-
Gabarito: Letra E
As políticas macroeconômicas de estabilização e crescimento econômico incluem as políticas fiscal e monetária, envolvendo o poder de cobrar impostos e a determinação da oferta de moeda e da sensibilidade da economia às taxas de juros.
-
A letra (B) diz que... Para uma economia cuja finalidade da política econômica seja fazer a distribuição equitativa da renda, ogoverno deve adotar tributos indiretos e taxas proporcionais.
Impostos indiretos? Os impostos indiretos é o que nós já conhecemos comoimpostos sobre os bens. O que acontece quando o governo implementaimpostos que incidem sobre os bens? O que, o que, o que? Os menos favorecidos arcam com a maior parte dos impostos, ou seja, ao invés demelhor a distribuição de renda, a existência de impostos indiretos tende anão reduzir a diferença de renda entre os agentes econômicos, podendo ainda aumentar a diferença de renda, caso a distribuição não seja realizadade forma adequada! Dessa forma, a alternativa (B) é incorreta. Para que ela pudesse ser considerada correta, deveria afirmar que: Para uma economia cuja finalidade da política econômica seja fazer a distribuição equitativa da renda, o governo deve adotar tributos DIRETOS e taxas proporcionais.
Fonte: Noções de Microeconomia para a Polícia Federal (Estratégia Concursos)
-
Alguém sabe explicar o erro da letra d)
-
D)
Por EQUIDADE, entende-se que os impostos devem ser progressivos,isto é, os agentes que recebem as maiores rendas devem seenquadrar em uma faixa de tributação mais elevada.
Pois é, o erro da questão é que ela dá a definição de equidade e trocaapenas o termo eficiência. Nesse caso, não tem nem o que pensar! Quemfala de redução de desigualdade é a equidade , não a eficiência (a eficiência é amiga do Pareto , lembra?) Link retirado do Estratégia.
-
alguem pode explicar melhor a questao...