SóProvas


ID
1884388
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

      A atual Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada em 2004, apresenta um novo desenho para a construção de um Sistema Único de Assistência Social (SUAS), cuja implementação tem como escopo garantir a efetividade da assistência social como política pública. O processo de implantação e de implementação do SUAS objetiva conferir unidade aos serviços de assistência social em sua qualificação e em seu padrão de funcionamento, exigindo um acompanhamento avaliativo sistemático.


Cleonice Correia de Araújo et al. A política de assistência social e o SUAS: uma visão dos sujeitos sociais envolvidos. Internet: <www.gaepp.ufma.br> (com adaptações). Acesso em 22/2/2012. 


Com relação à Política Nacional de Assistência Social, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode explicar??

     

  • A política pública de assistência social realiza-se de forma setorializada, considerando as desigualdades socioterritoriais e visando ao seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais e ao provimento de condições para a conquista da universalidade dos direitos sociais. 

    A proteção social especial (errado) tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

    O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação do convívio sociofamiliar e comunitário. errado - é o CRAS

    Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências: vigilância institucional, proteção social e defesa social. errado

    Na proposta do SUAS, é condição fundamental a reciprocidade das ações da rede de proteção social básica e especial, com centralidade na família, sendo consensual o estabelecimento de fluxo, referência e retaguarda entre as modalidades e as complexidades de atendimento, bem como a definição de portas de entrada para o sistema. certissimo

     

  • A política pública de assistência social realiza-se de forma setorializada, considerando as desigualdades socioterritoriais e visando ao seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais e ao provimento de condições para a conquista da universalidade dos direitos sociais. ( não é setorizada e sim intersetorializada)



    A proteção social especial tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. (conceito de prevenção básica)



    O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação do convívio sociofamiliar e comunitário. ( quem faz tal atuação é cras)




  • A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas

    setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à

    garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências

    sociais e à universalização dos direitos sociais.

    A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do

    desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares

    e comunitários. 

    O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a

    orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. 

    Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes

    referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

    Na proposta do SUAS, é condição fundamental a reciprocidade das ações da rede

    de proteção social básica e especial, com centralidade na família, sendo consensado o

    estabelecimento de fluxo, referência e retaguarda entre as modalidades e as complexidades

    de atendimento, bem como a definição de portas de entrada para o sistema.

  • E COMPLEMENTANDO O COMENTÁRIO DO AMIGO CAIO HENRIQUE.

    A LETRA D ESTÁ ERRADO POR UM PEQUENO DETALHE... NA QUESTÃO FALA QUE É VIGILANCIA INSTITUCIONAL , POREM É VIGILANCIA SOCIOASSISTENCIAL

  • a) errada- intersetorializada

    b) errada- quem previne é a proteção básica

    c) errada- quem trabalha nesse contexto é o CRAS 

    d) errada- vigilancia socioassistencial 

    e) GABARITO

     

  • https://youtu.be/_EEcR_cYRi4