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ID
1894375
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, nesta perspectiva, tornam a definir essências, como por exemplo: a essência da percepção, a essência da consciência. A fenomenologia representa uma tendência filosófica que, inclusive, questionou os conhecimentos do positivismo, elevando a importância do sujeito no processo

Alternativas
Comentários
  • O interesse para a Fenomenologia não é o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se realiza para cada pessoa. A redução fenomenológica requer a suspensão das atitudes, crenças, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experiência em foco, porque esta é a realidade para ela.  Significa, portanto, restringir o conhecimento ao fenômeno da experiência de consciência, desconsiderar o mundo real, colocá-lo "entre parênteses", o que no jargão fenomenológico não quer dizer que o filósofo deva duvidar da existência do mundo como os idealistas radicais duvidam, mas se preocupar com o conhecimento do mundo na forma que se realiza e na visão do mundo que o indivíduo tem. Por este motivo a Fenomenoligia se identifica na persctiva da renovação do conservadorimo, pois dá novos ares a práticas antigas...

  • Gabarito: C

     

    Fenomenologia: é a busca da essência das coisas por meio da investigação racional, em que o fenômeno se apresentaria livre dos elementos pessoais e culturais. O alcance da essência fundamenta o conhecimento e se processa na experiência e/ou experimentação. Características:

    Ø  Superação da dicotomia sujeito-objeto;

    Ø  Ênfase colocada no processo, e não simplesmente no resultado;

    Ø  O conhecimento é provisório, elaborado e reelaborado constantemente;

    Ø  Círculo hermenêutico (compreensão, interpretação e nova interpretação) com enfoque subjetivo-compreensivista, com ênfase na pesquisa de abordagem qualitativa;

    Ø  Opõe-se a filosofia positivista (presa à visão objetiva de mundo), contrapondo-se à crença na possibilidade de um conhecimento neutro e despojado de subjetividade e distante do homem.

    Ø  Noção de intencionalidade: essa intencionalidade é da consciência, que sempre está dirigida a um objeto, tendendo ao reconhecimento de que não existe objeto sem sujeito, embora a fenomenologia eleve a importância do sujeito no processo de construção do conhecimento.

    Ø  Retomada da humanização da ciência, estabelecendo nova relação entre sujeito e objeto, homem e mundo, considerados como polos inseparáveis

     

    Para aprofundar o assunto, recomendo a leitura do artigo:

     http://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4403/3445.

     

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  • Fã da Nilza!

     

  • Cespe 2010

    A intervenção social entendida como processo de ajuda psicossocial desenvolvido por meio de um diálogo a partir do qual ocorrem transformações inerentes às exigências de uma pessoa, um grupo ou uma comunidade possui dimensões delimitadas por construções fenomenológicas.