SóProvas


ID
1886704
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que, em uma abordagem acerca da motivação verificada em determinado ambiente de trabalho, um dos aspectos considerados sejam os denominados fatores de higiene. Referida abordagem diz respeito à Teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: RIBAS (2014) -  Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
    Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.
    Segundo o autor, existem dois fatores:
    • Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.
    • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.
    Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

  • Segundo Chiavenato:

     

     

    Fatores motivacionais (conteúdo do cargo):

     

    *Como o indivíduo se sente a respeito de seu cargo;                                  

    *O trabalho em si;

    *Realização pessoal;

    *Reconhecimento;

    *Progresso profissional;

    *Responsabilidade.    

     

     

     

    Fatores higiênicos (contexto do cargo):

     

    *Como o indivíduo se sente a respeito de sua empresa;

    *Condições de trabalho;

    *Adm da empresa;

    *Salário;

    *Relação com o supervisor;

    *Benefícios e serviços sociais.

     

     

    Fonte: Introdução À teoria geral da administração - Idalberto Chiavenato.                                                                      

  • "Frederick Herberg

    utiliza duas classes de fatores para análise de comportamento das pessoas no trabalho: os fatores extrínsecos/ higiênicos, que impedem que as pessoas estejam insastifeitas com o trabalho, mas que não contribuem de forma direta para sua satisfação ( salários, condições de trabalho, segurança, status, chefia, relacionamento interpessoal ); e os fatores motivacionais/ intrínsecos, que contribuem de forma direta para a satisfação do trabalho ( autorrealização, reconhecimento, crescimento, desenvolvimento)".

    Agustinho  Paludo

     

  • Complementando...

    Teoria dos dois fatores ou bifatorial( F. Herzberg)

    Herzberg partiu da relação homem-trabalho para descrever sua teoria. Para ele, dois fatores que influenciam o comportamento humano no trabalho: fatores higiênicos (ou insatisfacientes) e motivacionais (ou satisfacientes) [...].

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. A]

    bons estudos

     

     

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA A)

     

    Vejam esta POLÊMICA  questão da CESPE sobre a TEORIA BIFATORIAL:

    DPU/AA/2015/CESPE  (Concurso em que fui aprovada !!Graças a Deus)

     

    De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem SATISFATÓRIAS  suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho.

    (GABARITO CORRETO, porém impetrei recurso para alteração para ERRADO,mas a banca não alterou!!!

     

    Segue meu  recurso que foi indeferido :

    A  questão  aborda a Teoria do 2 fatores postulada por Herzberg, afirmando que os fatores higiênicos, que são EXTRÍNSECOS OU externos ao indivíduo, estarão presentes na organização se as pessoas perceberem serem SATISFATÓRIAS suas relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho e serem adequadas as condições de trabalho. No entanto, a questão está EM DESACORDO com a referida teoria, conforme leciona Idalberto Chiavenato, Administração Geral e Pública, Editora Campus, pg. 285, pois " os FATORES HIGIÊNICOS QUANDO ÓTIMOS, conseguem apenas evitar a INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem mantê-la elevada por muito tempo. Devido a essa influência mais voltada à INSATISFAÇÃO, Herzberg lhe dá o nome de INSATISFACIENTES. Por outro lado, segundo essa teoria, OS FATORES QUE TRAZEM SATISFAÇÃO ( SATISFACIENTES) atrelam-se à MOTIVAÇÃO, sendo INTRÍNSECOS OU INTERNOS, não se confundindo com os FATORES HIGIÊNICOS."

     

    Faça das suas derrotas os degraus para o seu sucesso !!!

     

     

  • Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação.

  • Chega dá raiva essa questão que Silvia Vasquez mencionou. 

  • A teoria de Herzberg, ou dos dois fatores, diz qjue os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação no ambiente de trabalho. De acordo com esse autor, terámos dois fatores principais: OS MOTIVACIONAIS  e OS HIGIÊNICOS.

    Fatores Motivadores (aspectos intrínsecos) - fatores cuja presença motiva o funcionário na sua atividade. São eles:

    - Crescimento pessoal;

    - Conteúdo do trabalho;

    - Exercício da responsabilidade;

    - Reconhecimento;

    - Realização.

