SóProvas


ID
1889032
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                É permitido sonhar

      Os bastidores do vestibular são cheios de histórias – curiosas, estranhas, comoventes. O jovem que chega atrasado por alguns segundos, por exemplo, é uma figura clássica, e patética. Mas existem outras figuras capazes de chamar a atenção.

      Takeshi Nojima é um caso. Ele fez vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná. Veio do Japão aos 11 anos, trabalhou em várias coisas, e agora quer começar uma carreira médica.

      Nada surpreendente, não fosse a idade do Takeshi: ele tem 80 anos. Isto mesmo, 80. Numa fase em que outros já passaram até da aposentadoria compulsória, ele se prepara para iniciar nova vida. E o faz tranquilo: “Cuidei de meus pais, cuidei dos meus filhos. Agora posso realizar um sonho que trago da infância”.

      Não faltará quem critique Takeshi Nojima: ele está tirando o lugar de jovens, dirá algum darwinista social. Eu ponderaria que nem tudo na vida se regula pelo critério cronológico. Há pais que passam muito pouco tempo com os filhos e nem por isso são maus pais; o que interessa é a qualidade do tempo, não a quantidade. Talvez a expectativa de vida não permita ao vestibulando Nojima uma longa carreira na profissão médica. Mas os anos, ou meses, ou mesmo os dias que dedicar a seus pacientes terão em si a carga afetiva de uma existência inteira.

      Não sei se Takeshi Nojima passou no vestibular; a notícia que li não esclarecia a respeito. Mas ele mesmo disse que isto não teria importância: se fosse reprovado, começaria tudo de novo. E aí de novo ele dá um exemplo. Os resultados do difícil exame trazem desilusão para muitos jovens, e não são poucos os que pensam em desistir por causa de um fracasso. A estes eu digo: antes de abandonar a luta, pensem em Takeshi Nojima, pensem na força de seu sonho. Sonhar não é proibido. É um dever.

(Moacyr Scliar. Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar, 1996. Adaptado)

Muitos pensam em desistir __________uma carreira, pois acreditam que não estejam aptos ____________ enfrentar o difícil exame do vestibular.

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Alternativas
Comentários
  • Verbo desistir - verbo intransitivo ou verbo transitivo indireto. Desistir de.

     

    Adjetivo apto - a, para

     

    PS - não poderia ser a letra A - proibida a crase antes de verbo.

     

    Alternativa D

     

     

  • Quem desiste, desiste de alguma coisa. ----> desistir de uma carreira

    Quem está apto, está apto a algo, para algo ----> Aptos para enfrentar 

  • uma carrreira = "uma " artigo indefinido, não admite CRASE.

    Quem desiste, desiste "de algo" .Verbo transitivo indireto. Como artigo indefinido não admiti a união, LOGO ficará "de"

     

    ENFRENTAR = verbo, e verbo não possue artigo.

    Quem  está apto, está apto para algo. Verbo intransitivo indireto.

     

    DE-PARA

     

    LOGO ALTERNATIVA (D)

  • Caio Felipe, a palavra "apto" não é verbo e sim adjetivo, e um verbo é Transitivo (direto/indireto) ou Intransitivo não pode ser "Verbo Intransitivo Indireto".

     

    Bom estudo!

  • para - finalidade

  • Muitos pensam em desistir ____DE______uma carreira, pois acreditam que não estejam aptos __Para_______ enfrentar o difícil exame do vestibular.

     

    Quem desitir, desistir "DE" algo

    Quem estar apto, estar apto "A" alguma coisa   ou   Estar apto "PARA" algo     OBS. Não pode ter crase, pois não tem artigo definido.

     

    Gabarito:D

     

     

  • Não existe crase antes de verbo no infinitivo 

  • -> Antes de verbo não ocorre crase;
    -> Desistir "de" alguma coisa;

    GABARITO -> [D]

  • gabarito D

     

     

    Regência

    A regência se comporta da maneira de construir um sentido à palavra , com preposições. Regência vem do verbo reger, sabe? Maestria, etc.

    Desistir (de)

    Quem desiste, só pode desistir (de) alguma coisa.

    A pessoa não pode desistir alguma coisa. Percebeu que o verbo desistir, pede obrigatoriamente uma preposição? Isso ocorre com substantivos, adjetivos também... Regência nominal.

     

    Para enfrentar, porque quem está apto , está apto para alguma coisa.

    Observe que o adjetivo pediu uma preposição obrigatória também, e não é a preposição a, porque não poderia ocorrer crase ali , da junção com preposição (a)+ artigo definido (a).

     

     

    Abraços

     

  • Questão de regência:

     

    Quem desiste, desiste de algo

    Quem está apto, está apto ou para algo

     

    GABARITO: D

  • ante de verbo NUNCA tem crase!

  • gab. D