-
a. No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade - Separação entre sujeito e verbo por vírgulas.
b) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estress e a depressão. - Alegar transitividade direta e terapêutica é o correto.
c. Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles. - Sujeito separadado do verbo.
d. Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro. - Convencê-lo (convence alguém de algo).
-
Se Orgulham = pede a preposição "DE", quem se orgulha, se orgulha de alguma coisa.
Alternativa "E"
-
pessoal a regencia do verbo reparar da letra C, nao esta errada tbm? não seria repararam em que se trata de uma arvore?
-
a questao esta pedindo que vc marque a questao que a regencia esteja certa leltra E
-
a) No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade.
1° erro: Concordância verbal.
2° erro: Regência verbal: Sujeita ''a''
b) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estress e a depressão.
1° erro: Regência verbal: Alegar é VTD.
2° erro: A oração adjetiva devia ser restritiva. dado que ''prática terapeutica'' não e um conjunto unitário/único.
c) Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles.
erro: Vírgulas separando o sujeito do seu verbo
d) Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro.
1°erro: Regência verbal: Há dois OI e o verbo convencer é VTDI ( exige complemento distintos)
2° erro: Devia ser porque, pois é uma conjunção causal equivalente a uma vez que.
3°erro: Falta uma vírgula: faria parte de seu livro e, para tanto (,) era necessário medir o seu perímetro.
e) CERTA
-
a) No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade. Errado.
Correto - No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui, a paineira continuará a presenciar as transformações a que o progresso sujeita a cidade.
b) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estress e a depressão. Errado.
Correto - Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando que essa é uma prática terapêutica, que combate o estress e a depressão.
c) Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles. Errado.
Correto - Os trabalhadores de São Paulo, frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles.
d) Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro. Errado.
Correto - Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencê-lo de que a árvore estava sendo estudada porque faria parte de seu livro e, para tanto, era necessário medir o seu perímetro.
e) Por abrigar esculturas de insignes artistas brasileiros, o Cemitério da Consolação tornou-se um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, do qual os paulistanos se orgulham. Correta.
-
-
Um erro que não vi corrigirem: ANTÔNIO
Proparoxítona eventual ou paroxítona terminada em ditongo
Estou errado?
-
Letra D - Antônio vai acento, porque é uma palavra igual a qualquer outra.
-
sobre a Letra c:
Reparar
a – no sentido de consertar: sem preposição.
Ex.: Vou chamar o técnico para reparar a televisão.
b – no sentido de prestar atenção, observar: exige a preposição em.
Ex.: Não repare na bagunça.
Entao estou com a mesma dúvida que o Rafael Negrizoli.
https://portuguessemmisterio.com.br/2015/08/07/regencia-verbal/
Sobre a letra b: Há mais um erro>> O certo é : ESTRESSE
-
Pessoal, não entendi o porquê dessa virgula entre "São Paulo, do qual".
Alguém poderia me explicar, por favor.
Desde já, obrigado!
-
Lucas Oliveira,
porque se trata de uma oração subordinada adjetiva explicativa (sempre entre vírgulas).
Está explicando um antecendente (no caso, Cemitério da Consolação). Transformando o período, seria mais ou menos assim: O Cemitério da Consolação, orgulho dos paulistanos (do qual os paulistanos se orgulham), tornou-se um importante...
Se estiver errado, corrijam-me.
Bons estudos!
-
Gostei da forma de comentar de weberti silva e mara lima, quero apenas complementar sobre a regencia do verbo convencer; ele tem dupla regência: “convencer alguém a fazer algo” e, no sentido de fazer crer, emprega-se com preposição de: “convenceram-no da utilidade do projeto”.
"Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."
-
A questão pede qual a assertiva com a REDAÇÃO correta. Isso quer dizer que devemos observar, inclusive, a pontuação. Estão corrigindo apenas a regência e esquecendo dos outros erros. Há erros de pontuação, acentuação, regência.
a) No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo já não estiverem mais aqui, a paineira continuará a presenciar as transformações a que o progresso sujeita a cidade. (1.as vírgulas estavam colocadas erroneamente); 2. Sujeita (VTDI) Sujeita a cidade a transformações não "em" transformações.
b) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando que essa é uma prática terapêutica, que combate o estress e a depressão. (1. Alegar: VTD - quem alega, alega algo ou alguma coisa; 2. Terapêutica tem acento circunflexo no segundo e, pois é proparoxítona e todas as proparoxítonas são acentuadas: te-ra-pêu-ti-ca).
c) Os trabalhadores de São Paulo, frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles. (1. coloquei mais uma vírgula antes de frequentemente para não separar o sujeito do verbo, mas poderia ficar sem nenhuma vírgula também; 2. retirei a preposição "de" após o reparam, pois esse verbo não exige a preposição).
d) Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencê-lo de que a árvore estava sendo estudada porque faria parte de seu livro e, para tanto, era necessário medir o seu perímetro. (1.O correto é convencê-lo e não convencer-lhe; 2. O porque é junto e não separado, pois nesse caso é uma conjunção explicativa: equivale a "pois"; 3. Creio que deve existir uma vírgula também após o para tanto; 4. Pode ser que Antônio tenha acento também, mas aí eu teria que ver como está escrito na certidão de nascimento dele, pois nesse caso é o registro civil quem manda, por mais errado que esteja, kkk).
e) Por abrigar esculturas de insignes artistas brasileiros, o Cemitério da Consolação tornou-se um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, do qual os paulistanos se orgulham. (correta)
-
A) No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui, a paineira continuará a presenciar as transformações a que o progresso sujeita a cidade.
B) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando que essa é uma prática terapêutica, que combate o estresse e a depressão.
C) Os trabalhadores de São Paulo, frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles.
D).... convencê-lo de que a árvore estava sendo estudada por quem faria parte de seu livro
E) Correta
-
a-No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui, a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade.
Virgula depois de AQUI.
Quem sujeita, sujeita alguem a algo--> Correto seria: a que
b-Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estress e a depressão.
Correto:Quem alega, alega alguma coisa/algo--> que
c-Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles.
Correto:quem repara repara alguma coisa--> que
d-Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro.
Correto: quem convence, convence alguem de alguma coisa --> convencê-lo.
Porque = pois --> Porque junto e não separado
e-Por abrigar esculturas de insignes artistas brasileiros, o Cemitério da Consolação tornou-se um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, do qual os paulistanos se orgulham.
Quem se orgulha, se orgulha de alguma coisa.--> DO QUAL
-
Caros,
a) No futuro, quando todos os que hoje circulam por São Paulo, já não estiverem mais aqui a paineira continuará a presenciar, as transformações em que o progresso sujeita a cidade. (ERRADA)
Justificativa: Não se separa o complemento verbal (as transformações em que o progresso sujeita a cidade) do seu verbo (presenciar). Outro adendo é que o emprego da preposição “em” também é descabido no contexto oracional em que está inserida.
b) Há pessoas que se reúnem em parques com o simples propósito de abraçar árvores, alegando de que essa é uma prática terapeutica, que combate o estresse e a depressão. (ERRADA)
Justificativa: Quem alega, alega algo. No contexto da alternativa a preposição “de” foi empregado de forma incorreta. Outra questão de ortografia – estresse.
c) Os trabalhadores de São Paulo frequentemente, passam pela paineira da Biblioteca Mario de Andrade e não reparam de que se trata de uma árvore centenária, que está ali antes deles. (ERRADA)
Justificativa: Não se separa sujeito e verbo, mesmo quando há um advérbio deslocado, como é o caso do frequentemente. O verbo reparar é transitivo direito e não pede a preposição “de”.
d) Ao se deparar com seu editor, Antonio teve a ideia de convencer-lhe de que a árvore estava sendo estudada por que faria parte de seu livro e, para tanto era necessário medir o seu perímetro. (ERRADA)
Justificativa: O verbo convencer é VTDI, portanto há um objeto direito e um objeto indireto. No emprego de “convencer-lhe de que a árvore estava...”, o “lhe” é objeto indireto e ainda foi empregada a preposição “de” que também se tornou objeto indireto.
Poderia ser escrita das seguintes formas:
“Convencê-lo de que a árvore estava sendo estudada.....”
“Convencer-lhe que a árvore estava sendo estudada....”
e) Por abrigar esculturas de insignes artistas brasileiros, o Cemitério da Consolação tornou-se um importante ponto turístico da cidade de São Paulo, do qual os paulistanos se orgulham. (CORRETA)
Justificativa: O único trecho que pode ter ocasionado alguma dúvida, é o “do qual os paulistanos se orgulham”, Entretanto, quem se orgulha, se orgulha de algo.
Espero ter ajduado, bons estudos.
-
A- Virgula depois do presenciar errado. Preposiçao errada “em” depois de as tranformaçoes, o correto seria “a que”.
B- Alegando “de” preposição errada. Terapêutico tem acento proparoxítona. Estresse.
C- Virgula depois de frenquenmente errada, e preposição de depois de reparam errada.
D- Convencê-lo; porque; faltou a virgula depois de para tanto.
-
Bom comentário do professor Arenildo. Obrigado.
-
essas questões de redação tem q ter um olho de águia, os caras colocam todos os assuntos da lingua portuguesa nesse tipo de questao kk
-
Gente, eu fui só pelas vírgulas e deu certo