SóProvas


ID
1884259
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão.

O embondeiro que sonhava pássaros

     Esse homem sempre vai ficar de sombra: nenhuma memória será bastante para lhe salvar do escuro. Em verdade, seu astro não era o Sol. Nem seu país não era a vida. Talvez, por razão disso, ele habitasse com cautela de um estranho. O vendedor de pássaros não tinha sequer o abrigo de um nome. Chamavam-lhe o passarinheiro.

   Todas manhãs ele passava nos bairros dos brancos carregando suas enormes gaiolas. Ele mesmo fabricava aquelas jaulas, de tão leve material que nem pareciam servir de prisão. Parecia eram gaiolas aladas, voláteis. Dentro delas, os pássaros esvoavam suas cores repentinas. À volta do vendedeiro, era uma nuvem de pios, tantos que faziam mexer as janelas:

  – Mãe, olha o homem dos passarinheiros! E os meninos inundavam as ruas. As alegrias se intercambiavam: a gritaria das aves e o chilreio das crianças. O homem puxava de uma muska e harmonicava sonâmbulas melodias. O mundo inteiro se fabulava.

    Por trás das cortinas, os colonos reprovavam aqueles abusos. Ensinavam suspeitas aos seus pequenos filhos - aquele preto quem era? Alguém conhecia recomendações dele? Quem autorizara aqueles pés descalços a sujarem o bairro? Não, não e não. O negro que voltasse ao seu devido lugar. Contudo, os pássaros tão encantantes que são - insistiam os meninos. Os pais se agravavam: estava dito. 

   Mas aquele ordem pouco seria  desempenhada.

   [...]

   O homem então se decidia a sair, juntar as suas raivas com os demais colonos. No clube, eles todos se aclamavam: era preciso acabar com as visitas do passarinheiro. Que a medida não podia ser de morte matada, nem coisa que ofendesse a vista das senhoras e seus filhos. O remédio, enfim, se haveria de pensar. 

   No dia seguinte, o vendedor repetiu a sua alegre invasão. Afinal, os colonos ainda que hesitaram: aquele negro trazia aves de belezas jamais vistas. Ninguém podia resistir às suas cores, seus chilreios. Nem aquilo parecia coisa deste verídico mundo. O vendedor se anonimava, em humilde desaparecimento de si: 

  – Esses são pássaros muito excelentes, desses com as asas todas de fora. 

   Os portugueses se interrogavam: onde desencantava ele tão maravilhosas criaturas? onde, se eles tinham já desbravado os mais extensos matos?

    O vendedor se segredava, respondendo um riso. Os senhores receavam as suas próprias suspeições - teria aquele negro direito a ingressar num mundo onde eles careciam de acesso? Mas logo se aprontavam a diminuir-lhe os méritos: o tipo dormia nas árvores, em plena passarada. Eles se igualam aos bichos silvestres, concluíam.

     Fosse por desdenho dos grandes ou por glória dos pequenos, a verdade é que, aos pouco-poucos, o passarinheiro foi virando assunto no bairro do cimento. Sua presença foi enchendo durações, insuspeitos vazios. Conforme dele se comprava, as casas mais se repletavam de doces cantos. Aquela música se estranhava nos moradores, mostrando que aquele bairro não pertencia àquela terra. Afinal, os pássaros desautenticavam os residentes, estrangeirando-lhes? [...] O comerciante devia saber que seus passos descalços não cabiam naquelas ruas. Os brancos se inquietavam com aquela desobediência, acusando o tempo. [...] 

     As crianças emigravam de sua condição, desdobrando-se em outras felizes existências. E todos se familiavam, parentes aparentes. [...] 

    Os pais lhes queriam fechar o sonho, sua pequena e infinita alma. Surgiu o mando: a rua vos está proibida, vocês não saem mais. Correram-se as cortinas, as casas fecharam suas pálpebras.

COUTO, Mia. / Cada Homem é uma raça:contos/Mia Couto – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p.63 – 71. (Fragmento). 

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção linguísticas:

I. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A no pronome AQUELA, em todas as ocorrências no segmento “Aquela música se estranhava nos moradores, mostrando que aquele bairro não pertencia àquela terra.”, deveria ser acentuado.

II. Nas frases “O REMÉDIO, enfim, se haveria de pensar.”/“desdobrando-se em outras felizes EXISTÊNCIAS”, as palavras destacadas são acentuadas obedecendo à mesma regra de acentuação.

III. Na frase “– ESSES são pássaros muito excelentes, desses com as asas todas de fora.”, o elemento destacado exerce função anafórica, exprimindo relação coesiva referencial.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.

    Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.

    http://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/

  • III. deixa me saber se o certo seria cataforica e não anaforica.?

  • Mas imaginem que o vendedor está mostrando o pássaro, na gaiola, para alguém. Ou seja, 'esse' está indicando que a gaiola não está com o vendedor e sim na mão de outra pessoa. Por que é uma anáfora? É correto dizer que é anáfora, já que o vandedor poderia estar na rua, segurando a gaiola, falando:

    - Estes são pássaros muito excelentes, desses com as asas todas de fora.

