SóProvas


ID
188617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo o disposto na LRF, permite-se que as despesas de pessoal sejam elevadas por meio de

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito errado

    Resposta certa: LETRA A

     

    Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratória..... (LRF)

     

    Gastos com cargo em comissão aumenta a despesa com pessoal.

  • Este gabarito da prova de economista da DPU está todo errado

  • Que questão maluca!
  • Bom, só pode haver aumento de despesas com pessoal (aumento salárial e criação de cargos) por meio de Lei.

    Art.37, X - CF/88
    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;

    Isso já elimina as opções B, C e D.

    Nenhum aumento com gastos pode ser em desacordo com os limites estabelecidos.
    Com isso eliminamos a opção E, restando assim apenas a resposta A.
  • Bom, despesas de pessoal são Despesas Obrigatórias de caráter continuado, a nossa conhecida DOCC. Segundo o Art. 17 da LRF, essa é uma despesa corrente que SÓ poderá ser criada por lei, medida provisória ou ato normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois anos. 
    A letra b está errada pois em 30/12/2010 o presidente está em ultimo ano de mandato eletivo e nós sabemos que ele não poderá aumentar despesas com pessoal nos últimos 180 dias de mandato eletivo. A letra c dispensa comentários. A letra d está errada pois nós sabemos que duas situações ensejam o emprego de medidas compensatórias, que são as renúncias de receitas e as DOCCs. A letra e, assim como a c, dispensa comentários, pois DOCCs não poderão desatender a lei. 
    Resposta, letra A