     

    Fatores Higiênicos (aspctos extrínsecos) - Fatores cuja presença não motiva os funcionários. Pois são elementos já esperados para a execução do trabalho. Entretanto, a ausência destes desmotiva. São eles:

    - Salários;

    - Relacionamentos pessoais;

    - Condições de trabalho;

    - Supervisores;

    - Segurança.

     

     

  • Juli e Silvia, tbm errei a citada uestao do cespe, impetrei recurso, mas somente depois de um tempo eu percebi uma das maiores pegadinhas q ja cai no cespe. Ele faz uma especie de trocadilho com a palavra SATISFATORIA em relacao ao seu sentido. O que ele quis afirmar é q se as pessoas perceberem que estao OK as relacoes com seus chefes, entao ai ocorrera o fator higienico. Ele nao diz que as pessoas estarao satisfeitas com tais coisas. Entendeu?

    Perdao pela fslta de acento e erros. No tablet é complicado

  • Pessoal, apesar do trocadilho na alternativa correta, essa é a única que cita Hezberg, que consequentemente é o que fala sobre fatores higiênicos e motivacionais. Ou seja, se souber desse detalhe, por eliminação já acertaria.

    FORÇA SEMPRE!! DESISTIR JAMAIS!!

  • Os fatores Higienicos - insatisfacientes são:

    Política da Empresa, Ambiente de trabalho, Relacionamento, Segurança, Benefícios, Salário, Status, Relação com supervisores

    A alternativa A (CORRETA) fala que tais fatores, que estão relacionados as Condições de trabalho, são insatisfacientes, não fala que eles geram satisfação. Mesmo pq a presença dos fatores higienicos geram nenhuma insatisfação ou seja, são satisfatórios . Sendo assim eles previnem a insatisfação.

    Novamente falando, não é que eles geram satisfação, eles são satisfatórios, isso por estarem presentes. A falta deles é que iria gerar insatisfação.

  • Os fatores Higiênicos são externos, insatisfacientes, eles previnem a insatisfação.

  • Fatores Higiênicos

     

    Esses fatores estão relacionados com o meio onde o funcionário atua, são determinados pela organização e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, estão fora do controle dos funcionários, são de responsabilidade exclusiva da empresa e de seus respectivos administradores.

    Os fatores higiênicos servem para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores relacionados às condições de trabalho do funcionário, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc.

    Segundo Herzberg, os fatores higiênicos são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para motivá-los de forma eficiente. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento tem baixo poder motivacional. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.

     

    Fatores Motivacionais

     

     

    Dizem respeito ao trabalhador, e não à empresa. Frederick Herzberg chama de fatores motivacionais tudo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de seu trabalho.

    São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.

     

    Fatores que levam à insatisfação

     

    Política da Empresa
    Condições do ambiente de Trabalho
    Relacionamento com outros funcionários 
    Segurança
    Salário

    Fatores que levam à satisfação

    Crescimento
    Desenvolvimento
    Responsabilidade
    Reconhecimento
    Realização

     

    Em resumo, para que os funcionários possam ser motivados de forma eficiente é necessário que estejam presentes no ambiente de trabalho tanto fatores higiênicos quanto fatores motivacionais.

     

    LETRA A

  • O enunciado menciona os fatores de higiene. Analisando cada uma das alternativas:

     

    a) Bifatorial, preconizada por Herzberg, na qual tais fatores são insatisfacentes, ou seja, previnem a insatisfação. CORRETA

     

    b) X e Y, de Macgregor, que sustenta a concepção negativa da natureza humana, segundo a qual o homem precisa ser forçado a trabalhar. ERRADA

    A "concepção negativa da natureza humana, segundo a qual o homem precisa ser forçado a trabalhar" se refere à Teoria X, de McGregor, e nada tem a ver com os fatores higiênicos mencionados no enunciado. 

     

    c) da Hierarquia das Necessidades Humanas, criada por Maslow, que aloca tais fatores no topo da pirâmide. ERRADA 

    De fato, tal teoria foi criada por Maslow, mas a associação que podemos fazer entre a Teoria Bifatorial e a Hierarquia das Necessidades Humanas é que os fatores higiênicos representam as necessidades fisiológicas, de segurança e sociais, ou seja, se localizam na base da pirâmide, não no topo. 

