer assoreamento.
2. O sedimento, ficando retido nos reservatórios, faz com que não haja necessidade de estudos batimétricos a jusante da barragem.
3. A avaliação da batimetria permite determinar a descarga sólida média afluente ao reservatório.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1657408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quanto à utilização de ADCP para medições de vazões, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Pode ser instalado em barcos, catamarãs ou estaticamente nas margens e boias.
( ) ADCPs medem a velocidade da água emitindo um sinal sonoro ou luminoso.
( ) A medição com ADCP pouco difere da medição com molinete, mas é muito mais detalhada.
( ) A medição com ADCP é feita em movimento, ao invés de ir parando em cada vertical.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ADCPs medem a velocidade da água emitindo um sinal sonoro (luminoso não).

  • Acredito que alguns pontos deveriam estar mais claros na questão:

    (V) Pode ser instalado em barcos, catamarãs ou estaticamente nas margens e boias. 

    A medição pode ser estática ou dinâmica.

    (F) ADCPs medem a velocidade da água emitindo um sinal sonoro ou luminoso.

    Apenas sinal sonoro, afinal o nome do aparelho é Acoustic Doppler Current Profiler

    (V) A medição com ADCP pouco difere da medição com molinete, mas é muito mais detalhada. 

    O método estático de medição com ADCP é bastante similar à medição com molinete, contemplando a subdivisão da área da seção transversal em verticais ou subáreas.

    (V) A medição com ADCP é feita em movimento, ao invés de ir parando em cada vertical.

    A medição com ADCP dinâmico é feito em movimento. Mas mesmo comparando com o estacionário, não há paradas em cada vertical, ele emite seu sinal acústico e analisa os dados sem precisar percorrer as verticais.


ID
1867219
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na movimentação de granéis sólidos em portos, há uma geração de particulados com possibilidade de poluição atmosférica e atração da fauna sinantrópica nociva. Com relação às boas práticas a serem adotadas na movimentação de granéis sólidos em portos, analise as afirmativas a seguir.

I. Utilizar transportadores de grãos abertos em substituição aos portalinos.

II. Encurtar o braço dos carregadores para reduzir o derramamento e a geração de particulados.

III. Suspender a descarga e a manipulação de operações durante condições meteorológicas desfavoráveis.

Assinale:

Alternativas

ID
1867264
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma bacia hidrográfica de 2,00 km2 tem 45% de sua área urbanizada, com coeficiente de run-off C1 = 0,80 e 55% com cobertura vegetal e coeficiente de run-off C2 = 0,20.

Sabendo que essa bacia recebeu uma precipitação intensa uniforme de 72 mm/h, o escoamento superficial máximo esperado na foz dessa bacia é de

Alternativas
Comentários
  • P = 72mm/h = 0,072m/h

    A = 2km² = 2x10^6m²

    Q (escoamento superficial máx.) = i x A

    Q = 0,072 x [(2x10^6 x 0,8 x 0,45) + (2x10^6 x 0,2 x 0,55)]

    Q = 67680m³/h

    Q = 67680m³

          3600s

    Q = 18,8m³/s


ID
1871836
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Algumas das doenças de veiculação hídrica são propagadas por insetos (vetores) que nascem na água ou picam perto dela. São doenças transmitidas por esses insetos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Das alternatívas, a única não transmitida por mosquito é a esquistossomose.

     

    Também conhecida pelo nome de Bilharzíase, Xistosa, ou Barriga d’água, a Esquistossomose é um tipo de infecção causada pelo tramatódeo do gênero Schitosoma. A espécie Schitosoma mansoni é a responsável pela transmissão da doença no Brasil, necessitando do caramujo para completar o seu ciclo evolutivo e ter um hospedeiro definitivo, no caso, o homem.


ID
1882342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O aquífero Guarani, maior manancial de água doce subterrânea do mundo, abrange vários países da América do Sul. A respeito desse aquífero no território brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d. 

     

    a) ERRADA. Cerca de 70% da área encontra-se em território brasileiro.

    b) ERRADA. Mato Grosso do Sul compreende a maior área do aquífero.

    c) ERRADA. A ordem é Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.

    d) CORRETA. Estudos mais recentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul têm mostrado que, em algumas regiões, o aquífero não é contínuo (ocorrem falhas e descontinuidades de pouca permeabilidade), reduzindo sua produtividade ou criando especificidades hidroquímicas, como maior salinidade.

    e) ERRADA. A espessura do pacote sedimentar atinge 800m em alguns pontos da bacia, e em média a espessura do pacote é de 230m.

  • Excelente comentário, Laís. Apenas gostaria de fazer uma correção quanto à alternativa B. Pergunta-se, em relação à área total do estado, qual deles tem maior porcentagem de área abrangida pelo aquífero (diferentemente da assertiva C). Nesse caso, o primeiro seria o Paraná (131 mil km2, ou cerca de 65,8% da área do estado), seguido por São Paulo (155 mil km2, ou aproximadamente 62,8% da área do estado) e, então, o MS (213 km2, maior área do aquífero em um estado brasileiro, porém, em relação à área do Mato Grosso do Sul isso representa 59%)

  • Questão desatualizada! Pois o maior manancial de água doce subterrânea do mundo, desde 2013, é o Aquífero Alter do Chão, hoje conhecido também por Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA).


ID
1882348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do ciclo hidrológico, que representa o movimento da água no meio físico e ocorre na subsuperfície e na superfície da Terra e na atmosfera, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A) Não deixa de estar certa porém incompleta. Pois parte da água que precipita evapora.

    B) A água ao deslocar na superfície da Terra, sofre infiltração, escoa pela superfície, sofre a percolação, evapora, e sofre a evapotranspiração pelas plantas. Também achei estranho a parte que fala que a evaporação ocorre em quantidade insignificante.

    C) Correta.

    D) A transferencia de vapor ocorre pela: 1-Sublimação (passa do estado sólido para o gasoso.. nas partes geladas.. neve e gelo).. 2- evapotranspiração (evaporação + transpiração) por meio das plantas, o que permite que a água do lençol freático e do solo passa para o estado gasoso... 3- Evaporação.. passagem do líquido para o gasoso.. ocorre com a água dos mares, rios e lagos... assim como as águas interceptadas pelas folhas das plantas 4- Transpiração .. tanto das plantas (já mencionada na evapotranspiração) como dos animais..

    E) A circulação da água se dá pelos processos: Evaporação, Transpiração, Precipitação, Escoamento (superficial e subterraneo).

     

  • A letra C também está certa, porém incompleta, visto que o efeito estufa é causado por outros gases além dos mencionados.

  • A e C estão corretas , mas incompletas
  • acho que cabe recurso, a A tem mais a ver com o ciclo hidrológico

  • d) Errada. A a sublimação ocorre somente em alguns casos. No ciclo da água, essa transformação é possível de ser observada em locais frios, em que o gelo e a neve sofrem o processo de sublimação.

    Fonte: https://blog.estrategiavestibulares.com.br/biologia/ciclo-da-agua/


ID
1882351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ainda a respeito do ciclo hidrológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A preciptação nos oceanos é de 324 x 10¹² m³ (77%).  A preciptação média nos continentes é de 99 x 10¹² m³ (23%).

    c)  A maioria dos fenômenos meteorológicos ocorre na TROPOSFERA.

  • Algúem sabe me dizer o erro na E?

  • Ramon Almeida, acredito que a E esteja incorreta pois, em termos mundiais, a neve cai em maior volume que o granizo. Foi o que eu interpretei da questão pelo menos. 

  • sobre a alternativa "e"

    acredito que seja á água em estado de "vapor" a maior movientação para os continentes.

    espero ter contribuido!

  • Alguém sabe  explicar a relação entre a concentração de ozônio na atmosfera e o ciclo hidrológico? Não vejo relação direta.

  • Resposta: alternativa a

     

    Alternativa a. Dário, o ozônio na atmosfera, principalmente na camada de ozônio na estratosfera, contribue para a grande variabilidade do ciclo hidrológico provavelmente por que o ozônio causa o efeito estufa. 

  • A eficiência do cloro como catalisador é bastante elevada, chegando a quebrar 100.000 moléculas de ozônio em um ano. Como o bom ozônio (da estratosfera) absorve grande quantidade de radiação solar no ciclo ozônio-oxigênio, a sua degradação pode intensificar o efeito estufa em muito. Por isso o CFC é considerado um  (GEE), mesmo que sua ação seja indireta. ( fonte: wikipédia)

  • Como a incidência solar não está inclusa nos fatores que contribuem para as variações no ciclo? Isso me induziu ao erro...


ID
1882354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação à delimitação de bacias hidrográficas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Divisor topográfico ou superficial: como seu nome indica, é um divisor condicionado pela topografia. Através do divisor topográfico é possível conhecer a área da qual provém a enxurrada (deflúvio superficial) da bacia.

     

    Divisor freático ou subterrâneo: é, em geral, determinado pela estrutura geológica dos terrenos, sendo muitas vezes influenciado também pela topografia. O divisor freático estabelece os limites dos reservatórios de águas subterrâneas. O divisor subterrâneo é mais difícil de ser localizado e varia com o tempo. À medida que o lençol freático (LF) sobe, ele tende ao divisor superficial.

     

     

  • LETRA D

     

    Uma bacia hidrográfica é individualizada pelos seus divisores de água e pela sua rede de drenagem. Essa individualização pode ser feita por meio de fotografias aéreas, imagens de satélite ou, mais comumente, através de mapas topográficos. Os divisores de água de uma bacia são representados por uma linha fechada ortogonal às curvas de nível do mapa, desenhada a partir do exutório até as maiores cotas ou elevações


ID
1882357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito do cálculo da drenagem em bacias hidrográficas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CHUVA EFETIVA é aquela que não fica retida superficialmente, nem infiltra. Ou seja, é aquela que se transforma em escoamento superficial ou direto.

     

    HIDROGRAMA: Pode ser entendido como resposta da bacia hidrográfica, em funçao de suas caracteristicas fisiográficas que regem as relaçoes entre chuva e escoamento de uma bacia hidrográfica a uma dada precipitação e a contribuição de um aquifero.

     

    HIETOGRAMA: É o registo gráfico da precipitação durante um determinado período de tempo num dado local

  • A zona de inundação dos cursos de água (leito maior), tem um comportamento ambíguo onde ocorreria ora uma fase de produção dada quando os rios estão inicialmente c/ níveis de água baixos e ora uma fase de transporte, quando os rios estão em cheia c/a zona de inundação usada p/ escoamento.


ID
1882360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As características físicas da bacia hidrográfica estão ligadas ao comportamento do escoamento da água precipitada, o que interfere nos volumes infiltrados no solo e no escoamento pela rede de drenagem. Com relação à fisiografia da bacia hidrográfica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d.

     

    a) ERRADO. Essa grandeza varia conforme a bacia, independentemente do seu tamanho.

     b) ERRADO. O quociente entre a área total da bacia e o quadrado do comprimento axial do curso d'água principal é definido como o fator de forma da bacia.

     c) ERRADO. Os métodos de Horton e Strahler não influenciarão no índice. Eles são métodos para determinar o sistema de ordenamento dos canais.

     e) ERRADO. É aplicada para rios efêmeros, intermitentes ou perenes. 

  • o coeficiente de escrotização dessa questão (Ke) = 1000000

  • Declividade do Álveo ou do Curso de Água Principal (S) – a velocidade de
    escoamento de um rio está diretamente relacionada com a declividade das calhas
    fluviais.
    Obtém-se a declividade de um curso de água, entre dois pontos, dividindo-se a
    diferença total de elevação do leito pela extensão horizontal do curso de água entre
    esses dois pontos (S1);
    Pode-se determinar um valor mais representativo e racional traçando-se no gráfico do
    perfil longitudinal uma linha S2, tal que a área, abaixo desta, seja igual aquela abaixo
    do perfil. Logo, a declividade média é aproximada pela inclinação da hipotenusa do
    triângulo de área igual à área compreendida entre o perfil longitudinal e o eixo das
    abscissas.
    Entretanto, o índice que melhor representa a declividade média do perfil longitudinal é
    representado pela linha S3, o qual vem dar a idéia sobre o tempo de percurso da água
    ao longo de toda a extensão do perfil longitudinal. É a média harmônica ponderada da
    raiz quadrada das declividades dos diversos trechos retilíneos, tomando-se como peso
    a extensão de cada trecho.


ID
1882363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A transferência da água da atmosfera para a superfície terrestre sob a forma de pequenas gotas, de granizo, de orvalho, de neblina, de neve ou de geada denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra C - precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo.

  • Cuidado pra não marcar chuva.


ID
1882366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Indispensável para os estudos de precipitação de curta duração, o medidor de precipitação que faz os registros gráficos do total precipitado e acumulado ao longo do tempo é o

Alternativas
Comentários
  • O "X" da questão foi o enunciado ter colocado "registros gráficos", pois esta é a característica do pluviógrafo.

     

    Se perguntassem qual era o aparelho mais usado para medir os volume de chuva ao longo de um dia completo com leituras diárias as 7 da manhã, a resposta seria Ville de Paris.


ID
1882369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Antes de ser processados, os dados observados nos postos pluviométricos devem passar por análises que visam verificar e validar os valores a ser utilizados. Para que os dados pluviométricos sejam validados, será suficiente

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Preliminarmente ao processamento de dados pluviométricos, é necessário proceder-se à detecção de erros grosseiros nas observações, originados normalmente de: i) registros em dias que não existem (30 de fevereiro, por exemplo); ii) registros de quantidades absurdas; iii) erros de transcrição (preenchimento errado da caderneta de campo); etc. Somente após a identificação e correção destes erros é que os dados estarão prontos para o tratamento estatístico.

    Após a análise preliminar dos dados, é possível que as séries apresentem falhas ou lacunas. Contudo, dada a necessidade de se trabalhar com séries contínuas, estas falhas deverão ser preenchidas.

    Após o preenchimento da série pluviométrica é necessário analisar a sua consistência dentro de uma visão regional, isto é, comprovar o grau de homogeneidade dos dados disponíveis num posto com relação às observações registradas em postos vizinhos.

    Fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17403/material/11Precipitacao_UFOP.pdf


ID
1882375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A relação entre a quantidade de vapor de água presente em determinado volume de ar e a quantidade de vapor de água no mesmo volume de ar saturado de umidade denomina-se

Alternativas
Comentários
  • UMIDADE RELATIVA DO AR


ID
1882378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito das águas superficiais e subterrâneas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Me expliquem, por favor, qual o erro da E, pois ainda não consegui encontrá-lo.

  • Acredito que a letra e) pode ser respondida através da conama 396/08 que trata do enquadramento de águas subterrâneas :

     

    Art. 3º As águas subterrâneas são classificadas em:

    I - Classe Especial: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses destinadas à preservação de ecossistemas em unidades de conservação de proteção integral e as que contribuam diretamente para os trechos de corpos de água superficial enquadrados como classe especial;

    II - Classe 1: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses, sem alteração de sua qualidade por atividades antrópicas, e que não exigem tratamento para quaisquer usos preponderantes devido às suas características hidrogeoquímicas naturais;

    III - Classe 2: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses, sem alteração de sua qualidade por atividades antrópicas, e que podem exigir tratamento adequado, dependendo do uso preponderante, devido às suas características hidrogeoquímicas naturais;

    IV - Classe 3: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses, com alteração de sua qualidade por atividades antrópicas, para as quais não é necessário o tratamento em função dessas alterações, mas que podem exigir tratamento adequado, dependendo do uso preponderante, devido às suas características hidrogeoquímicas naturais;

    V - Classe 4: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses, com alteração de sua qualidade por atividades antrópicas, e que somente possam ser utilizadas, sem tratamento, para o uso preponderante menos restritivo; e

    VI - Classe 5: águas dos aqüíferos, conjunto de aqüíferos ou porção desses, que possam estar com alteração de sua qualidade por atividades antrópicas, destinadas a atividades que não têm requisitos de qualidade para uso.

  • achei que a letra E também tivesse correta, porém em muitas ocasiões a água subterrânea não necessita de um tratamento prévio. A questão dá a entender que é obrigatório o tratamento prévio para CH "devendo, contudo, passar por tratamento prévio antes de serem utilizadas para o consumo humano."

  • Queridas Nayara Martinelli e Júlia SIlva, segundo a Portaria 2.914/2011, que versa sobre o "padrão de potabilidade da água para consumo humano", em seu Art. 24, diz: "Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração".

    Então, sim, toda água deverá passar por, no mínimo, desinfecção.

     

    A E não está errada, mas na CESPE temos que buscar a alternativa menos errada.

  • a simples infiltração não causa necesssariamente a purificação da água....inclusive, se a água contaminada infiltrar pelo solo,pode causar a poluição de aquíferos

  • Não sei como não entraram com pedido de anulação. Esta alternativa E não foi bem bolada pela cespe.


ID
1882381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A retirada da água de um poço, com a utilização de uma bomba, destina-se a determinar a vazão de explotação do poço, os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero e as perdas de carga no poço e no aquífero. A obtenção desses dados durante um teste de produção ou de aquífero, depende, no mínimo, do

Alternativas

ID
1882384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um poço, com profundidade de sessenta metros, foi perfurado em uma rocha cristalina para a captura de água em aquíferos fissurais.

A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Poços perfurados em rochas cristalinas (granitos, xistos, quartzitos, etc.), com porosidade de fraturas, e calcários (porosidade de canais de dissolução), são revestidos apenas na sua parte superior, onde a rocha se encontra alterada sujeita à desmoronamentos, não se utilizando filtros portanto".

    "Completação: Diz respeito ao ato de completar o poço, ou seja, colocar a tubulação do poço (revestimento e filtro), o cascalho (pré-filtro) e o cimento (cimentação). Esta etapa da perfuração refere-se a poços perfurados em material inconsolidado e em rochas sedimentares de porosidade intergranular, nos quais são instalados filtros"

    Fonte: http://www.cprm.gov.br/publique/media/Hidrologia/mapas_publicacoes/Nocoes_Basicas_Pocos_Tubulares.pdf


ID
1882387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente todos os elementos necessários na fase de instalação de um poço.

Alternativas
Comentários
  • Senhores para a instalação de um poço não é necessário a instalação de um compressor,a própria bomba submersa ou unidade de bombeamento faz esse trabalho,acertei a questão com esse raciocínio.

    Siga firme na caminhada, bons estudos!:)


ID
1882396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na manutenção e limpeza dos sensores pluviométricos automáticos de uma bacia, é necessário considerar

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    A situação dos sensores pluviométricos automático deverá ser verificada considerando aspectos como: desobstrução da área de captação (se existente), funcionamento do sistema de medição (sistemas de básculas, etc.) e, principalmente, a exposição do equipamento.

    Fonte: http://arquivos.ana.gov.br/infohidrologicas/cadastro/OrientacoesParaOperacaoDeEstacoesHidrometricas-VersaoJun12.pdf (p. 20)

  • A letra B refere-se à manutenção e limpeza dos sensores de nível.


ID
1882402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A altura do ponto X de um terreno, localizado na latitude -12,48º, foi estimada com base nos nivelamentos trigonométrico, geométrico e barométrico, utilizando-se como referência o datum Imbituba – SC.

Assinale a opção correta a respeito dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    NIVELAMENTO BAROMÉTRICO: baseia-se na relação inversamente proporcional entre pressão atmosférica e altitude. É o de + baixa precisão, usado em regiões onde é impossível utilizar os métodos de nivelamentos geométrico e trigonométrico ou qdo se queira maior rapidez. 

     

  • item A errado .....não é setentrional é meridional

    item B errado..... geométrico é o mais preciso

    itec C errado.... NIVELAMENTO GEOMÉTRICO “utilizado em terrenos irregulares” ;                      

    NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO “utilizado em grandes distancias

    item D correto

    item E errado ...sistema de referencia geodesico é o SIRGAS 2000......Imbituba SC é o datum vertical que refere-se ao ponto zero do nivelamento, ou seja, ao nível médio dos mares naquele ponto.


ID
1890949
Banca
Máxima
Órgão
IBIO - AGB Doce - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São características da Bacia do Rio Doce, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A região tem uma população da ordem de 3,1 milhões de habitantes, sendo 68,7% na área urbana, com destaque para as cidades de Governador Valadares e Ipatinga. 

     

    FONTE: http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/ambientais/peixe_vivo/Paginas/rio_doce.aspx


ID
1890952
Banca
Máxima
Órgão
IBIO - AGB Doce - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Indique V ou F nas afirmativas abaixo:


( ) A bacia hidrográfica do rio Doce apresenta uma forte atividade industrial, focada na produção da celulose, siderurgia, mecânica pesada, produtos alimentares e reflorestamento, além da extração mineral, que exerce influência na economia regional.

( ) São as primeiras colocações em PIB do Estado de MG na região da bacia do Rio Doce, de acordo com PIRH Doce, os seguintes municípios: 1° Ipatinga, 2° Itabira, 3° Gov. Valadares.

( ) O Rio Doce é considerado de dominialidade federal por drenar mais de um estado, Minas Gerais , Espírito Santo e Bahia.

( ) De acordo com o PIRH Doce a bacia possui no Vale do Aço, seu maior adensamento populacional.


Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA das indicações, de cima para baixo: 

Alternativas

ID
1890958
Banca
Máxima
Órgão
IBIO - AGB Doce - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce – PIRH Doce, a avaliação preliminar de viabilidade orienta-se através de uma lógica seletiva e de filtragem. Procura, através dos critérios de viabilidade, definir um nível mínimo de viabilidade para as ações e programas propostos. São critérios de viabilidade definidos para a avaliação, conforme os grupos temáticos determinados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Critérios de Viabilidade Técnica:

    Atendimento a múltiplos objetivos (apresenta efeitos positivos sobre outros objetivos).

    Compatibilidade de prazos com o Programa ou Plano.

    Abrangência regional (ou macro-local) dos efeitos da ação ou projeto.

    Independência da implementação de outra(s) ação(ões) para efetivação dos efeitos esperados.

    Efetividade na resolução ou minimização do problema-alvo.

    Porte da ação ou projeto compatível com a dimensão do problema-alvo. 


ID
1894882
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Aragoiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que não corresponde a Ecotoxicologia:

Alternativas
Comentários
  • POR QUE A (D) ESTÁ ERRADA???

    A ecotoxicologia - um dos ramos da ecologia - estuda os efeitos e as influências de agentes tóxicos sobre diversos níveis de organização biológica: celular, individual, populacional, da comunidade e do ecossistema, compreendendo três áreas fundamentais de estudo:

    Estudo das emissões e ingresso dos poluentes no ambiente, assim como sua distribuição e destino;

    Estudos qualitativos e quantitativos dos efeitos tóxicos dos poluentes no ecossistemas e no homem;

    Estudo do ingresso e destino dos poluentes na biosfera, enfatizando a contaminação das cadeias alimentares.

  • Questão passível de anulação, pois a alternativa D está correta também.

  • Creio que a letra D esteja errada porque porque a alternativa menciona sobre o despejo de esgoto exclusivamente residencial. Nesse caso, subentende-se que não há contaminação por substâncias químicas. Sendo assim, a morte dos peixes estaria relacionada ao um processo de eutrofização com consequente escassez de oxigênio.

  • A letra B me deixou em dúvida, pois inclui "agentes físicos" dentro dos estudos ecotoxicológicos...


ID
1960204
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os organismos aquáticos estão geralmente adaptados a valores de pH próximo à neutralidade e, como consequência, as alterações bruscas do pH de uma água podem acarretar a mortandade de diversas espécies. As maiores alterações do ponto de vista desse indicador hídrico são provocadas por despejos industriais sem tratamento. Sobre o pH assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • pH varia com temperatura, não entendi porque a última alternativa é considerada correta.

  • idem

  • Ao meu ver a questão A, E e B Estão erradas


ID
2058565
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ciência que trata da água na Terra chama-se hidrologia. Seus estudos tratam sobre a ocorrência, a circulação e a distribuição da água, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida. Em relação às bacias hidrográficas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Perenes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nas de estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.

( ) Intermitentes: contêm água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas.

( ) Efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial. A superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos de perenes e intermitentes estão trocados.

    Classificação dos cursos d’água

     

    De grande importância no estudo das BH é o conhecimento do sistema de drenagem, ou seja, que tipo de curso d’água está drenando a região. Uma maneira utilizada para classificar os cursos d’água é a de tomar como base a constância do escoamento com o que se determinam três tipos:

     

    a) Perenes: contém água durante todo o tempo. O lençol freático mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água,mesmo durante as secas mais severas.

     

    b) Intermitentes: em geral, escoam durante as estações de chuvas e secam nasde estiagem. Durante as estações chuvosas, transportam todos os tipos de deflúvio, pois o lençol d’água subterrâneo conserva-se acima do leito fluvial e alimentando o curso d’água, o que não ocorre na época de estiagem, quando o lençol freático se encontra em um nível inferior ao do leito.

     

    c) Efêmeros: existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação e só transportam escoamento superficial. A superfície freática se encontra sempre a um nível inferior ao do leito fluvial, não havendo a possibilidade de escoamento de deflúvio subterrâneo.



    Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap3-BH.pdf, páginas 17 e 18.




    Bons estudos!


ID
2058586
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A poluição das águas acontece desde os primórdios das primeiras civilizações, quando o ser humano interrompeu as práticas nômades. Uma vez instalado em um lugar, a produção de lixo aumentou, e assim a solução imediata foi jogar esses lixos em rios para que a correnteza os levasse para outro lugar distante da habitação. Com o aumento da população nas áreas urbanas, o acúmulo de lixo nas águas tornou-se grande problema, infectando a população com doenças. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E
    mas a A também está incorreta

  • Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

  • A alternativa E está errada, assim como a alternativa A. coagulação é um processo químico

  • letras A e E estão erradas. 

  • Acredito que a alternativa A esteja correta sim. Se levarmos em conta que em um processo químico ocorre a modificação dos constituiintes químicos do processo, nesse caso a coagulação não seria um processo de transformação química, haja vista que a coagulação é um fenômeno de aglomeração de partículas (colóides), causado pela neutralização das cargas. Geralmente os poluentes orgânicos apresentam uma carga geral negativa, sendo essa a razão pela qual utilizamos cátions positivos (Al3+ e Fe3+) para aglomerar esssas partículas. Ou seja, a coagulação não altera as composiçoes químicas das substâncias envolvidas, por isso apenas a alternativa E está errada, e muito errada por sinal.

  • O ar é composto Nitrogênio e Oxigênio, somando 99%, traços de gases diversos e partículas. A solubilidade do oxigênio na água depende da temperatura e da composição da água: a 0°C a água absorve o dobro de Oxigênio do que se estiver a 30° C. Para se atingir a saturação de oxigênio de uma água servida, efluente ou esgoto, a quantidade de oxigênio necessária cresce em função da temperatura desta água. É preciso colocar mais oxigênio para atingir os pontos de saturação com o aumento da temperatura.

  • A coagulação é um processo químico que não se trata simplesmente de dissolver um produto químico na água, durante a mesma ocorrem reações químicas como a formação do hidróxido de alumínio, no caso do uso de sulfato de alumínio no mecanismo por varredura em especial.


ID
2100769
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Simplificadamente, a reserva de água subterrânea (S) corresponde à recarga (R) e à demanda (D). Assim, se:

Alternativas
Comentários
  • A reserva de água subterrânea corresponde ao volume de água recarrego (que entra no aquífero) menos o volume de água consumido (demanda).

    Logo, S=R-D

    Quando há mais consumo que recarga, a reserva diminui.


ID
2132194
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo − CETESB, e nas décadas seguintes, outros Estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no país. O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. O IQA é composto por nove parâmetros, com seus respectivos pesos. Dentre eles está o oxigênio dissolvido − OD.

(BRASIL. Agência Nacional de Águas (ANA). Portal da Qualidade das Águas. Disponível em: http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadoresindice-aguas.aspx#_ftn1)

O OD está entre os parâmetros de qualidade da água bruta porque

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    O oxigênio dissolvido é vital para a preservação da vida aquática, já que vários organismos (ex: peixes) precisam de oxigênio para respirar. As águas poluídas por esgotos apresentam baixa concentração de oxigênio dissolvido pois o mesmo é consumido no processo de decomposição da matéria orgânica. Por outro lado as águas limpas apresentam concentrações de oxigênio dissolvido mais elevadas, geralmente superiores a 5mg/L, exceto se houverem condições naturais que causem baixos valores deste parâmetro.

     

    Fonte: http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx


ID
2132224
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Manancial de abastecimento público é a fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. Sabe-se que várias são as situações que causam degradação das áreas de mananciais.
Fatores que impactam de forma direta na qualidade e disponibilidade da água dos mananciais:

Alternativas

ID
2132227
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O fator que apresenta relação direta com a qualidade da água dos mananciais é

Alternativas
Comentários
  • Você errou! Resposta: D


ID
2210110
Banca
Máxima
Órgão
SAAE de Aimorés - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas são classificadas em diversas classes, segundo seus usos preponderantes. As águas doces de classe 1, destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento simplificado, entre outros, requerem as seguintes condições de qualidade de água, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O proprio sistema de tratamento adiciona fluor à agua 

  • De acordo com a Tabela de padrões das águas doces de Classe 1, encontrada no Art. 14 da Seção II o total de fluoretos presentes podem ser de NO MÁXIMO 1,4 mg/L F.

  • Art. 14°. As águas doces de classe 1 observarão as seguintes condições e padrões:

    I - condições de qualidade de água:

    a) não verificação de efeito tóxico crônico a organismos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo órgão ambiental competente, ou, na sua ausência, por instituições nacionais ou internacionais renomadas, comprovado pela realização de ensaio ecotoxicológico padronizado ou outro método cientificamente reconhecido.

    b) materiais flutuantes, inclusive espumas não naturais: virtualmente ausentes;

    c) óleos e graxas: virtualmente ausentes;

    d) substâncias que comuniquem gosto ou odor: virtualmente ausentes;

    e) corantes provenientes de fontes antrópicas: virtualmente ausentes;

    f) resíduos sólidos objetáveis: virtualmente ausentes;

    g) coliformes termotolerantes: para o uso de recreação de contato primário deverão ser obedecidos os padrões de qualidade de balneabilidade, previstos na Resolução CONAMA n° 274, de 2000.

    Para os demais usos, não deverá ser excedido um limite de 200 coliformes termotolerantes por 100 mililitros em 80% ou mais, de pelo menos 6 amostras, coletadas durante o período de um ano, com freqüência bimestral. A E. Coli poderá ser determinada em substituição ao parâmetro coliformes termotolerantes de acordo com limites estabelecidos pelo órgão ambiental competente;

    h) DBO 5 dias a 20°C até 3 mg/L O2;

    i) OD, em qualquer amostra, não inferior a 6 mg/L O2;

    j) turbidez até 40 unidades nefelométrica de turbidez (UNT);

    l) cor verdadeira: nível de cor natural do corpo de água em mg Pt/L; e

    m) pH: 6,0 a 9,0. 


ID
2237563
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A poluição das águas é medida por meio de parâmetros físicos, químicos ou biológicos, como os indicados nos itens a seguir:
I. Temperatura
II. Turbidez
III. DBO
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • DBO - parâmetro biológico.

  • MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS:

    São determinados 33 parâmetros físicos químicos e microbiologicos de qualidade de água em análise de laboratório. Desses 33 parâmetros, nove compôem o índice de qualidade das águas (IQA).

    São Eles:

    -OXIGÊNIO DISSOLVIDO (OD)

    -DBO (DEMANDA BIOQUIMICA DE OXIGÊNIO)

    -COLIFORMES FECAIS

    -TEMPERATURA DA ÁGUA

    -PH

    -NITROGÊNIO TOTAL

    -FÓSFORO TOTAL

    -SÓLIDOS TOTAIS

    -TURBIDEZ


ID
2247379
Banca
Máxima
Órgão
SAAE de Aimorés - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A matéria orgânica presente em corpos d’água é uma característica de primordial importância, sendo a causadora do principal problema de poluição das águas. Todas as alternativas abaixo são parâmetros de qualidade da água que indicam poluição de origem orgânica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    De um modo geral a presença de cloretos têm origem na dissolução de minerais, contato com áreas de sal, mistura com a água do mar e introdução de águas residuárias domésticos ou industriais.

