Gabarito B
Na concepção de Le Boulch (1988), a evolução psicomotora se divide em três estágios: corpo vivido, corpo percebido ou descoberto e corpo representado.
A primeira etapa é a do corpo vivido que compreende ao período sensório motor descrito por Piaget, seria a fase dos primeiros anos de vida (0 a 3 anos), nela a criança não tem consciência do eu confundindo-se com o espaço que vive. Com seu amadurecimento e suas experiências do cotidiano a criança passa aos poucos diferenciar-se de seu ambiente.
Nesta etapa a criança descobre o mundo de objetos, evoluindo a preensão e começa a manipulá-los, adquirindo a posição de sentada, onde passa um objeto de uma mão para a outra. A evolução da locomoção também acontece multiplicando as possibilidades de exploração no ambiente, sobretudo em relação ao objeto novo.
Na segunda etapa que engloba a idade entre os três aos sete anos, inicia-se a etapa do corpo percebido ou descoberto. Segundo Le Bouch, (1988, p. 86): A emergência da função de interiorização, contemporânea do reconhecimento de seu próprio Eu, vai permitir-lhe deslocar sua atenção sobre seu “próprio corpo” e descobrir suas próprias características corporais. Começa o período de estruturação do esquema corporal, etapa importante na evolução da imagem do corpo, sendo este o instrumento de inserção na realidade.
A terceira etapa refere-se a do corpo representado, a qual engloba a idade da criança entre sete a doze anos, Oliveira, G. (2008, p. 60) menciona que: Nesta etapa observa-se a estruturação do esquema corporal, até este momento, a criança já adquiriu as noções do todo e das partes do seu corpo (que é percebido através da verbalização e do desenho da figura humana), já conhece as posições e consegue movimentar-se corretamente no meio ambiente com um controle e domínio corporal maior. A partir daí, ela amplia e organiza seu esquema corporal.
Obs.: Não achei a resposta como se fosse o 4º nivel de controle motor, mas como a 2ª Etapa de Evolução Psicomotora.
Fonte: A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÕES E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara - UEPG Silvia Christina Madrid Finck – UEPG. Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UEPG/PR