SóProvas


ID
1886722
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere que determinada organização esteja promovendo uma ampla revisão de sua estrutura funcional, redefinindo a configuração, a distribuição e inter-relação dos cargos existentes. No âmbito de tal processo, deve ter-se em mente que:


I. A análise de cargos diz respeito aos seus aspectos intrínsecos e consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem o cargo.

II. A descrição de cargos leva em conta seus aspectos extrínsecos, definindo os requisitos que o cargo impõe a seu ocupante.

III. O desenho de cargos, quando adotado o modelo contingencial, leva em conta as variáveis: pessoas, tarefa e estrutura da organização.


Está correto o que consta APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Descrição e Análise de Cargos

    Nem sempre é o gerente de linha ou o profissional de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho de cargos – como O&M ou engenharia industrial. Assim, muitas vezes o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e estruturados. 

    DESCRIÇÃO DE CARGOS
    Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. 
    A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
    O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos. 
    Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. 
    Feita a descrição, vem a análise de cargos.

    ANÁLISE DE CARGOS
    Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.
    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. 
    A análise é feita a partir da descrição do cargo. 


    Embora a descrição e a análise de cargos sejam intimamente relacionadas, a diferença é que:

    # enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), 

    # a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

     

    Fonte: http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/descricao-e-analise-de-cargos.htm

  • Desenho de um cargo - relaciona-se com a definição de quais serão as atividades desempenhadas por seu ocupante, qual será seu nível de poder e quem serão seus interlocutores.Ou seja, basicamente é a estruturação do cargo em si.

     

    Descrição de um cargo - relação das atividades do seu ocupante: o que ele faz, por que faz aquilo, como faz etc. É um retrato simplificado  das responsabilidades e atividades desempenhadas no cargo.

     

    Análise do cargo - preocupa-se mais do perfil desejado de seu ocupante, ou seja, as capacidades, habilidades e conhecimentos necessários de um ocupante para desempenhar bem um cargo qualquer

  • I. A análise de cargos diz respeito aos seus aspectos intrínsecos e consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem o cargo. Característica da descrição de cargos.

    II. A descrição de cargos leva em conta seus aspectos extrínsecos, definindo os requisitos que o cargo impõe a seu ocupante. Característica da análise de cargos.

    III. O desenho de cargos, quando adotado o modelo contingencial, leva em conta as variáveis: pessoas, tarefa e estrutura da organização. Perfeito, característica do desenho de cargos.

    Gabarito: B) III

  • Complementando: Desenho de cargos é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e pessoais de seu ocupante. Gestão de Pessoas - Cristiana Duran
  • Veja como as questões se repetem, cobrando exatamente o mesmo conteúdo:

    Ano: 2016  Banca: FCC  Órgão: ELETROBRAS-ELETROSUL  Prova: Administração de Empresas

    No contexto da Administração de Recursos Humanos, o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Um dos modelos de desenho de cargos apontado pela literatura é o modelo contingencial, que


    c) é dinâmico e considera, simultaneamente, como variáveis, as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização.

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Quanto aos itens I e II da questão em análise, a banca trocou os conceitos. O correto seria assim:

    Análise de Cargo: aspecto Extrínseco.

    Descrição de Cargo: aspecto Intrínseco.

    Gaba: letra "b".

     

     

  • na Avaliação de Cargos existem diversas FASES, a saber:

    - Levantamento dos cargos _ compilação metódica dos cargos existentes com breve descrição dos mesmos;

    - Análise de cargos_estudo crítico das informações obtidas no Levantamento dos cargos;

    -Descrição dos cargos_atribuições do cargo, com detalhamento das ações necessárias para o desempenho da função;

    -Especificação dos cargos_exigências e características essenciais para o desempenho do cargo.

  • A descrição de cargos diz respeito aos seus aspectos intrínsecos e consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem o cargo.

    -

     A análise de cargos leva em conta seus aspectos extrínsecos, definindo os requisitos que o cargo impõe a seu ocupante.

    Como exemplo de requisitos:

    Requisitos mentais
    • Instrução necessária;
    • Experiência anterior;
    • Iniciativa;
    • Aptidões.
    Requisitos físicos
    • Esforço físico;
    • Concentração visual ou mental;
    • Destrezas ou habilidades;
    • Compleição física
    Responsabilidades
    • Supervisão de pessoas;
    • Material, equipamento ou ferramental;
    • Dinheiro, títulos ou documentos;
    • Contratos.
    Condições de trabalho
    • Ambiente físico do trabalho;
    • Riscos de acidente.