     As alterações de alcalinidade têm origem na decomposição de rochas em contato com a água, reações envolvendo o CO2 de origem atmosférica e da oxidação de matéria orgânica, além da introdução de despejos industriais. 

     

  • GABARITO: A

    A alcalinidade mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos. Não é parâmetro que indica poluição de origem orgânica.


ID
2272105
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A escolha de um manancial superficial para a captação de água para uma estação de tratamento de água deve levar em consideração todos os critérios a seguir, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Se é superficial para que eu vou fazer buraco?

  • Se é superficial para que eu vou fazer buraco?


ID
2272108
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A captação de água de um aquífero confinado é feita por meio de

Alternativas
Comentários
  •  Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento.


ID
2313688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base na legislação ambiental vigente no Brasil, julgue o item subsequente.


A permissão para se captar água dentro de unidade de conservação, sem prévia aprovação do órgão responsável por sua administração, é garantida pela lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, uma vez que tal lei garante a outorga pelo poder público dos direitos dos usos de recursos hídricos com o objetivo de assegurar o controle quantitativo e qualitativo e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

Alternativas
Comentários
  • ERRRADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • GAB: E

    A permissão para se captar água dentro de unidade de conservação, sem prévia aprovação do órgão responsável por sua administração, é garantida pela lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, uma vez que tal lei garante a outorga pelo poder público dos direitos dos usos de recursos hídricos com o objetivo de assegurar o controle quantitativo e qualitativo e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

    Art. 12. Estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos:

    I - derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo;

    II - extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo;


ID
2387419
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A detecção de agentes patogênicos, em uma amostra de água, é extremamente difícil. por Isso opta-se em determinar os organismos indicadores de contaminação fecal. Esses organismos não são patogênicos, mas indicam seguramente quando uma água apresenta contaminação fecal (humana ou por animais) e, por consequência, sua potencialidade em transmitir doenças. Dentre os principais indicadores de contaminação fecal, tem-se um grupo de bactérias de indicadores originários do trato intestinal humano e de outros animais. Sendo um exemplo deste grupo a Eschericha Coli. Esses organismos são conhecidos como 

Alternativas
Comentários
  • Coliformes termotolerantes ou fecais.


ID
2387428
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversos componentes da água podem alterar o seu grau de pureza. Do ponto de vista físico, os sólidos estão associados em sua maior parte. A respeito dos sólidos, as afirmativas estão corretas, exceto

Alternativas
Comentários
  • Nos esgotos, podem ser classificados pelo tamanho (sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos), pelas características químicas (voláteis e fixos) e pela decantabilidade (suspensão sedimentável e suspensão não sedimentável).

     

    A decantabilidade também pode ser chamada de sedimentabilidade.


ID
2387434
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O nitrogênio é um componente de grande importância, quando se trata da geração e do controle da poluição das águas. A respeito do nitrogênio, é falso revelar-se que

Alternativas
Comentários
  • Nas zonas de autodepuração natural em rios, distinguem-se as presenças de nitrogênio orgânico na zona de degradação, amoniacal na zona de decomposição ativa, nitrito na zona de recuperação e nitrato na zona de águas limpas.

     

    Assim:

     

    Em um curso d’água, a determinação da forma predominante do nitrogênio pode indicar o estágio da poluição. Se recente, o nitrogênio estará predominantemente na forma nitrogênio orgânico ou amônia e, se antiga, na forma de nitrito ou nitrato.

  • ainda acho que todas as alternativas estao corretas

    no livro do von sperling esta claro que nitrito aparece em situacoes intermediarias de poluicao, enquanto o nitrato em poluicao remota. 

    alem disso, apesar de nao comentar sobre nitrito...a afirmacao esta certa 
    questao mal feita

  • Todas as alternativas estão corretas. Questão pasível de anulação.

    Buscar no Livro: "Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias" - Introdução à Qualidade das águas e Tratamento de Esgoto - Morcos Von Sperling. Volume 1. Página 96.

     

  • Também concordo que todas as alternativas estão corretas.

  • Eu tive que procurar erro que não existe em nenhuma das questões (e acabei por responder a A). Mas concordo que ambas estão corretas

ID
2387437
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O elemento fósforo na água/efluente apresenta-se em formas ortofosfato, polifosfato e fósforo orgânico. Sobre o fósforo e sua importância na água, é errado afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Os polifosfatos são moléculas complexas com dois ou mais átomos de fósforo. Através do mecanismo de hidrólise, são convertidos rapidamente em ortofosfatos.

  • Não compreendi as assertivas que afirmam que o fósforo é importante...

    Exemplo, Letra C

    o fósforo orgânico é importante nas águas residuárias industriais e lodos oriundos do tratamento de esgoto, sendo convertido em ortofosfatos.

    Importante nas águas residuárias para que?


ID
2387440
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O oxigênio dissolvido (OD) é fundamental para os organismos aeróbios, pois o utilizam para viver. Durante a estabilização da matéria orgânica (MO), a concentração de OD pode diminuir drasticamente, deixando o meio anaeróbio e causando a morte de seres aquáticos e maus odores. É correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • a) Quanto menor for a temperatura, mais oxigenio dissolvido. Por exemplo, a concentração de oxigênio de 7 mg/L pode ser um valor bastante satisfatório para rios e lagos em climas quentes, mas será um teor baixo se ela se referir a águas de regiões frias.

    Na água, esta concentração de saturação é diretamente proporcional à pressão e indiretamente proporcional à temperatura e ao teor salino. Isto significa que, em condições naturais, as águas de clima tropical são menos ricas em oxigênio que aquelas de clima temperado; os corpos d’água situados próximos ao nível do mar (maior pressão atmosférica) possuem mais oxigênio que os localizados nas montanhas; a água do mar (maior teor salino) apresenta menores teores de oxigênio que a água doce.

     

    b)CORRETA

     

    c)A materia organica oriunda de esgotos provoca uma diminuição nos valores de OD

     

    d)Por meio da atividade de fotossíntese, podem ser obtidas, temporariamente, concentrações de oxigênio superiores ao valor de saturação. Tal fato é designado como supersaturação do ambiente aquático. Vale ressaltar que a supersaturação da água apenas ocorre em decorrência da fotossíntese e nunca da aeração atmosférica

     

    e)A ausência de oxigênio em um ambiente aquático é designada pelo termo anoxia, enquanto que o predomínio de baixas concentrações é expresso por hipoxia. condições de anaerobiose - ausência de oxigênio dissolvido. 

  • Fatores que influenciam o OD:

    Temperatura: Inversamente proporcional

    Pressão Atm: Diretamente proporcional

    Sais Dissolvidos: Inversamente proporcional

    Bons estudos, fé!


ID
2387443
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação de oxigênio dissolvido em amostras de águas, oriundas de tratamento de esgoto, sofre uma interferência que só é solucionada com a adição de azida sódio em meio ácido. Essa interferência se deve à presença de

Alternativas
Comentários
  • A solução de azida sódica é utilizada para a remoção da interferência de nitritos

    Nesta etapa ocorre intensa floculação da amostra. A azida de sódio é utilizada para a remoção da interferência de nitritos, que pode ser representada por: NaN3 + H+ → HN3 + Na+
    HN3 + NO2  + H+ → N2 + N2O + H2O

  • concentrações de nitrito acima de 50 mg/l não causam interferência quando se usa o método modificado da azida sódica;


ID
2387446
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das principais vantagens da DQO (Demanda Química de Oxigênio) é a rapidez com que ela é executada, cerca de 2 horas, em comparação com a análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), que demora 5 dias para obter os resultados. Um efluente tratado de uma indústria de galvanoplastia foi analisado por titulometria de refluxo, usando-se sulfato ferroso amoniacal (FeSO4 (NH4)2 SO4.6H2O) 0,25 M como titulante. Uma amostra de 50 ml de efluente consumiu 12,5 ml do titulante, sendo que a amostra em branco consumiu 31,3 ml. A demanda química de oxigênio da amostra oriunda da galvanoplastia, em mg.L-1 de O2, é

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar a DQO (em mg de O2 / L)

     

    DQO = (A - B) x M x 8000 

                             V

     

    Sendo:

    A = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da prova em branco;

    B = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da amostra;

    M = Molaridade da solução padrão de sulfato ferroso amoniacal;

    V (mL) = volume da amostra

     

    DQO =  (31,3 - 12,5) x 0,25 x 8000 

                                  50

    DQO =  (18,8) x 2000 

                         50

    DQO = 18,8 x 40

    DQO = 752 mg O2 / L


ID
2387461
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação dos íons sulfato, seja em águas estuarinas ou em águas doces, é bastante utilizada para estudos da qualidade dessas águas. Existem dois métodos bastante utilizados: o turbidimétrico e o gravimétrico. Ambos utilizam o mesmo princípio, no entanto, na análise turbidimétrica, o precipitado formado

Alternativas
Comentários
  • Como pode ser a letra D? Se ele nem fala de filtração. Deveria ser: decantação, filtração, secagem, calcinação e pesagem.

  • Sulfatos são insolúveis com cations da família 2A (-Mg), Pb, Ag, Hg.


ID
2387473
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é um teste que simula a capacidade da degradação da matéria orgânica pelos micro-organismos, seja em água bruta ou em efluentes industriais. Uma das etapas comumente executada é a semeadura, cuja finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. A recomendação, de acordo com a NBR 12614/1992 da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), é que

Alternativas
Comentários
  • 5.1.13 Semente

    A finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. Na presença de micro-organismos na amostra, como no caso de esgotos, água de superfície e alguns efluentes não-clorados, não é preciso empregar semente. Na ausência ou presença de pequenas quantidades de micro-organismos na amostra, em virtude da temperatura elevada, altas diluições, condições extremas de pH e efluentes industriais não-tratados, é preciso empregar semente.


ID
2387476
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação de nitrato (NO3 - ), em amostras de água superficial, visa investigar a presença deste ânion que, dentre outros fatores, pode causar metamoglobinemia, doença conhecida como síndrome do bebê azul. A determinação envolve a redução dos íons nitrato a íons

Alternativas
Comentários
  • A determinação de nitrato (NO3 - ), em amostras de água superficial, visa investigar a presença deste ânion que, dentre outros fatores, pode causar metamoglobinemia, doença conhecida como síndrome do bebê azul. A determinação envolve a redução dos íons nitrato a íons nitrito, em uma coluna de cádmio na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.


ID
2389039
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A poluição gerada nos grandes centros urbanos tem origem, principalmente, na queima de combustíveis fósseis, basicamente gasolina e diesel, que são derivados do petróleo. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. Sobre a poluição atmosférica e seus impactos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • "Oxidantes fotoquímicos” é a denominação que se dá à mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, sendo estes últimos liberados na queima incompleta e evaporação de combustíveis e solventes. O principal produto desta reação é o ozônio, por isso mesmo utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera. Tais poluentes formam a chamada névoa fotoquímica ou “smog fotoquímico”, que possui este nome porque causa na atmosfera diminuição da visibilidade.

  • Segundo a definição de Braga et al (2005), o conceito de smog fotoquímico da questão está incorreto, visto que é típico de cidades ensolaradas, quentes, de clima seco e sua carcterística principal é a cor marrom avermelhada.

  • o ozônio não é um poluente primário

  •  

    Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como por exemplo: o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), fuligem, e aldeídos.

     

    Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3-), os sulfatos (SO42-) e o ozônio (O3).

     

    https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2510-perigo-silencioso-poluicao-atmosferica-morte-poluentes-ar-secundarios-dioxido-monoxido-enxofre-nitrogenio-metano-ozonio-carbono-nitrico-trioxido-nitratos-hidrogenio-sulfatos-material-particulado-fumaca-carbono-negro-fuligem-hidrocarboneto-ocde-asma.html

  • "B" e "D" estão incorretas. Passível de anulação.

  • Gabarito oficial: alternativa d
    As alternativas b e d estão incorretas.

     

    A alternativa b está incorreta no trexo que diz que o smog ocorre " sobretudo nos dias frios de inverno".

    Para que uma cidade fique sujeita ao smog fotoquímico, é necessário, dentre outras coisas: calor e ampla luminosidade solar para que reações cruciais, algumas delas fotoquímicas, ocorram a uma velocidade elevada

     

    A alternativa d traz uma definição errada de poluentes primários e secundários; que são:

    Poluentes primários. Substâncias que são emitidas diretamente no ar.

    Poluentes secundários. As substâncias nas quais os poluentes primários são transformados.

  • O smog industrial é formado pela emissão de dois elementos: o dióxido de enxofre (SO2) e o material particulado (MP). É a chamada “nuvem cinza” que cobre as cidades industrializadas. Seus picos de poluição acontecem no inverno, principalmente em dias de inversão térmica. Problemas como a chuva ácida estão associados a esse tipo de smog.


ID
2389048
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de água e efluentes. Essas novidades aumentam a eficiência dos processos e tentam, cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. Uma dessas técnicas é o uso das membranas para filtração nos processos de tratamento. As membranas de ultrafiltração fazem parte de uma família mais ampla de membranas, entre as quais se podem destacar as de microfiltração, nanofiltração e osmose reversa. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e aplicação de membranas para tratamento de água.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d. 

     

    d) ERRADA. Sua principal aplicação, inclusive, é essa. Na separação em membranas, utiliza-se um material semipermeável com microabertura de filtração, que permite a remoção de material, micromoléculas, moléculas dissolvidas e íons dissolvidos. 

  • A microfiltração (MF) é o processo de separação com membranas mais próximo da filtração clássica. Utiliza membranas porosas com poros na faixa entre 0,1 e 10 μm (100 e 10.000 nm), sendo, portanto indicado para a retenção de bactérias, protozoários, maioria dos vírus e materiais em suspensão e emulsão. Como as membranas de MF são relativamente abertas, as pressões empregadas como força motriz para o transporte são pequenas, dificilmente ultrapassando 3 bar. Na MF o solvente e todo o material solúvel permeia a membrana. Apenas o material em suspensão é retido (HABERT, BORGES e NOBREGA, 2006).  Ultrafiltração é também conhecido como filtração molecular. É uma técnica de separação por membrana utilizada para segregar substâncias de acordo com o peso e tamanho molecular, sendo baseada em um diferencial de pressão através da membrana semipermeável. É um processo conduzido de pressão, operando numa faixa mais baixa de 100-1.000 kPa (VIGNESWARAN et al., 2012). Sendo assim, é um processo utilizado quando se deseja purificar e fracionar soluções contendo macromoléculas. As membranas de UF apresentam poros na faixa entre 1 e 100 nm, portanto mais fechadas do que as membranas de MF. Soluções contendo solutos numa ampla faixa de massa molar (103 – 106 Dalton) podem ser tratadas por este processo. Como os poros das membranas de UF são menores, uma força motriz maior é necessária para obter fluxos de permeados elevados o suficiente para que o processo possa ser utilizado industrialmente. Por este motivo as diferenças de pressão através da membrana variam na faixa de 2 a 10 bar (HABERT, BORGES e NOBREGA, 2006). A nanofiltração (NF) é o processo de separação por membranas, cuja técnica é capaz de separar soluções heterogêneas e solutos que se encontram 15 dissolvidos na água. A membrana atua como uma barreira seletiva, ou seja, permite apenas a passagem de determinados componentes, enquanto impede a passagem de outros. Essa técnica retém os sais bivalentes com 0,001µm molecular e requer pressão de trabalho entre 10 a 25 bar. Atualmente, é muito comum o uso da tecnologia de nanofiltração nas indústrias farmacêuticas e alimentar, entre outros setores, como: mineração; biorrefinaria (recuperação de açucares); processo de dessalinização. A osmose inversa (OI) é um processo de separação com membranas usado quando se deseja reter solutos de baixa massa molar, tais como sais inorgânicos ou pequenas moléculas orgânicas como glicose. Por este motivo, as membranas de OI devem ser mais fechadas (poros menores) apresentando, portanto, uma maior resistência à permeação e, consequentemente, pressões de operação mais elevadas do que as utilizadas em UF. Na verdade, as membranas de OI apresentam características intermediarias entre as membranas porosas usadas em MF e UF e as membranas densas empregadas em pervaporação e permeação de gases. O nome Osmose Inversa se deve ao fato de que neste tipo de processo o fluxo permeado é no sentido inverso do fluxo osmótico total. 

