SóProvas


ID
1896001
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

                Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis

      Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.

      É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.

      As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.

      No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália). Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.

      Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.  

      "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

                                                 (Cláudia Collucci. Folha de São Paulo, 29/07/2013.)

É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso”.

Nesse segmento do texto usam‐se aspas para

Alternativas
Comentários
  • Aspas = As aspas são usadas comumente em citações, mas também há outras funções bem interessantes. Atualmente o negrito e o itálico vêm substituindo frequentemente o uso das aspas. Resumindo, elas são empregadas:
    1) Antes e depois de citações textuais

    2) Para assinalar estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias e expressões populares ou vulgares, conotativas.

    3) Para realçar uma palavra ou expressão imprópria; às vezes com objetivo irônico ou malicioso.

    4) Quando se citam nomes de mídias, livros etc.

    PESTANA (2012)

     

  • Aspas duplas são usadas em citações (isto é, transcrevendo literalmente as palavras de alguém):

    “A situação econômica da Grécia é crítica”, disse o ministro Guido Mantega..

    Quando se dá destaque a algo dentro de uma sentença que já está entre aspas, usam-se aspas simples: Ele disse:

    “Encaro no mínimo como ‘deselegantes’ suas afirmações”.

    Aspas também são utilizadas para destacar palavras ou expressões irônicas, de gozação, de gíria  ou em sentido figurado:

    Ele é um “grande” amigo!

    Alternativa E

     

     

  •  GAB:E        Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema. AÍ VEM A RESPOSTA.= "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", DIZ ELE".  BONS ESTUDOS GUERREIROS! TJ-AL.

  • Na corrida li "citar' no lugar de "criticar"...affff

  •  "É um quadro barra pesada. Nos países desenvolvidos, existem políticas de segurança bem consolidadas. Aqui estamos acordando com um pouco de atraso", diz ele.

    Gabarito letra E. Marcar a fala de outra pessoa no texto

  • O "diz ele" no final da frase fica fácil identificar a resposta.

    GAB: E