SóProvas


ID
1886602
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Depois que se tinha fartado de ouro, o mundo teve fome de açúcar, mas o açúcar consumia escravos. O esgotamento das minas − que de resto foi precedido pelo das florestas que forneciam o combustível para os fornos −, a abolição da escravatura e, finalmente, uma procura mundial crescente, orientam São Paulo e o seu porto de Santos para o café. De amarelo, passando pelo branco, o ouro tornou-se negro.

      Mas, apesar de terem ocorrido essas transformações que tornaram Santos num dos centros do comércio internacional, o local conserva uma beleza secreta; à medida que o barco penetra lentamente por entre as ilhas, experimento aqui o primeiro sobressalto dos trópicos. Estamos encerrados num canal verdejante. Quase podíamos, só com estender a mão, agarrar essas plantas que o Rio ainda mantinha à distância nas suas estufas empoleiradas lá no alto. Aqui se estabelece, num palco mais modesto, o contato com a paisagem.

      O arrabalde de Santos, uma planície inundada, crivada de lagoas e pântanos, entrecortada por riachos estreitos e canais, cujos contornos são perpetuamente esbatidos por uma bruma nacarada, assemelha-se à própria Terra, emergindo no começo da criação. As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial.

      Durante cerca de meia hora, rolamos por entre bananeiras, mais plantas mastodontes do que árvores anãs, com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas elásticas por sobre uma mão de 100 dedos que sai de um enorme lótus castanho e rosado. A seguir, a estrada eleva-se até os 800 metros de altitude, o cume da serra. Como acontece em toda parte nessa costa, escarpas abruptas protegeram dos ataques do homem essa floresta virgem tão rica que para encontrarmos igual a ela teríamos de percorrer vários milhares de quilômetros para norte, junto da bacia amazônica.

      Enquanto o carro geme em curvas que já nem poderíamos qualificar como “cabeças de alfinete”, de tal modo se sucedem em espiral, por entre um nevoeiro que imita a alta montanha de outros climas, posso examinar à vontade as árvores e as plantas estendendo-se perante o meu olhar como espécimes de museu.


(Adaptado de: LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Coimbra, Edições 70, 1979, p. 82-3) 

Uma redação alternativa para o segmento ... mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial (3° parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Prestem atenção nas conjunções, nos sinônimos das palavras e no sujeito do verbo CONTRIBUIR.

  • Por que a letra c está errada? são os travessões?

  • A letra E é a única em que o verbo CONTRIBUIR está no plural. Ou seja, própria fragilidade do matiz + suntuosidade tranquila da outra contribuem para criar uma atmosfera primordial. As demais alternativas enrolam e no fim dizem respeito a uma ou outra contribuir, quando na frase original diz que são as duas. De resto é só verificar os sinônimos. 

  • Questão capciosa. No começo pensei que fosse a letra C, mas depois que vi o verbo CONTRIBUIR, consegui acertar por eliminação. Todos os itens estão no singular, o único que está no plural concordando é o do item E. Portanto, gabarito (E)

  • Blz que dá pra eliminar por causa do verbo contribuir. Mas agora convenhamos, conseguir eliminar pela semântica é osso. Que questão desgraçada. Mas é isso ai! Bola pra frente!!! 

  • as alternativas  A e B também estão incorretas pois as conjuncoes sao subordinadas concessivas enquanto "mas" no texto é coordenada adversativa. as demais sao coordenadas adversativas.

     Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e

    Concessivas: Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de, a despeito de, malgrado, em que pese.

     

    acho muito estranho dizer: é que isso comparado com aquilo contribuem.... para mim parece que o sujeito seria só a primeira parte (o "isso")

    alguem tem alguma explicacao? 

     

    o prof nesse video, aos 47 minutos, faz a correcao e nao menciona o verbo, faz a correcao semantica apenas https://www.youtube.com/watch?v=zBix_qMVKj4

  • ok, o verbo está no plural na E; acrescentaria tb que as demais letras possuem palavras onde o vocabulário está diferente das palavras do enunciado. 

     

  • Bom dia, Pedro.  O verbo postar está no singular, no entanto, ele deve estar no plural( postas) concordando com ( própria fragilidade e à sua graciocidade....) além do verbo contribuir que deve estar no plural (contribuem)

  • Vocabulário  ;D

    Matiz-  é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc.

