SóProvas


ID
1886578
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois que se tinha fartado de ouro, o mundo teve fome de açúcar, mas o açúcar consumia escravos. O esgotamento das minas − que de resto foi precedido pelo das florestas que forneciam o combustível para os fornos −, a abolição da escravatura e, finalmente, uma procura mundial crescente, orientam São Paulo e o seu porto de Santos para o café. De amarelo, passando pelo branco, o ouro tornou-se negro.

      Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. Estamos encerrados num canal verdejante. Quase podíamos, só com estender a mão, agarrar essas plantas que o Rio ainda mantinha à distância nas suas estufas empoleiradas lá no alto. Aqui se estabelece, num palco mais modesto, o contato com a paisagem.

      O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação. As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial.

      Durante cerca de meia hora, rolamos por entre bananeiras, mais plantas mastodontes do que árvores anãs, com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas elásticas por sobre uma mão de 100 dedos que sai de um enorme lótus castanho e rosado. A seguir, a estrada eleva-se até os 800 metros de altitude, o cume da serra. Como acontece em toda parte nessa costa, escarpas abruptas protegeram dos ataques do homem essa floresta virgem tão rica que para encontrarmos igual a ela teríamos de percorrer vários milhares de quilômetros para norte, junto da bacia amazônica.

      Enquanto o carro geme em curvas que já nem poderíamos qualificar como “cabeças de alfinete”, de tal modo se sucedem em espiral, por entre um nevoeiro que imita a alta montanha de outros climas, posso examinar à vontade as árvores e as plantas estendendo-se perante o meu olhar como espécimes de museu.


(Adaptado de: LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Coimbra, Edições 70, 1979, p. 82-3) 

O excerto, que narra a passagem de Lévi-Strauss por Santos, rumo a São Paulo,

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me auxiliar a identificar onde, no texto, estão as imagens de cunho religioso?

     

  • Eu também não consegui identificar, no texto, imagens de cunho religioso !!! PQP !!! Errei essa,..

     

     

  • O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação

    emergindo no começo da criação- imagem de cunho religioso

    letra B

  • Letra B, pois ao descrever a natureza da cidade de Santos o autor compara ao começo da criação (imagem de cunho religioso).

     

    "O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação."

  • Arrabalde: Palavra encontrada nos primeiros 05 livros da biblia sagrada que define como arredores de uma cidade ou pais delimitado por cerca ou muro, ou seja, cidade e seus arredores.

    Arrabalde é a cidades e seu arredores.

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/arrabalde/

     

    Acredito, como alguns já comentaram, que o trecho "...assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação." também faça uma referência de cunho religioso.

     

     

  • " Depois que se tinha fartado de ouro, o mundo teve fome de açúcar, mas o açúcar consumia escravos....." 

    "Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta;"

    Acredito que esses trechos indicam de forma clara a assertiva "e"

    claro, posso estar errado!

  • Essa questão foi muuito maldosa, pois quando se fala em aspectos de cunho religioso, pensamos em algo mais explícito sobre religião. Foi contorcionismo mental demais!!!

  • não achei imagem... só tinha texto no meu texto.

  • Que malíciaaaaaa

  • para comerça, excerto: pequena parte do trecho retirado de uma obra literaria, de um trecho fragmentado, a partir dai, seria conforme antes os colegas falaram, fuma e depois marca a letra B

  • PEÇO AOS CAROS COLEGAS DE JORNADA, A GENTILEZA DE TAMBÉM

    POSTAREM SEUS COMENTÁRIOS NAS PROVAS DA COPEVE-UFAL,

    POIS SÃO BASTANTE PARECIDAS E AJUDAM AINDA MAIS A

    NOS ENRIQUECER !!!  ABRAÇOS FRATENOS!!!

  • Gabarito - Letra "B"

    "O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação."

  • Sinceramente, também achei a questão beeeem maldosa...Qual seria o erro da letra D? Obrigada

     

    Bons estudos

  • Vi que muitos marcaram a letra D, inclusive eu. Não consigo entender o porquê dessa alternativa estar errada. Alguém conseguiu identificar?


    Texto: "As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial."

    Alternativa D: "compara a natureza litorânea de Santos à encontradiça junto ao leito do rio Bramaputra, com vistas a mostrar,
    paralelamente, o quão luxuriante é a natureza brasileira."

  • Entendo que a letra "D" está incorreta porque em momento algum o autor menciona o quão luxuriante é a natureza brasileira. Pelo contrário, o texto traz "(...) mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra [Bramaputra], contribuem para criar uma atmosfera primordial."

  • O CARA QUE FORMULOU ESSA QUESTÃO DEVE TER O SATANISMO COMO RELIGIÃO kkkkkkk VERDADEIRO EXORCISMO MENTAL...

  • Adele B, grata pelo esclarecimento, acho que é isto mesmo: o texto não diz que a natureza de Santos é "luxuriante".

    A maldade maior está no trecho anterior, que confunde os olhares cansados e desatentos: "(...) mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra (...)".

    Essa foi uma das piores (mais difíceis) questões de interpretação de texto da FCC que já vi, aliás, essa prova de português, quase inteira, foi difícil. Vale a pena tentar resolvê-la com carinho, rs.

  • Quando o excerto fala "O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação." Não imaginei isso como o Criacionismo de Deus, mas sim como o começo da criação generalizada, poderia ser como criacionismo, como evolucionismo ou como qualquer outra teoria da criação, o que importa é que não deixa nada claro isso ser algo de cunho religioso. '-'

  • Questão escrota! Será que estão copiando a FGV????

  • Tá loco cachoeira.

     

    As ideia!

  • b) descreve a natureza pujante da região, a despeito de seu desenvolvimento econômico ( I ), a ponto de recorrer a imagens de cunho religioso para melhor ilustrar seu ponto de vista ( II ). 

     

    Justificativa ( I ) - Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. 

    #Obs# - A despeito de = Apesar de

    Jutificativa ( II ) - O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação.

    #Obs# - O texto faz remição ao momento da criação do mundo, fazendo uma analogia com o livro do gênesis da bíblia.

  • Quando leio "o começo da criação" sempre penso na formação da terra pela teoria do Big Bang, na formação do universo, sistema solar, etc... Nunca lembro de religião. =/

  • Cespe, é você? ¬¬

    Se fosse mesmo de cunho religioso, deveria estar "a Criação"... Passível de anulação. ¬¬

  • texto chato demais!!! eu heim !!!

  • Correção da prova https://www.youtube.com/watch?v=zBix_qMVKj4

  • Gabarito letra B.

     

    Baixe Grátis no site E-book para acertar 90% em Língua Portuguesa.

    http://dicadoconcurseiro.com.br

  • é sério que o cunho religioso é o sobre a criação?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • hahahaha tem examinador que fuma um antes de fazer as questões

  • Pessoal, resolvi a questão através dos verbos que marcam os texto como narrativo, dissertativo, informativo, etc. 

    Procuro não me ater ao conteúdo do texto em questões tão chatas como essa. Fica bem simples se usarmos outras bases, vejam:
    a) verbo representar- o texto não tem a intenção de representar algo, está errada. 
    b) verbo descrever, o texto é completamente marcado pela descrição, está certa pois é um texto narrativo descritivo.
    c) verbo tecer, o texto não tem a intenção de argumentar sobre nada, não é dissertativo e portanto essa opção está errada quanto ao objetivo de tecer qualquer tipo de comentário. 
    d) verbo comparar, o mesmo problema anterior, quem compara argumenta, não é essa a intenção, errada. 
    e) verbo lamentar, lamentos não caracterizam nenhum tipo textual, embora esteja presente no texto, isso pode acontecer em qualquer tipologia, está errada.

  • O pior é a explicação do professor, que não fundamenta em nada a resposta da questão. Acho que ele seguiu somente o gabarito. Essas aulas são terríveis, pois o professor deveria pelo menos se dar ao trabalho de mostrar no texto o fundamento da questão.

  • " ...O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos
    contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação..." 

    cunho religioso é vc chuta essa questão e pedi aos santos ou anjos que os concorrentes errem.. 

    alt B)

  • Questão safada!

    Errei! Tudo bem! Mas isso porque me ative ao conteúdo realmente da questão e do texto e, acredito, o objetivo de quem a elaborou era o de "despertar" nas alternativas o olhar para a tipologia textual. Ou seja, quem teve a sacação de perceber os verbos das alternativas, iria concordar que o texto é absolutamente descritivo e, com muita boa vontade, iria "descobrir" o tal "cunho religioso" por fim...

    A FCC está consegundo se superar. Inveja do CESPE??? Acho que questões ditas inteligentes não precisam ser subliminares.

  • A parte religiosa é descabível. Mas, só resta agradecer por mais uma chance.

  • Vamos ser sincero galera. Não tem po##@ nenhuma de "imagem de cunho religioso" nesta questão. O que têm mesmo é um examinador mal caráter que inventou alguma coisa pra eliminar candidatos. O que fazer? Taca recursos nesses caras pra eles ficarem com os olhos mais esbugalhados do que sapo e não fazerem mais essas presepadas com candidatos que passam horas a fio estudando para concursos.

    Detalhe: QC, troca de professor porque esse aí não tá com nada!

  • Em nenhum momento consigo fazer ligação do que esta escrito no texto com o cunho religioso.

    Examinador dormiu na maionese.

  • Prova muito dura,mas é melhor não reclamar e sim estudar!

  • Li e reli, e nada de cunho religioso. se fosse de cunho cachaça tava certo,

  • A remissão ao cunho religioso (um termo melhor seria, talvez, o cunho metafísico) não se encontra apenas na "emergência da Terra no começo da criação", mas se estende pelo parágrafo, concluindo que toda a descrição anterior remete aos primórdios da Terra ("contribuem para criar uma atmosfera primordial").

  • Eu errei mas, realmente, a afirmação "emergindo no começo da criação", tem sim cunho religioso. Criacionismo é da Bíblia.

     

  • Que explicação mais mequetrefe, essa do professor Alexandre Soares. Um salve bem grande aos alunos do qc que explicam bem melhor! o/

  • As explicações dos colaboradores do QC foram muito boas..alguns conseguiram "elucidar" bem.. mas a única coisa que eu li que "refere-se" a imagem é (matiz - colorido obtido da mistura ou combinação de várias cores num todo (pintura, bordado, tecido, paisagem etc.).

     

    (...) mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial.

  • A explicação para ser a letra 'b': "O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação."

    No mais, dá pra fazer o item eliminando as outras alternativas.

  • Que questão difícil - se emergindo ao começo da criação - em palavras não tem nada de religioso, mas de sentido remete à epoca de Eva e Adão. 

    Achei isso de uma viagem tremenda. 

  • Na minha humilde opinião a letra D está mais correta que a letra B.

    Primeiramente porque o texto não traz claramente o cunho religioso aduzido, qualquer pessoa que tenha uma ligação mais forte com a ciência do que com a religião pensaria em um começo científico e não religioso. Como a colega citou, talvez se o texto trouxesse a "Criação" poderiamos pensar em cunho religioso.

    Em segundo lugar não há erro na letra D. Vejamos:

    "compara a natureza litorânea de Santos (Santos realmente é uma cidade litorânea) à encontradiça (Que se encontra frequentemente - Aurélio) junto ao leito do rio Bramaputra (Rio localizado na Índia), com vistas a mostrar, paralelamente, o quão luxuriante (Viçoso; opulento; exuberante - Aurélio) é a natureza brasileira".

    O excerto realmente compara a natureza de Santos com a encontrada no rio Bamaputra e, ao contrário do que alguns falaram, visa sim mostrar a exuberância da natureza do local, ou seja, "o quão luxuriante"

    "o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos (demonstra surpresa). Estamos encerrados num canal verdejante. Quase podíamos, só com estender a mão, agarrar essas plantas que o Rio ainda mantinha à distância nas suas estufas empoleiradas lá no alto. Aqui se estabelece, num palco mais modesto, o contato com a paisagem.

          O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação (aqui o objetivo seria enaltecer a beleza da natureza local). As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada (compara as duas belezas: fragilidade e gracilidade - de Santos X suntuosidade tranquila - do Bramaputra) com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial.

    Em uma análise mais voltada à própria banca, a letra D seria, no mínimo, a mais correta.

    É o tipo de questãoque parece ser feita para seleicionar alguns candidatos (escolhidos)...

  • "mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação", devido a esse trecho a letra D me parece ser correta; até mais do que a B, visto que se fala apenas em criação, mas sem especificar cunho religioso.

  • O professor do vídeo que comentou a questão não é bom. Além de as análises não serem tão convicentes — pois apenas repete o que a alternativa está dizendo, ou seja, o óbvio —, ainda não retorna ao texto para comprovar suas confimações. Muito ruim: o mesmo que não haver nenhum professor comentando.

  • Professor, não tem como explicar cada alternativa retornando ao texto para demonstrar a passagem onde diz que o item está errado ou correto? Sua explicação foi apenas reproduzir o que a questão disse.

  • O pior é que a alternativa B fala em imagens (PLURAL) de cunho religioso. E todos apontam só uma passagem do texto que lembra um pouco o cunho religioso: " emergindo no começo da criação." Cadê as imagens? quero ver as imagens?

  • NO DIA EM QUE O EXAMINADOR QUISER SERÁ A LETRA D :D 

  • A letra B fala em "imagens de cunho religioso" e a única expressão que poderia nos remeter a cunho religioso é "emergindo no começo da criação", que não é tao religioso assim. Afinal, mesmo para os não religiosos o mundo de certa forma foi criado.
    Alem disso, mesmo se considerá-la como religiosa, essa é a unica passagem, em assim sendo não ha que se falar em IMAGENS (no plural)

     

    Mas como diz a professora Thamires Felizardo

    "A Vida é a vida, a prova é a prova..."

  • O comentário do professor é um verdadeiro "se colar, colou". Como dizemos aqui na Paraíba: Papa-figo só engana menino novo.

  • Com todo o respeito, o professor poderia ter explicado por que a alternativa "b" estava correta. Pelo texto, teria bastante lógica a alternativa "d" ser a correta.

     

  • Laércio, a letra "D" não poderia estar correta pelo fato de trocar a palavra campos por rio.

     

    TEXTO: "mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra"

    ASSERTIVA: compara a natureza litorânea de Santos à encontradiça junto ao leito do rio Bramaputra, com vistas a mostrar, paralelamente, o quão luxuriante é a natureza brasileira. 

  • Sobre a letra "D", interpretei que o autor estabeleceu uma comparação entre a "fragilidade" e "gracilidade" das cores da natureza de Santos com a "suntuosidade tranquila" do delta do Bramaputra, de modo que não se poderia afirmar que a natureza de Santos era "luxuriante".

  • Letra B.

    Demorei para entender o gabarito, porém, a resposta começa nesse trecho:

    "Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. Estamos encerrados num canal verdejante. Quase podíamos, só com estender a mão, agarrar essas plantas que o Rio ainda mantinha à distância nas suas estufas empoleiradas lá no alto. Aqui se estabelece, num palco mais modesto, o contato com a paisagem."

    E segue:

    "O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação."

    Vamos com fé, sem desistir.

  • Nossa pessoal, fui eliminando todas e a única que fazia algum sentido para mim era a alternativa C, já que no inicio do texto ele fala sobre o ouro, passando pelo açúcar até chegar ao café. Errei, ok, mas me dizer que a B está certa.... ave!

    B - escreve a natureza pujante da região, a despeito de seu desenvolvimento econômico, a ponto de recorrer a imagens de cunho religioso para melhor ilustrar seu ponto de vista.

    1 - A terra emergindo no momento da criação, para mim, não tem fundo religioso e sim científico

    2 - Não são IMAGENS de cunho religioso ?... então.. quais são as outras IMAGENS no texto???????

    Me desculpe pessoal, mas não consegui engolir essa....

    Sorte a todos!

  • Gostaria imensamente de encontrar as imagens de cunho religioso.

  • Questão que merecia ser anulada; é demais pedir que toda pessoa associe o o começo da vida e o surgimento do planeta à religião.