SóProvas


ID
1886641
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       O museu é considerado um instrumento de neutralização – e talvez o seja de fato. Os objetos que nele se encontram reunidos trazem o testemunho de disputas sociais, de conflitos políticos e religiosos. Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras. As obras modernas são, mais genericamente, animadas pelo espírito crítico: elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes, o estado das coisas. O museu reúne todas essas manifestações de sentido oposto. Expõe tudo junto em nome de um valor que se presume partilhado por elas: a qualidade artística. Suas diferenças funcionais, suas divergências políticas são apagadas. A violência de que participavam, ou que combatiam, é esquecida. O museu parece assim desempenhar um papel de pacificação social. A guerra das imagens extingue-se na pacificação dos museus.

      Todos os objetos reunidos ali têm como princípio o fato de terem sido retirados de seu contexto. Desde então, dois pontos de vista concorrentes são possíveis. De acordo com o primeiro, o museu é por excelência o lugar de advento da Arte enquanto tal, separada de seus pretextos, libertada de suas sujeições. Para o segundo, e pela mesma razão, é um "depósito de despojos". Por um lado, o museu facilita o acesso das obras a um status estético que as exalta. Por outro, as reduz a um destino igualmente estético, mas, desta vez, concebido como um estado letárgico.

      A colocação em museu foi descrita e denunciada frequentemente como uma desvitalização do simbólico, e a musealização progressiva dos objetos de uso como outros tantos escândalos sucessivos. Ainda seria preciso perguntar sobre a razão do "escândalo". Para que haja escândalo, é necessário que tenha havido atentado ao sagrado. Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado. A Religião? A Arte? A singularidade absoluta da obra? A Revolta? A Vida autêntica? A integridade do Contexto original? Estranha inversão de perspectiva. Porque, simultaneamente, a crítica mais comum contra o museu apresenta-o como sendo, ele próprio, um órgão de sacralização. O museu, por retirar as obras de sua origem, é realmente "o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante". Porém, esse trabalho de abstração e esse efeito de alienação operam em toda parte. É a ação do tempo, conjugada com nossa ilusão da presença mantida e da arte conservada.


(Adaptado de: GALARD, Jean. Beleza Exorbitante. São Paulo, Fap.-Unifesp, 2012, p. 68-71)

... suas financiadoras (1° parágrafo)

Suas diferenças funcionais... (1°parágrafo)

... seu caráter mais violento... (3° parágrafo)


Os pronomes dos trechos acima referem-se, respectivamente, a: 

Alternativas
Comentários
  • - Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras

    - O museu reúne todas essas manifestações de sentido oposto. Expõe tudo junto em nome de um valor que se presume partilhado por elas: a qualidade artística. Suas diferenças funcionais, suas divergências políticas são apagadas. 

    - O museu, por retirar as obras de sua origem, é realmente "o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante.

     

    Alternativa D

  • O Certo é que esteja bem proximas as expressões... ?

  • Não concordo que se refira a pontências dominantes, uma vez que o pronome possessivo só tem ligação com a coisa possuida (financiadores) e com o possuidor (a maior parte [obras antigas])

    Essa questão deveria ser anulada.

  • explicação do professor no vídeo nao ajuda em nada.. aff

  • Para mim a letra C fazia mais sentido. Não entendi.

  • Na 1ª Fica bem visivel que as financiadoras são as potências dominantes ..."potências dominantes, suas financiadoras". O pronome "suas" se refere a "vitórias militares" mas as financiadoras são "as potências".

     

    Na 2ª O texto descreve a funcionalidade do museu em seu potêncial pacificador, então ele retoma as ...""manifestações" opostas"... em suas ""diferenças funcionais" são apagadas".

     

    Na 3ª "o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento". Da pra ver bem que o caráter mais violento foi assumido pelo trabalho de abstração.

     

    Alternativa "D".

     

     

    Bons estudos!

  • Raquel a"c" não poderia ser porque perceba o trecho em que o pronome está inserido "...suas diferenças funcionais...". Logo são as diferenças entre as obras antigas e as obras modernas (ambas são manifestações) entendeu? Se você tomar como resposta "obras modernas" você não teria com o que compará-la.

  • Entendi Acertô. A sua explicação está melhor que a do professor, que apenas lê a resposta certa e não explica nada. 

    Valeu!!!!

  • No meu entendimento, esta questão deveria ser ANULADA. Visto que, na frase "Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantessuas financiadoras.", o pronome "suas" refere-se a "maior parte [das obras antigas]". E apenas "financiadoras" refere-se a "potências dominantes".

    Ou seja: 

    AS POTÊNCIAS DOMINANTES SÃO FINANCIADORAS DA MAIOR PARTE DAS OBRAS ANTIGAS. 

    AS POTÊNCIAS DOMINANTES SÃO SUAS FINANCIADORAS.

    Dessa forma, o gabarito correto deveria conter os seguintes termos: "maior parte das obras antigas" - "manifestações" - "trabalho de abstração".

  • Um professor deve ter a sensibilidade acerca das dúvidas dos alunos. É óbvio que a primeira alternativa é a que gera mais dúvida. A pergunta é  especificamente sobre os pronomes. Sendo assim, em "... suas financiadoras" temos: as potências dominantes foram financiadoras DAS VITÓRIAS MILITARES E CONQUISTASNão há como "financiadoras" e "suas" se referirem ao mesmo termo.

    Ou seja, as potências dominantes financiaram alguma coisa. Acho um absurdo esse gabarito.

    A questão gera muita dúvida e o professor, que até considero bom em outras questões, explicou esse item em 5 segundos. Ajuda-me aí, meu amigo !!! Nessa vc não foi bem.

  • Essa questão é mais de interpretação de texto do que de pronomes. É literal, tem-se que buscar no texto, não há outra alternativa. Só achei que o professor foi muito rápido nas explicações e acabou atravessando as respostas, num afã para falar rápido, acabou misturando as referências ao à primeira oração. Mas está clara a relação dos termos no texto. 

    Para quem não tem acesso ao Gabarito >>> D

  • Emmanuel Agapito, classifiquei o comentário do professor como "não gostei. No geral ele é bom. Mas tem hora que faz cada comentário que nao serve para nada. O QC deveria pretar mais atenção nisso e cobrar maio comprometimento na hora em que os professores fossem responder TODAS as questões e não algumas, como fazem Às vezes.

  • O professor falou, falou e não falou nada!

  • Esse professor é muito bom, mas foi infeliz nesta explicação.

  • O professor não teve nem o trabalho de voltar ao texto pra explicar o porquê de cada alternativa! 

    Lamentável.

  • Gosto desse professor, mas se era pra explicar desse jeito nao precisava gravar o video ne? Pessimo....

  • No meu entendimento, a questão está sem gabarito correto. Vejam o trecho:

     - Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantessuas financiadoras

    Na explicação do professor ele faz a pergunta: "financiadoras de quem?" e afirma que a resposta é "das potências dominantes". Entretanto, percebam que a resposta correta para essa pergunta seria "vitórias militares e conquistas". Logo, no primeiro trecho, o pronome se refere a "vitórias militares e conquistas", o que deixa a questão sem gabarito correto. Os demais trechos estão de acordo com a opção "d", dada como gabarito da questão pela banca.

  • GAB D 

    Eu acertei começando do último trecho:

     

    "... o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento..." - Perguntei: De quem é esse caráter mais violento? do trabalho de Abstração. Portanto, já eliminei opções A, B e E.

     

    "...O museu reúne todas essas manifestações de sentido oposto... ... Suas diferenças funcionais..." - De quem são essas diferenças funcionais? Essas diferenças são das manifestações, que têm sentido oposto. Portanto, eliminei a C, e tive gabarito a opção D.

     

    "...Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras..." Bom, nessa eu fiquei com dúvidas porque eu perguntei: Financiadoras de quem? E a resposta poderia ser financiadoras "das obras antigas" ou financiadoras das "vitórias militares", afinal, pensei por exemplo, nos arcos do triunfo, que eram erguidos/financiados pelas nações vencedoras para comemorar suas vitórias militares, vitórias na guerra. Porém, a pergunta que eu deveria ter feito não era essa, mas sim "o termo 'suas financiadoras' refere-se a quem? quem são as financiadoras?" Só assim a resposta é "potências dominantes"

  • pq a fcc nn poe a porra da linha

  • Até suei!

  • As obras antigas prestam homenagem às potências dominantes e às suas financiadoras (nações que apoiavam as potências dominantes, por exemplo). Esse trecho é ambíguo, ele ficaria melhor redigido assim: “a maior parte presta homenagem às potências dominantes, suas financiadoras, etc.”

    "...suas diferenças funcionais…" > são as diferenças entre as obras antigas e as obras modernas (ambas são manifestações).

    “o lugar simbólico onde o trabalho de abstração assume seu caráter mais violento e mais ultrajante.”

     

    Gabarito: D.

  • "Muitas obras antigas celebram vitórias militares e conquistas: a maior parte presta homenagem às potências dominantessuas financiadoras. "
     
    Acredito a banca quis dizer que o termo "suas financiadoras" faz papel de adjetivo explicativo com função de qualificar "potências dominantes".

    Porém, como o comando da questão quer saber a que se refere o pronome, entendo que estaria mais correto dizer que se refere a "Vitórias Militares".

  • Esse é o pior professor do Qconcursos, deus me livre

  • No caso não há muito o que o professor explicar, pois o trabalho que temos é apenas voltar ao texto para saber qual alternativa se encaixa aos períodos anteriores.

  • Concordo com os poucos colegas que falaram em ser ANULADA.

    Nao tem gabarito correto, pois o referente do primeiro pronome possessivo não é potências dominantes, mas muitas obras antigas.

     

    Um bizú é :

    O referente é sempre o possuidor. É a pessoa do discurso. 

    Quem possui o financiamento são as obras antigas. Quem financiava eram as potências dominantes.