    -

    Logo houve a inverção de conceitos no item I e II levando o gabarito a ser: "B"

    -

    #Caiu nessa? levanta guerreiro
     

  • ANÁLISE DE CARGOS:

    O primeiro passo efetuado pelo profissional de recursos humanos antes de contratar um novo empregado, é efetuar o levantamento das vagas existentes e quais as exigências e conhecimentos são necessários para a ocupação do cargo (extrínsecos). É o que chamamos de análise de cargos.

    A análise de cargos realiza uma investigação no cargo em aberto. Explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

     

    DESCRIÇÃO DO CARGO:

    A formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização (intrínsecos)
    descrição deve ser mais clara e simples possível, pois é base para uma série de processos no RH. Cada descrição de cargo é única, ou seja, as atividades descritas compreendem um cargo distinto em toda a extensão de seu significado. É o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um cargo e este processo não deve ser entendido como estático, ou que uma vez terminado pode-se esquecer o assunto. Muito pelo contrário, ele é um processo dinâmico que acompanha a própria dinâmica das mudanças da empresa e dos cargos.

     

     

    DESENHO DO CARGO:

    É a informação utilizada para estruturar e modificar os elementos , deveres e tarifas de determinação , envolvendo a especificação com conteúdo de cada cargo dos métodos de trabalho e das relações com os demais.

    Constituindo a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado ou seja: (1) conjunto de tarefas ou distribuições que o ocupante deverá desempenhar; (2) como as tarefas ou distribuições deverão ser desempenhadas; (3) a quem o ocupante do cargo deverá se reportar; (4) quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir isto é quem são os seus subordinados.

    Podemos classificar em três categorias o desenho de cargos : (1) Clássico; (2) De Relações humanas ; E (3) Contingencial, que mostra-se em três variáveis a estrutura da organização, a tarefa e a pessoa que irá desempenhá-la.O desenho de cargos é mutável, de acordo com o desenvolvimento pessoal do ocupante, é dinâmico e concentrado na aplicação do cargo por meio do enriquecimento de tarefas.

     

  • Bem objetivo:

     

    Desenho do cargo

     

    1 – Descrição – definir o que o indivíduo vai fazer – tarefas, responsabilidades. (INTRINSECO)

     

    2 – Análise – determinar o que o indivíduo tem que ter – requisitos, habilidades. (EXTRINSECO)

     

     

    Fonte: Aulas Geovana Carranza

     

     

    GABARITO LETRA B

  • O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.

     

    Fonte: Ribas

  • Desenho do cargo

     

    1 – Descrição  tarefas, responsabilidades.  CONTeÚDO (INTRINSECO ao cargo )

     

    2 – Análise  requisitos, habilidades. (EXTRINSECO ao cargo)

  • De acordo com Ribas e Salim (Gestão de Pessoas para Concursos), o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado. Há 4 condições básicas para desenhar um cargo:

    • o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (qual é o conteúdo do cargo);

    • como as tarefas ou as atribuições deverão ser desempenhadas (quais são os métodos e os processos de trabalho);

    • a quem o ocupante do cargo deverá se reportar (responsabilidade), isto é, quem é o seu superior imediato;

    • quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade), isto é, quem são os seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar.

  • As respostas dos colegas estão muito bem explicadas e a minha contribuição é apenas de interpretação.

    Sempre que penso em ANÁLISE, terei que considerar o elemento inserido o ambiente em que ele se encontra e o que o afeta. Um Ex simples... Analise a Amazônia=> o que ela representa no mundo, onde se localiza, os benefícios de sua biodiversidade, seus habitantes, ações internacionais que apoiam financeiramente sua preservação.... Extrínseco, tenho que considerar o ambiente externo em minha análise.

    Agora, quando penso em DESCRIÇÃO, tenho que me restringir ao elemento e elencar suas particularidades. Ex. Descreva Amazônia=> é uma floresta tropical, tem tais e tais animais, tantas espécies em extinção, com clima assim, tantos habitantes... Intrínseco, interno.

    E para ser sincera, não sabia a descrição efetiva de" desenho de cargos, quando adotado o modelo contingencial,", mas sabia que haveriam vários elementos, pois contingência é um plano de ação "reserva" caso algo dê errado. Como haviam 3 elementos na III, achei que estaria ok.

    Assim, por eliminação, fui direto na B, que é o Gabarito.

    Espero ter ajudado!

    Sorte a todos!