-
Carlos chagas adora essas questões retiradas de livro.
Questão deveria ser anulada. Quase tudo pode ser diferente principalmente o hardware e não só o tipo de dado.
-
DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externos ligados diretamente ao servidor (ou outro micro), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA ou a portas USB, por exemplo.
NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
SAN (Storage Area Network) é utilizada em empresas que precisam de muito mais do que 10 TB de espaço de armazenamento. Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html.
-
Seguinte, quando se utiliza SAN ele trafega blocos inteiros e quando utiliza NAS trafega arquivos.
-
O que eu não concordo nas questões é quando coloca apenas a sigla no enunciado e não sua definição tbm. Vide questão Q51171.
-
LETRA D.
Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."
Bibliografia:
DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS
-
Acho no mínimo estranho o tipo de dado transferido ser uma diferença mais notável que o hardware envolvido. No SAN tem um switch só para esta arquitetura, o Fibre Channel, e usa fibra ótica. O tipo de dados é diferente mas na rede vira tudo bits.
Essa coisa de "principal" é bem relativo.
-
Concordo com o Luciano, algumas questões são elaboradas a partir de cópia de trechos de livros (por isso muitos, "maldosamente", apelidam a FCC de Fundação Copia e Cola).
Quanto à cópia em si, não vejo problema, desde que bem feita.
O problema é maior quando a questão é elaborada por quem não entende do assunto (não são todas as questões), nesses casos são colocadas frases isoladas, fora do contexto, que dão margem a várias interpretações, principalmente por aqueles que estão melhores preparados, e consequentemente nivelando por baixo os candidatos, transformando a questão num mero caso de sorte ou azar.
-
Meodeos, não sei se choro ou se corro. Tipo de dado leva o candidato a pensar no que? Em dado e não em como ele trafega na rede. Que perguntinha mais maldosa essa viu.