    ??????????

  • Anafórico, genericamente, pode ser definido como uma palavra ou expressão que serve para retomar um termo já expresso no texto, ou também para antecipar termos que virão depois. 

     “– ESSES são pássaros muito excelentes, desses com as asas todas de fora.”

  • I) Os pronomes demonstrativos aquela, aquele e aquilo serão escritos com crase quando a regência do termo anterior exigir uma preposição "a" como complemento. No caso, a frase está correta, pois só o verbo pertencer exige-a. Quem pertence, pertence a.

     

    II) Ambos são paroxítonos terminados em ditongo.

     

    III) É uma anáfora, eis que o termo "esses" está sendo usado para retomar termo dito anteriormente.

  • "aves de belezas" seria o termo anafórico que o ESSE está retomando?

  • O termo 'ESSES'   esta antecipando um termo, palavra que vem depois. A questao tenta induzir a marcar a letra A . 

  • Para quem tem dúvida entre Anafórico e Catafórico:

    Pronome ANAFÓRICO = se refer a algo que já foi dito. Ex: Passar em um bom concurso e ter estabilidade. ESSES são meus objetivos.

    Pronome CATAFÓRICO = indica algo que será mencionado. Ex: ESTES são meus objetivos: passar em um bom concurso e ter estabilidade. 

    Pra não esquecer mais --------  caTafórica = esTe (os dois usam T)

    espero ter contribuído

  • I) - INCORRETO

    - primeiro Aquele : sujeito

    - segundo Àquele : precedido de um verbo trans. indireto regido pela preposição "A"

     

    II) - CORRETO

    - remédio  : paraxitona terminada em ditongo

    - existências : paraxitona terminada em ditongo

     

    III) - CORRETO

    - TERMO ANAFORICO : retorna algo q disse

    - TERMO CATAFORICO: faz referência a algo que vou dizer

     

     

     

    Lembrando que "Não se Acentua o [a] Antes de Terra quando esta se opõe a "bordo, chão, mar", isto é, quando designa "terra firme"''

     

    GABARITO ''E"

  • Segundo o novo acordo ortográfico:

    Paroxítonas terminadas em ditondo crescente são proparoxítonas aparentes.

    *Re-mé-di-o

     http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=syllables&act=list&search=rem%C3%A9dio

    *E-xis-tên-ci-a  

     http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lemma&lemma=121637

     

     

  • pra quem se interessar: separador de sílabas online

    http://www.separarensilabas.com/index-pt.php

     

  • No dia seguinte, o vendedor repetiu a sua alegre invasão. Afinal, os colonos ainda que hesitaram: aquele negro trazia aves de belezas jamais vistas. Ninguém podia resistir às suas cores, seus chilreios. Nem aquilo parecia coisa deste verídico mundo. O vendedor se anonimava, em humilde desaparecimento de si: 

      – Esses são pássaros muito excelentes, desses com as asas todas de fora. 

    Há uma referência anaforica, já que pássaros refere se a aves, terno mencionado no parágrafo anterior

  • nao entendi a primeira ,porque nao tem acento,  aquela musica é sujeito "aquela "é adjunto e é um adjetivo , aquela musica é um sujeito, musica é nucleo do sujeito.

  • FUNÇÃO ANAFÓRICA

    A reativação do referente em um texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas. A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes e também por numerais, advérbios e artigos.   Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro timeaquele o faz.

    Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera o termo Pedro; aquele, o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - são anafóricos.

     

     

    FUNÇÃO CATAFORICA

    A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:

    Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos deleo professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

    Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor. 

     

     

  • Gabarito letra E

     

    Emerson, vou tentar explicar a I. A banca diz que  em todas as ocorrências no segmento o AQUELA deveria ser acentuado, mas isto está errado. Vou dividir a frase em partes para ficar mais claro tá!

     

    Aquela música se estranhava nos moradores/, mostrando que aquele bairro/ não pertencia àquela terra

     

     

    I.  “Aquela música se estranhava nos moradores -> Aqui nada pede a preposição, por isso não ocorre a crase;  

     

      mostrando que aquele bairro ->  Verbo mostrar aqui é intransitivo, por isso não pede a preposição, além disso bairro é substantivo masculino e não se usa crase diante de palavras masculinas. e finalmente, 

     

    não pertencia àquela terra.->  aqui sim o uso da crase está correto, pois o verbo pertencer exige uma preposição (pertence A), terra admite o artigo a, sendo assim a+a = à;

     

    Espero ter ajudado.

  • Quem não leu o texto errou que nem eu ;]

  • Eu não li e acertei kkk

  • Tbm não li, essa não precisa muito! Pm SE
  • valeu ótimo concurso

  • A relação ANAFÓRICA me confundiu um pouco, pois tive dificuldade de encontrar o referente no texto. No entanto, deduzi que seriam "OS PÁSSAROS" e acertei a questão. :)

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO EM RELAÇÃO AO ITEM  I

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita