-
Os princípios básicos desta “filosofia” de gestão, passam por reinventar e não evoluir, através do desenvolvimento de processos que promovam o “corte” na organização existente.
Esta abordagem implicaria pôr em questão toda a forma de trabalhar da organização, com a redefinição total dos processos num corte claro com o passado. O primeiro passo é a definição de uma estratégia global, com recurso à recolha de informação e dados factuais sobre as necessidades e expectativas dos clientes e identificação das alterações a efetuar. A partir destes pressupostos estão criadas as condições para identificar a nova rede de processos da organização e otimizar a mesma, através da análise de valor de cada processo e eventual eliminação de atividades que não tragam mais-valias para a organização e/ou cliente.
A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases:
1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto;
2ª Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento(recursos)), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas;
3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar os processos (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar esses processos;
4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.
-
De forma resumida e fundamentada: Para Hammer e Champy a reengenharia é “a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade”.
A reengenharia provoca fortes alterações na organização, “representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma”. Não é utilizada para “fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente”. A reengenharia utiliza palavras-chaves como: “fundamental, radical, drástica e processos” (Chiavenato, 2004).
-
Pra quem não é assinante gab letra d
Questão boa pra indicar comentário!
-
Difícil...
-
a) busca mudar a maneira de ser dos gerentes e trabalhadores e reformula o que já existe na organização;
b) garante que os talentos mantenham o funcionamento dos atuais sistemas administrativos;
c) representa uma opção por mudanças graduais e deve ser utilizada por todas as organizações;
d) sustenta-se na inovação com base em conhecimento e tecnologia disponíveis;
e) visa a alcançar moderadas melhorias em todos os indicadores de desempenho.
...sinceramente, para mim estavam todas ERRADAS. De alguma forma, ficaríamos entre a (A) "reformula", embora o "já existe"; ou a (D) "inovação", embora o "disponíveis". Acertou quem errou com a (D).
-
-
Reengenharia é um método drástico. Trata-se de uma mudança profunda e radical nos processos da organização com dois objetivos principais: criar processos focados no cliente e promover grandes saltos de qualidade.
Alternativa A. Errado. A mudança proposta pela reengenharia é nos processos de trabalho e não na “maneira de ser” dos gerentes.
Alternativa B. Errado. A ideia é reformar profundamente os processos de trabalho.
Alternativa C. Errado. A reengenharia é uma mudança drástica.
Alternativa D. Certo. A reengenharia sustenta-se na inovação. Segundo Schumpeter, o processo de inovação consiste em um processo de destruição criativa. Trata-se da destruição do “velho” por novas formas de trabalho.
Alternativa E. Errado. O objetivo da reengenharia é promover grandes saltos de economia.
Gabarito: D
-
Gabarito: item D
Amigos, tudo que se precisa saber matar a questão é:
REENGENHARIA=MUDANÇAS RADICAIS
--->Desta forma, os itens que contêm termos como "já existe na organização", " mantenham"; "mudanças graduais" , "moderadas melhorias" devem ser eliminados pois a reengenharia é radical, implanta algo do ZERO!
Assim, só sobra o item D , que está corretíssimo. O fato do item colocar o termo "conhecimento e tecnologia disponíveis" não o invalida, pois a mudança radical acontece nos PROCESSOS e não necessariamente na tecnologia da empresa e deve ocorrer com as tecnologias disponíveis no mercado. Não tem como trabalhar com tecnologias inexistentes ou indisponíveis.
Espero ter ajudado, foi a forma como entendi.
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê
-
Dentro do assunto Gestão de Processos, os pontos mais cobrados exploram as técnicas e ferramentas de mapeamento de processos e o Ciclo PDCA.
➢ Aprofunde-se nas diferenças entre as três principais metodologias utilizadas para o aperfeiçoamento dos processos:
• Melhoria: são técnicas que melhoram progressivamente os processos já existentes.
• Redesenho: É a metodologia entre a Melhoria e a Reengenharia. Aproveita parcialmente o que já há dos processos para redesenha-los.
• Reengenharia: É a técnica mais radical das três, em que não há um compromisso de aproveitamento do que havia anteriormente.