-
Gabarito letra E
Prestem atenção nas conjunções, nos sinônimos das palavras e no sujeito do verbo CONTRIBUIR.
-
Por que a letra c está errada? são os travessões?
-
A letra E é a única em que o verbo CONTRIBUIR está no plural. Ou seja, própria fragilidade do matiz + suntuosidade tranquila da outra contribuem para criar uma atmosfera primordial. As demais alternativas enrolam e no fim dizem respeito a uma ou outra contribuir, quando na frase original diz que são as duas. De resto é só verificar os sinônimos.
-
Questão capciosa. No começo pensei que fosse a letra C, mas depois que vi o verbo CONTRIBUIR, consegui acertar por eliminação. Todos os itens estão no singular, o único que está no plural concordando é o do item E. Portanto, gabarito (E)
-
Blz que dá pra eliminar por causa do verbo contribuir. Mas agora convenhamos, conseguir eliminar pela semântica é osso. Que questão desgraçada. Mas é isso ai! Bola pra frente!!!
-
as alternativas A e B também estão incorretas pois as conjuncoes sao subordinadas concessivas enquanto "mas" no texto é coordenada adversativa. as demais sao coordenadas adversativas.
Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e
Concessivas: Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de, a despeito de, malgrado, em que pese.
acho muito estranho dizer: é que isso comparado com aquilo contribuem.... para mim parece que o sujeito seria só a primeira parte (o "isso")
alguem tem alguma explicacao?
o prof nesse video, aos 47 minutos, faz a correcao e nao menciona o verbo, faz a correcao semantica apenas https://www.youtube.com/watch?v=zBix_qMVKj4
-
ok, o verbo está no plural na E; acrescentaria tb que as demais letras possuem palavras onde o vocabulário está diferente das palavras do enunciado.
-
-
Bom dia, Pedro. O verbo postar está no singular, no entanto, ele deve estar no plural( postas) concordando com ( própria fragilidade e à sua graciocidade....) além do verbo contribuir que deve estar no plural (contribuem)
-
Vocabulário ;D
Matiz- é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc.
Gracilidade- Característica do que é grácil (delicado).Que tende a ser fino e leve; esbelteza.Característica ou particularidade de gracioso; em que há graça e jovialidade; graciosidade.
Suntuosidade-Que está repleto de luxo; fausto.
Espero ter ajudado.
-
Pessoal, melhor explicação que já vi sobre concessivas versus adversaivas. E o melhor de tudo é que são só 5min de video. Ajuda bastante nesse tipo de questão.
https://www.youtube.com/watch?v=8J2gYGsXg64 (ver a partir de 2min26s).
-
Primordial:
adj.Que se pode referir a primórdio.Que é o princípio ou a origem de; que aparece em primeiro lugar; primeiro ou primitivo.
Questão do capeta
-
GABARITO - E
Corrijam-me se eu estiver errado.
Achei a questão meio hard , então fui basicamente por eliminação , segue o raciocínio :
A - Eliminei por conta da conjunção ( CONQUANTO = CONCESSÃO # MAS = ADVERSATIVO )
B - Já eliminei por conta da conjunção ( NÃO OBSTANTE = CONCESSÃO # MAS = ADVERSATIVO )
D - Eliminei por conta do sinônimo ( ANCESTRAL # PRIMORDIAL )
C - Eliminei por conta do sinônimo ( FAUSTO INABALÁVEL # SUNTUOSIDADE TRANQUILA )
Bons estudos !!!
-
Mandaram alguém embora lá no Cespe e a FCC contratou...
-
"...contribuem para criar uma atmosfera primordial (3° parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em: "
e) é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva.
-
Excelente explicação do professor. :)
-
Os aspectos gramaticais já são suficientes para eleminarmos as quatro primeiras alternativas. Sem dúvida a letra "E" está correta, concordando com os dois núcleos do sújeito composto explícito na frase.
-
Na minha tabela da Flávia Rita tem NÃO OBSTANTE COMO ADVERSATIVO.
-
Maria Estuda, o "não obstante" transita como adversativo e como concessivo.
-
A análise de Nicole S. está equivocada, apesar de tantas marcações de utilidade. Reproduzo antes de demonstrar.
"A letra E é a única em que o verbo CONTRIBUIR está no plural. Ou seja, própria fragilidade do matiz + suntuosidade tranquila da outra contribuem para criar uma atmosfera primordial. As demais alternativas enrolam e no fim dizem respeito a uma ou outra contribuir, quando na frase original diz que são as duas. De resto é só verificar os sinônimos."
A frase original cabe tanto plural quanto singular, pois o verbo contribuir remete à fragilidade e à gracilidade (e não devido à fragilidade e à suntuosidade). A suntuosidade refere-se à "outra", na comparação. Que outra? A outra recordação (do Bramaputra).
A frase orginal:
"As plantações de bananeiras que a cobrem são do verde mais jovem e terno que se possa imaginar: mais agudo que o ouro verde dos campos de juta no delta do Bramaputra, com o qual gosto de o associar na minha recordação; mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial."
-
Letra (e)
Questão muito capciosa.. de princípio fui na letra (c), errei, mas ao obsevar a letra (e) como correta..temos:
a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, e a suntuosidade tranquila da outra
Que contribuem para conformar uma ambientação primitiva.
-
Essa foi pesada.
Marquei meio cético, na dúvida se "A propria fragilidade... e A sua graciosidade" eram 2 sujeitos, mesmo já que o verbo tá no plural "Contribuem" e no resto as vírgulas tavam tudo OK, a banca mete termo intercalado pra parecer estranho, mas tá tudo isolado então blz.
e) é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva.
-
enunciado - suntuosidade tranquila da outra
C - fausto inabalável da outra
tranquilo # de inabalável
tanta questão bacana de gramática e esse povo vem cobrar isso, coisa mais sem lógica. Isso é pro pessoal n acertar e os q compraram gabarito conseguir.
-
Desnecessário.
-
Tipo de questão boa de "pular" na hora da prova. O tempo que se levaria tentando decifrá-la seria precioso demais. Assim penso...
-
Um examinador chamado Satanás