SóProvas


ID
1888267
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nos termos da NBC TA 230, considere:


I. Identificação de quem revisou o trabalho de auditoria executado.

II. Discussões de assuntos significativos com a administração.

III. Informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com sua conclusão final.

IV. Não atendimento pelo auditor de um requisito relevante de uma norma.

V. Circunstâncias identificadas após a data do relatório do auditor.


Deve ser objeto de documentação pelo auditor o que consta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    9. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar:

    (a) as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados (ver item A12);

    (b) quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concluído; e

    (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado (I) e a data e extensão de tal revisão (ver item A13).

    10. O auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração (II), os responsáveis pela governança e outros, incluindo a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram (ver item A14).

    11. Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final (III), ele deve documentar como tratou essa inconsistência (ver item A15).

    12. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma (IV), ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    13. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório (V), o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as

    novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram

    executadas e revisadas.

  • A NBC TA 230 trata da Documentação de auditoria (ou papéis de trabalho), que nada mais é do que o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.
    A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria. Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.
    Ou seja, somente documentamos os fatos RELEVANTES para os objetivos da auditoria.
    Ao analisarmos os itens da questão, podemos concluir que todos são relevantes para a auditoria, o que faz com que a alternativa correta seja a de letra D.
    Gabarito: D

    (Prof. Claudenir Brito)

  • Acredito que a V esteja incorreta, pois não diz que as circunstâncias identificadas o levariam a executar novos procedimentos ou procedimentos adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório como consta na norma. Dessa forma, não podemos inferir algo que não consta na questão...

  • Não concordo com a afirmativa. O auditor não tem obrigação de documentar após o seu relatório, exceto quando tal conhecimento fosse relevante a ponto de mudar sua opinião ou se o mesmo achar conveniente colocar dentro do seu relatório. Tendo como base que tal situação ocorre depois de discutido com a Adm,

  • Letra D.

     

    Comentários:

     

    A NBC TA 230 trata da Documentação de auditoria (ou papéis de trabalho), que nada mais é do que o registro dos

    procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

    A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria.

    Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntosconsiderados ou todos os

    julgamentos profissionais exercidos na auditoria.

    Ou seja, somente documentamos os fatos relevantes para os objetivos da auditoria serão documentados.

    Ao analisarmos os itens da questão, podemos concluir que todos são relevantes para a auditoria, o que faz com que

    a alternativa correta seja a de letra D.

     

     

    Gabarito: D

     

    Prof. Claudenir Brito

  • O termo DEVE no enunciado torna o item V incorreto, pois não é sempre que as circunstâncias identificadas após a data do relatório devem ser documentadas, apenas quando avaliada como relevante pelo Auditor. Se o termo utilizado no enunciado fosse PODE, aí sim todas poderiam ser aceitas. A FCC não acertaria essa questão no CESPE!

  • Pessoal, o item V não pode ser considerado incorreto. Explicarei por quê:

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório (V), o auditor deve documentar (ver item A20):

    Análise estrita: Reparem que o termo "circunstâncias excepcionais" está ligado diretamente a o auditor executar procedimentos novos ou adicionais.

    Está ligado também a "outras conclusões após a data do relatório"? Não necessariamente! Existe uma disjunção (usando um pouco de RLM) antes de "chegar a outras conclusões após a data do relatório", o que causa uma certa ambiguidade.

    Análise ampla: há o condicionante "circunstâncias excepcionais". Parem para pensar: qualquer caso em que o auditor executar procedimentos novos ou adicionais vai ser uma circunstância excepcional. Executar procedimentos novos é uma circunstância excepcional porque o mais comum é que isso não aconteça. Isso fica mais claro ainda porque o termo está entre vírgulas, como numa oração explicativa.

  • Maurício Moreira, concordo com sua análise do texto da norma, porém a questão não fala em circunstâncias excepcionais. Diz somente circunstâncias. Se o auditor descobrir depois do seu relatório que faltaram 100 canetas BIC serem registradas como despesa da DRE do exercício anterior ele deve documentar?

    Na minha opinião a alternativa é claramente errada.

    V. Circunstâncias identificadas após a data do relatório do auditor.

    é totalmente diferente de:

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório (V), o auditor deve documentar (ver item A20)

  • Não concordo com o gabarito, pois a assertiva V não afirma que as circunstâncias identificadas após o relatório são relevantes. Assim, como já foi dito, o auditor não tem o dever de registrar circunstâncias após o seu relatório, salvo se forem relevantes.

    Imagine-se a hipótese em que o auditor expressa sua opinião em relatório e, algum tempo depois, toma conhecimento da circunstância de que um incêndio destruiu três carros de uma montadora, cujo ativo compreende 300.000 carros.

  • Pessoal, notem que a alternativa C afirma :" I, II, III, IV, APENAS". Ou seja, tal alternativa só seria correta se o item V fosse SEMPRE errado, e isso está em desacordo com a NBC TA 230. Portanto, o gabarito só pode ser a alternativa D.

  • FCC DANDO UMA DE CESPE

  • Item I – Certo. 

    NBC TA 230,9

    Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar:

    (a) as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados (ver item A12);

    (b) quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concluído; e (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão (ver item A13).

    Item II – certo. 

    NBC TA 230, 10

    O auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração, os responsáveis pela governança e outros, incluindo a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram (ver item A14).

    Item III – Certo

    NBC TA 230, 11

    Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência (ver item A15).

    Item IV – Certo.

    NBC TA 230, 12

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento (ver itens A18 e A19).

    Item V – Certo.

    NBC TA 230, 13

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

    Resposta D

  • Gabarito a critério do examinador . Não aceito o gabarito , V está errado