    Gracilidade- Característica do que é grácil (delicado).Que tende a ser fino e leve; esbelteza.Característica ou particularidade de gracioso; em que há graça e jovialidade; graciosidade.

    Suntuosidade-Que está repleto de luxo; fausto.

    Espero ter ajudado.

  • Pessoal, melhor explicação que já vi sobre concessivas versus adversaivas. E o melhor de tudo é que são só 5min de video. Ajuda bastante nesse tipo de questão.

    https://www.youtube.com/watch?v=8J2gYGsXg64 (ver a partir de 2min26s).

  • Primordial:
    adj.Que se pode referir a primórdio.Que é o princípio ou a origem de; que aparece em primeiro lugar; primeiro ou primitivo.

    Questão do capeta

  • GABARITO - E

     

    Corrijam-me se eu estiver errado.

    Achei a questão meio hard , então fui basicamente por eliminação , segue o raciocínio :

     

    A - Eliminei por conta da conjunção ( CONQUANTO = CONCESSÃO # MAS = ADVERSATIVO )

     

    B  - Já eliminei por conta da conjunção ( NÃO OBSTANTE = CONCESSÃO # MAS = ADVERSATIVO )

     

    D - Eliminei por conta do sinônimo ( ANCESTRAL # PRIMORDIAL ) 

     

    C - Eliminei por conta do sinônimo ( FAUSTO INABALÁVEL # SUNTUOSIDADE TRANQUILA )

     

    Bons estudos !!!

  • Mandaram alguém embora lá no Cespe e a FCC contratou...

  •  "...contribuem para criar uma atmosfera primordial (3° parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em: "

      e) é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva. 

  • Excelente explicação do professor.  :) 

  • Os aspectos gramaticais já são suficientes para eleminarmos as quatro primeiras alternativas. Sem dúvida a letra "E" está correta, concordando com os dois núcleos do sújeito composto explícito na frase.

  • Na minha tabela  da Flávia Rita tem NÃO OBSTANTE COMO ADVERSATIVO.

  • Maria Estuda, o "não obstante" transita como adversativo e como concessivo.

  • A análise de Nicole S. está equivocada, apesar de tantas marcações de utilidade. Reproduzo antes de demonstrar.

    "A letra E é a única em que o verbo CONTRIBUIR está no plural. Ou seja, própria fragilidade do matiz + suntuosidade tranquila da outra contribuem para criar uma atmosfera primordial. As demais alternativas enrolam e no fim dizem respeito a uma ou outra contribuir, quando na frase original diz que são as duas. De resto é só verificar os sinônimos."

    A frase original cabe tanto plural quanto singular, pois o verbo contribuir remete à fragilidade e à gracilidade (e não devido à fragilidade e à suntuosidade). A suntuosidade refere-se à "outra", na comparação. Que outra? A outra recordação (do Bramaputra).

    A frase orginal:

    "As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial."

     

     

     

  • Letra (e)

     

    Questão muito capciosa.. de princípio fui na letra (c), errei, mas ao obsevar a letra (e) como correta..temos:

     

    a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, e a suntuosidade tranquila da outra

     

    Que contribuem para conformar uma ambientação primitiva.

  • Essa foi pesada.

    Marquei meio cético, na dúvida se "A propria fragilidade... e A sua graciosidade" eram 2 sujeitos, mesmo já que o verbo tá no plural "Contribuem" e no resto as vírgulas tavam tudo OK, a banca mete termo intercalado pra parecer estranho, mas tá tudo isolado então blz.

    e) é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva. 

  • enunciado - suntuosidade tranquila da outra

    C - fausto inabalável da outra 

    tranquilo # de inabalável

     

    tanta questão bacana de gramática e esse povo vem cobrar isso, coisa mais sem lógica. Isso é pro pessoal n acertar e os q compraram gabarito conseguir.

  • Desnecessário. 

  • Tipo de questão boa de "pular" na hora da prova. O tempo que se levaria tentando decifrá-la seria precioso demais. Assim penso...

  • Um examinador chamado Satanás