-
C) O Caderno Mare no 01 menciona as principais características da Administração Pública gerencial (também chamada de nova Administração Pública):
• orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;
• ênfase no controle dos resultados através dos contratos de gestão;
• fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, e valorização do seu trabalho técnico e político de participar, juntamente com os políticos e a sociedade, da formulação e gestão das políticas públicas;
• separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessas mesmas políticas;
• distinção de dois tipos de unidades descentralizadas: as Agências Executivas, que realizam atividades exclusivas de Estado, por definição monopolistas, e os serviços sociais e científicos de caráter competitivo, em que o poder de Estado não está envolvido;
• transferência para o setor público não estatal dos serviços sociais e científicos competitivos;
• adoção cumulativa dos mecanismos de controle social direto para controlar as unidades descentralizadas: do contrato de gestão em que os indicadores de desempenho sejam claramente definidos e os resultados medidos; e da formação de quase mercados em que ocorre a competição administrada;
• terceirização das atividades auxiliares ou de apoio, que passam a ser licitadas competitivamente no mercado.
Certamente é importante destacar quais são as características da administração gerencial, porém mais importante ainda é compará-las com as características da administração burocrática, colocando-as lado a lado, e analisando suas diferenças.
-
No item iv, considero que a afirmativa de que há lealdade a autoridade seja um pouco forçada demais. Acho que a lealdade é ao cidadão e não a autoridade.
-
Por exclusão, alternativa C
I. (Burocracia) caracteriza-se pelo formalismo e lealdade ao governante, havendo uma clara distinção entre os bens públicos e os bens privados.
II. (Burocracia) caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, (Patrimonialismo) não havendo distinção entre res publica e bens privados.
III. Correto
IV. Com ressalvas: lealdade à autoridade. Conforme JOSE JUNIOR, 19 de Janeiro de 2017, às 18h05
-
No item IV, esse "Lealdade à autoridade" me deixou muito em dúvida.
Alguem consegue fundamentar? Ao meu ver faz com que o item fique errado.
-
Correto C.
Gente vamos colocar o gabarito antes de comentários ou adjacentes.
Não sabia que a FCC, agora que dar uma de CESPE "Ninguém gabarita minha prova".... apesar de ter acertado, o item IV em uma prova deixa a pessoa em pânico e vai fazer recurso para você vê...simplesmente ela pode aceitar ou não e não tem mais o que falar, volto a repetir enquanto tivermos a Lei que regulariza o concurso público presa no Congresso, ficaremos a mercê dessas bancas que fazem o que bem entendem..... o final do item IV deveria ser ....lealdade ao cliente-cidadão, ou ...ao bem comum, enfim.
Os cães ladram mas a caravana não para... Não desista dos seus sonhos....
-
Gab: C
Palavras-Chave:
Patrimonialismo ----> Bem público não se distingue dos bens privados do governante;
Burocrático ----> Excesso de formalismo, hierarquia e controle;
Gerencial ----> Foco no cidadão e busca por resultados.
-
Em verde o que está correto e em vermelho o erro das afirmativas.
I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pelo formalismo e lealdade ao governante, havendo uma clara distinção entre os bens públicos e os bens privados.
O modelo patrimonialista é caracterizado pela não distinção entre res publica e res principis, ou seja, não há distinção entre o patrimônio público e o bem privado. O monarca utilizava o bem público para interesses pessoais, utilizando o Aparelho do Estado como extensão do poder e interesse do soberano.
II. O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.
O modelo gerencial caracteriza-se, dentre outras, por formas flexíveis de gestão, horizontalização das estruturas, descentralização de funções e redução dos níveis dos níveis hierárquicos. A preponderância da hierarquia é característica do modelo burocrático. No modelo gerencial há distinção entre os bens públicos e privados. O único modelo em que não há essa distinção é o patrimonial. No entanto, algumas práticas patrimonialistas ainda se fazem presentes em todos os modelos.
III. O modelo burocrático caracteriza-se pela autoridade racional e legal, o formalismo e o controle hierárquico. Predominam os controles formais sobre os processos administrativos.
Alternativa correta.
IV. O modelo gerencial caracteriza-se pelo foco no cliente, descentralização administrativa, busca de resultados e lealdade à autoridade.
Conforme a literatura o modelo gerencial é fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão. O modelo que propõe lealdade à autoridade é o patrimonialismo. Não consegui localizar em nenhum material de estudo referências de lealdade à autoridade no modelo gerencial. Como não havia alternativa que considerasse apenas a III correta, considerei como certa.
FCC do cão!
-
Concordo com muita gente aqui que o item IV deveria estar errada, também não encontrei referências que mencionem "lealdade a autoridade", sendo assim, marquei dentre as opções, a menos errada.
-
IV: lealdade às instituições, lealdade ao povo, lealdade à autoridade... etc.
Não foi utilizado a palavra apenas. Coisa simples! Não procurem pelo em ovo.