  • Entre as membranas comercializadas no mercado, existe a chamada de “osmose reversa”, também conhecida “osmose inversa”, que são produtos desenvolvidos para tratamento de água com o objetivo de remover os sais dissolvidos no meio líquido.

    Semipermeáveis, as membranas de osmose reversa permitem somente a passagem da água, e não do soluto (sais dissolvidos). Geralmente, são aplicadas quando é necessária a redução dos TDS (sólidos dissolvidos totais), ou seja, quando é preciso remover os compostos salinos que estão dissolvidos.


ID
2389081
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O IQA (Índice de Qualidade das Águas) foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando a seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA (oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total) são, em sua maioria, indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. Os valores do IQA são classifcados em faixas, que variam entre os estados brasileiros. Uma água que apresenta valor de IQA igual a 75, no Estado do Paraná, apresenta qualidade considerada:

Alternativas
Comentários
  • http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx

    GAB:B

  • GABARITO: LETRA B -  A água apresenta um valor de IQA igual a 75 portanto ela pode ser classificada como: BOA: 51 < IQA ≤ 79.

    -> ÓTIMA: 79 < IQA ≤ 100

    -> BOA: 51 < IQA ≤ 79

    -> REGULAR: 36 < IQA ≤ 51

    -> RUIM: 19 < IQA ≤ 36

    -> PÉSSIMA: IQA ≤ 19

    "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do hoje."


ID
2404603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O rompimento da barragem do Fundão no município de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015, resultou em um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil. Além de afetar outros municípios da região, os resíduos da barragem atingiram o litoral do estado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

     

    Os resíduos afetaram o litoral do Estado do Espírito Santo uma vez que os mesmos foram transportados pelo Rio Doce, hoje completamente poluído pela tragédia. 

  • Letra C.

    O rompimento da barragem de Fundão, em 2015, na cidade de Mariana, é considerado o maior desastre socioambiental da história do Brasil. Com o rompimento, a lama chegou até o Rio Doce, que banha os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Neste último estado, inclusive, as consequências do desastre atingiram diversas cidades localizadas na região litoral, que é onde está a foz do rio.

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi


ID
2429161
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O monitoramento é o conjunto de práticas que visam o acompanhamento de determinadas características de um sistema, sempre associado a um objetivo. No monitoramento da qualidade das águas naturais, são acompanhadas as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, decorrentes de atividades antrópicas e de fenômenos naturais.


A rede de monitoramento de qualidade de água é constituída pelos seguintes elementos:


Assinale a alternativa CORRETA:


I. Pontos de coleta, denominados estações d monitoramento, definidos em função dos objetivos da rede e identificados pelas coordenadas geográficas.

II. Conjunto de instrumentos utilizados na determinação de parâmetros em campo e em laboratório.

III. Conjunto de equipamentos utilizados na coleta: baldes; amostradores em profundidade (garrafa de Van Dorn); corda; frascos, caixa térmica, veículos; barcos; e motores de popa.

IV. Protocolos para a determinação de parâmetros em campo; para a coleta e preservação das amostras, para análise laboratorial dos parâmetros qualidade; e para identificação das amostras.

V. Estrutura logística de envio das amostras: locais para o envio das amostras; disponibilidade de transporte; logística de recebimento e encaminhamento das amostras para laboratório. 


Estão CORRETAS:  

Alternativas

ID
2429911
Banca
VUNESP
Órgão
IPSMI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No dia 5 de novembro do ano passado, o rompimento da Barragem de Fundão derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.
(R7, 19 jan.16. Disponível em: <http://migre.me/sRe2p>Adaptado)
Um dos desdobramentos do rompimento da barragem foi

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    Como eu sei que o governo não quer perder dinheiro, fui na alternativa que mais beneficiaria o país monetariamente, e deu certo. :P


ID
2453413
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em 17 de março de 2005, entrou em vigor a Resolução CONAMA Nº 357, que revisou e revogou a Resolução CONAMA Nº 20, de 18 de junho de 1986. Essa nova Resolução dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes e dá outras providências.

Com base na Resolução Nº 357,analise as afirmativas a seguir.

I. As águas de Classe Especial são destinadas ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção, e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

II. As águas de Classe 4 são destinadas à navegação e à obtenção da harmonia paisagística.

III. As águas de Classe 1 são destinadas à proteção das comunidades aquáticas e à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme orientações do próprio CONAMA.

Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Essa questão poderia induzir o candidato ao erro pois, em nenhum momento especificou-se que essa classificação se refere às águas doces.

    A questão é fácil, porém caberia uma revisão por parte da banca antes de aplicá-la.

  • A questão poderia ser anulada visto que nao há classificação, isto é, salobras, salina ou doce

  • Concordo, muito comum nessas questões não especifica se é água doce ou salobra ou salina. Questão fácil mas pode ser anulada.

  • Art. 4o As águas doces são classificadas em:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção;

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e,

    c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

    II - classe 1: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado;

    b) à proteção das comunidades aquáticas;

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000;

    d) à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; e

    e) à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas.

    III - classe 2: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional;

    b) à proteção das comunidades aquáticas;

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000;

    d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e

    e) à aqüicultura e à atividade de pesca.

    IV - classe 3: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado;

    b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras;

    c) à pesca amadora;

    d) à recreação de contato secundário; e

    e) à dessedentação de animais.

    V - classe 4: águas que podem ser destinadas:

    a) à navegação; e

    b) à harmonia paisagística. 

  • Percebo que quando a questão não faz menção se a água é doce, salobra ou salina, deve-se levar consideração que a água seja DOCE.

  • quem estuda acerta a questão e não fica de mi mi mi "ahh pq não especificou que a água é doce, devia anular a questão" intepretação e raciocínio tbm fazem parte da prova. bjus

ID
2453425
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução Nº 29, de 11 de dezembro de 2002, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), define as diretrizes para a outorga de uso dos recursos hídricos para aproveitamento dos recursos minerais.

Analise as afirmativas sobre os aspectos dessa Resolução e sua relação com os usos e interferências nos recursos hídricos, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Estão sujeitas à outorga as atividades minerárias que precisarem de captar água superficial ou extrair água subterrânea para consumo final ou insumo do processo produtivo.

( ) As atividades minerárias (pesquisa e lavra) que precisarem desviar, retificar ou canalizar cursos de água estão dispensadas da outorga.

( ) Os empreendimentos que precisarem lançar efluentes relativos ao transporte de produtos minerais devem obter outorga.

( ) A outorga é um instrumento contábil do recurso hídrico que objetiva, entre outros fatores, promover o uso racional e integrado dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS - Nº16 DE 2001

    Art. 4o Estão sujeitos à outorga:

    I - a derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo de água, para

    consumo final, inclusive abastecimento público ou insumo de processo produtivo;

    II - extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de

    processo produtivo;

    III - lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos,

    tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final;

    IV - o uso para fins de aproveitamento de potenciais hidrelétricos; e

    V - outros usos e/ou interferências, que alterem o regime, a quantidade ou a

    qualidade da água existente em um corpo de água.


ID
2477344
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de drenagem urbana tem como principal função o escoamento das águas pluviais, portanto, não se pode considerar, neste contexto, que

Alternativas
Comentários
  • A) a urbanização de áreas reduz a área de infiltração e aumenta o escoamento superficial.


ID
2477851
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A água é a substância mais abundante do planeta e também dentro de nosso corpo. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A água possui alto calor específico, que é a quantidade de calor para elevar em 1 ºC um grama de água.

2. As moléculas de água aderem a moléculas polares e apolares.

3. A água é o único fluido que, ao congelar, se expande e se torna menos denso que a forma líquida.

4. A água tem o grande poder de dissolução.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1, 3 e 4


ID
2507917
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O gás de maior relevância para o meio aquático é, sem dúvida alguma, o oxigênio, já que dele dependem todos os organismos aeróbios que habitam o corpo d’água. Assinale a alternativa que descreve o termo correto para a referência de ausência de oxigênio em um ambiente aquático.

Alternativas
Comentários
  • Hipoxia: Baixa concentraçãto de oxigênio;

    Apoxia: Falta de oxigênio;

    Ataxia: Falta controle muscular;

    Oxidação: Perda de elétron.


ID
2507920
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Dependendo do objetivo do estudo, pode-se adicionar pontos de coleta para avaliar o grau de poluição ou assimilação de carga orgânica ao longo do trecho avaliado, por exemplo. Convém evitar a coleta de amostras em áreas onde possa ocorrer estagnação da água e em locais próximos à margem interna das curvas, exceto para a coleta de sedimentos e organismos bentônicos.

    Para cursos d’água maiores deve-se levar em consideração a existência e o grau de mistura dos lançamentos (afluentes e efluentes) no corpo receptor, tanto lateral (de uma margem à outra) como verticalmente (da superfície ao fundo). 


    Nas coletas de água bruta e sedimento de uma forma geral recomenda-se que:


    a coleta de água seja realizada antes da coleta de sedimentos; os primeiros frascos a serem preenchidos de água do local devem ser direcionados aos ensaios microbiológicos, biológicos e aos que não podem sofrer aeração, e a água superficial seja coletada antes da amostra em profundidade.


    Fonte: Guia Nacional de coleta e Preservação de amostras da ANA

    http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2012/GuiaNacionalDeColeta.pdf




ID
2507941
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em alguns locais, a água obtida é de baixa qualidade quando o sistema chegou ao limite da sua capacidade de potabilização, significando que, além do tratamento, é preciso desenvolver novas técnicas de captura da água bruta e fazer um intenso programa social de conscientização ambiental. Uma das causas de poluição das águas se dá pelo acúmulo de substâncias minerais como areia e argila ou orgânicas como o lodo, que reduzem a profundidade da água e seu volume útil. Assinale a alternativa que corresponde ao processo poluidor descrito

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    ASSOREAMENTO: Processo em que curso d`água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios.

    a) EUTROFIZAÇÃO : Processo normalmente de origem antrópica (provocada pelo homem) ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

    Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluente industriais.

    b) ACIDIFICAÇÃO: É a designação dada à diminuição do pH nos oceanos/rios, significando aumento da acidez, causada pelo aumento do gás carbônico atmosférico (dióxido de carbono CO2), que se dissolve na água alterando o seu equilíbrio químico.

    d) CONTAMINAÇÃO: É a presença, em um ambiente, de seres patogênicos ou substâncias em concentração nociva ao ser humano.

    Obs: Nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída.


ID
2507944
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação as propriedades da água, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A viscosidade de um líquido caracteriza a sua resistência ao escoamento.

II. Quanto maior a temperatura, menor é a tensão superficial.

III. O calor específico da água pura é igual a 1,0 cal/g ºC.

IV. A concentração dos gases na água depende da chamada pressão parcial do gás e da temperatura.

Alternativas

ID
2508013
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida aquática aeróbica, são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido. Assinale a alternativa que corresponde ao teor mínimo de oxigênio exigido por cada organismo.

Alternativas
Comentários
  • As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos,

    químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida

    aquática aeróbia são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido de 2 mg/L a

    5 mg/L, de acordo com o grau de exigência de cada organismo. A concentração de

    oxigênio disponível mínima necessária para a sobrevivência das espécies piscícolas é

    de 4 mg/L para a maioria dos peixes e de 5 mg/L para trutas.

    Site do Ministério da Saúde: vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano PDF


ID
2524609
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O fenômeno causado pelo excesso de nutrientes numa massa de água, provocando aumento excessivo de algas, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b


    A eutrofização é o aumento de nutrientes limitantes em um corpo de água. Com isso, há um aumento da população de fitoplâncton (=algas), entre outras coisas.


ID
2538628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As barreiras absorventes, utilizadas para limpeza final da área de derramamento, nos locais inacessíveis aos recolhedores e, em alguns casos, para proteção de litorais vulneráveis em sua extensão, ou outras áreas especiais, deverão ter

Alternativas
Comentários
  • o mesmo comprimento das barreiras utilizadas para a contenção.

  • Barreiras de contenção são utilizadas para minimizar o espalhamento de determinados produtos flutuantes e que não se misturam à água, contendo ou desviando, a fim de proteger áreas sensíveis, amenizar os impactos do incidente ou da possível contaminação.

    Comumente, as Barreiras de Contenção são utilizadas em operações de resposta a derramamentos de óleo.

    Por serem essenciais para uma resposta bem-sucedida e eficaz, a seleção da barreira mais apropriada para a operação deve ser bem especificada tecnicamente e se basear, resumidamente, no local em que o equipamento será utilizado, de acordo com a proximidade da costa ou alto mar, com as condições meteorológicas e com as marés (altura das ondas, velocidade dos ventos e correntes).

    A barreira de contenção é utilizada para derramamentos de petróleo, óleo ou produtos químicos. Seu princípio de funcionamento somente é possível através de líquidos que são imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam.

    Uma barreira de contenção é formada por uma série de boias ligadas umas nas outras, estas boias evitam que o líquido químico e/ ou poluente se espalhe por todo o rio, lago ou mar.

    Por sua formação estrutural, a barreira de contenção é também bastante flexível e consegue, no caso de estar em alto mar, acompanhar o movimento das ondas, sendo assim muito mais eficiente.

  • A contenção do óleo sobrenadante e sua subsequente remoção requer o uso de diversos tipos de barreiras de contenção e diferentes equipamentos de remoção. A capacidade de resposta aos derrames permeia fatores como rapidez e eficiência do acionamento das equipes; quantidade, disponibilidade e aplicabilidade dos equipamentos de combate; quantidade e disponibilidade de pessoal qualificado para o trabalho e condições meteorológicas e oceanográficas na ocasião do acidente. A rápida contenção e remoção do óleo derramado é vital para se evitar a contaminação de outra áreas.

    A contenção do óleo é normalmente realizada com a utilização de barreiras de contenção que concentram o óleo para seu posterior recolhimento. Existem vários tipos e modelos de barreiras, manufaturadas com diferentes tipos de material. A escolha do tipo de barreira está associada a fatores como cenário acidental, tipo do óleo, condições ambientais, etc.

    Na maioria das vezes a contenção do óleo é trabalhado conjuntamente com ações de remoção do produto. Para tanto uma série de equipamentos ou materiais podem ser utilizados como “skimmers”, barcaças recolhedoras, cordas oleofílicas, caminhões vácuo, absorventes granulados, entre muitos outros. A aplicabilidade de cada um deles está associada a fatores como tipo de óleo; extensão do derrame; locais atingidos; acessos e condições meteorológicas e oceanográficas.

    Barreira de absorção de óleo, sintética 100% polipropileno atóxico, composta de micro fibras de multifilamentos contínuos sobrepostas e unidas entre si.

    Aplicação em Superfícies contaminadas de cais, portos, enrocamentos etc.

    Tornam-se fonte de recontaminação para áreas adjacentes, porque com a movimentação das marés, a quantidade variável de produto pode ser removida dessas superfícies, principalmente quando se trata de óleo pouco intemperizado.

    Nessas circunstâncias podem ser aplicadas Barreiras Absorventes ao longo do trecho contaminado com a finalidade de conter e absorver manchas tênues originadas pela ação de lavagem natural promovida pela ação hidrodinâmica.

    As barreiras absorventes devem ser monitoradas e substituídas tão logo se saturem com óleo. Em locais onde haja represamento de óleo, principalmente em enrocamentos, podem-se utilizar absorventes encapsulados em almofadas, cordões ou mesmo mantas absorventes, devido à eficiência de recolhimento e facilidade na coleta do resíduo gerado.