     

    d) ERC, defendida por Clayton Alderfer, fundada no reforço positivo e negativo dos comportamentos padrão. ERRADA

    A alternativa mistura teorias. A ERC, de Alderfer, trata das necessidades de Existência, de Relacionamento e de Crescimento.

    O "reforço positivo e negativo dos comportamentos padrão" se refere à Teoria do Reforço/Behaviorismo, de Skinner, e nada tem a ver com os fatores higiênicos mencionados no enunciado. 

     

    e) das Necessidades Adquiridas, defendida por Mcclelland, na qual o principal fator a ser considerado é a recompensa envolvida em determinada ação. ERRADA 

    A alternativa mistura teorias. Novamente, se refere à Teoria do Reforço/Behaviorismo, de Skinner, que afirma que o comportamento das pessoas pode ser influenciado/controlado por meio do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas. Lembrando que a Teoria da Expectância, de Vroom, também trata de recompensa, sustentando que o valor atribuído à recompensa/compensação é determinante para o desempenho do trabalhador ser superior ou medíocre. 

    Quanto à Teoria das Necessidades Adquiridas, de McClelland, precisamos saber que são 3 as necessidades que servem de base para o comportamento, segundo o estudioso: Necessidades de Realização, de Afiliação e de Poder. 

     

    (Fonte: Livros das profas. Cristiana Duran e Andréia Ribas)

  • TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG

    "Teoria da Higiene-Motivação"

        - Proposta por Frederick Herzberg

        - Motivação resulta de:

                -- Fatores Higiênicos (ambiente externo, insatisfacientes)

                            --- Política da empresa

                            --- Condições de ambiente de trabalho

                            --- Relacionamento interpessoal

                            --- Segurança

                            --- Benefícios

                            --- Salário

                e

                -- Fatores Motivacionais (próprio trabalho, fatores intrínsecos).

                            --- Crescimento profissional

                            --- Autonomia

                            --- Desenvolvimento profissional

                            --- Aumento de responsabilidades

                            --- Reconhecimento do trabalho

                            --- Realização profissional

        - Satisfação NÃO é o oposto de insatisfação.

        - NÃO recebeu respaldo da literatura, devido:

                -- Limitação metodológicas.

                -- Confiabilidade questionável.

                -- Não utilizou medida geral.

                -- Base teórica não usou a relação satisfação/produtividade

     

                                               Nenhuma satisfação (-) ← FATORES MOTIVACIONAIS → (+) Maior satisfação

                                                                                                                                                (neutro)

                                                       Maior insatisfação (-) ← FATORES HIGIÊNICOS → (+) Nenhuma insatisfação

     

    At.te, CW.

    ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.

    RENATO FENILI. Administração Geral e Pública para Concursos: abordagem completa. 3ª edição. Editora Impetus, 2017

  • Quero uma ou várias questões assim na minha prova

  • "Dinheiro e pessoas não motivam ninguém"

    guardem isso

  • Eduardo Mendes, quando uma PESSOA (chefe e/ou subordinado) reconhece(m) o trabalho realizado por outro, será considerado então como fator motivacional (leva à satisfação do indivíduo) SIM

     

    Se quiser, dá uma lida aqui:

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  • Segundo Herzberg, existem dois fatores:

     

     

    Fatores HIGIÊNICOS / Manutenção/ Preventivos / EXTRINSECOS /Insatisfacientes -> não motivam, apenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Ex: salário, ambiente de trabalho, relações interpessoais, segurança, status, punição e recompensa.

     

     

     Fatores MOTIVACIONAIS / INTRÍNSECOS / Satisfacientes -> serve para motivar. Ex: PLR, RECONHECIMENTO, elogios, oportunidade de crescer/promoção, a responsabilidade e maior autonomia, conquista, renda variável.

     

     

    FCC - Celso, gestor público que atua em uma autarquia encarregada da administração de benefícios previdenciários de servidores públicos, constatou baixa produtividade dos integrantes da equipe sob sua supervisão e decidiu introduzir técnicas motivacionais com o propósito de melhorar o desempenho da equipe. Para tanto optou por adotar a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, o que significa que deverá levar em contafatores EXTRÍNSECOS, ditos de higiene, que previnem a insatisfação, e fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos.