SóProvas


ID
188551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir do conhecimento do papel da política fiscal e do comportamento das contas públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Correta
    b) Errada, pois a finalidade da política contracionista ou restritiva é desacelerar a economia. Com o aumento dos imposto cai o poder aquisitivo e por conseguinte a situação econômica não sofre melhoras.
    c) Errada. Uma das coisas que tornam a questão errada é dizer que uma política expansionista aumenta o recolhimento dos tributos, é o contrário.
    d) Errada. Se a economia está operando em baixo nível de renda e de produto, um política fiscal expansionista induzirá sim a retomada do crescimento pois com a diminuição da carga tributária aumentará o poder aquisitivo da população, que aumentará a demanda por produtos, que abrirá novos postos de emprego... enfim.
    e) Errado. A política expansionista não acarreta redução da demanda e sim o contrário.
  • A) Uma política fiscal expansionista é feita pela diminuição dos impostos ou pelo aumento do gasto público. Com a diminuição dos impostos a renda aumenta, a qual é utilizada no consumo aumentando a produção. Com o aumento dos gastos públicos o governo age diretamente na elevação do produto. Ambas as medidas levarão ao crescimento econômico caso se empregue os fatores de produção ociosos, ou seja, aumento do produto. Caso não haja aumento do produto para acompanhar a demanda, ocorrerá aumento dos preços, o que gera a inflação de demanda. Altos índices de inflação causam distorções em vários setores e funções da economia. Uma das funções da economia mais afetada é a distributiva, pois a camada mais pobre da populção tem sua renda corroída pela inflação, o que faz com que os benefícios esperados por uma política fiscal expansionista (crescimento econômico) não sejam alcançados. QUESTÃO CERTA.
    B) Com uma política fiscal contracionista (aumento dos impostos ou diminuição do gasto público) não se faz crescer a economia, pelo contrário, busca-se sua desaceleração para evitar uma possível inflação. QUESTÃO ERRADA.
    C) Como dito anteriormente, política fiscal expansionista se faz pela diminuição dos impostos ou aumento do gasto público, e não pelo aumento do recolhimento dos impostos como a questão diz. QUESTÃO ERRADA.
    D) O primeiro perído da questão está correto. Peca no final, pois com uma política fiscal expansionista e com o mercado dispondo dos mecanismos de aumento do produto, poderá sim ocorrer a retomada do crescimento econômico.
    E) A política fiscal expansionista provoca, de imediato, um aumento no déficit público. Correto, pois com o aumento do gasto público se aumenta a dívida. Os erros sutis se encontram no fato de que com a política fiscal expansionista não se reduz a demanda, pelo contrário, e também baixa demanda não gera pressões inflacionárias.
    GREMAUD, Amaury; VASCONCELLOS, Marco Antonio; TONETO, Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2011, p 197.