a) não pode ser a letra A pois fala sobre "potenciais inatos" que é a característica do inatismo/ nativismo.
b) Correta- teoria sócio-construtivista-
c) o erro está em dizer: caberá à escola favorecer as exigências culturais e familiares. Familiares não né? rs
d) o erro está em falar que a escola possui influência preponderante. Preponderante significa: que tem mais peso, importância, influência ou força.
e)o erro está em: a família não é capaz sozinha de lidar com a educação de seus membros numa perspectiva interpsíquica
A aprendizagem, conforme defende Vigotski (2002, p. 115), “[...] pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que a cercam”. É na relação do sujeito com o meio físico e social, mediada por instrumentos e signos (entre eles a linguagem), que se processa o seu desenvolvimento cognitivo. Ou seja, de acordo com o conceito de trabalho de Marx e Engels (1977), ao transformar a natureza o homem também se transforma.
Nessa perspectiva, o desenvolvimento psíquico do homem se realiza por meio do que Vigotski chamou de processo de internalização (VIGOTSKI, 2001). Segundo esse autor, as relações intrapsíquicas (atividade individual) constituem-se a partir das relações interpsíquicas (atividade coletiva). É neste movimento do social ao individual que se dá a apropriação de conceitos e significações, ou seja, dá-se a apropriação da experiência social da humanidade. Desta forma, podemos entender que a aprendizagem não ocorre espontaneamente e apenas a partir das condições biológicas do sujeito, mas mediada culturalmente.
Nas palavras de Leontiev, O homem não está evidentemente subtraído ao campo da ação das leis biológicas. O que é verdade é que as modificações biológicas hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio-histórico do homem e da humanidade (LEONTIEV, 1978, p. 264).
Desta forma, a atividade realizada em comum, coletiva, ancora o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ao configurar-se no espaço entre a atividade interpsíquica e intrapsíquica dos sujeitos.
Nesse sentido, tem-se que a relação entre atividade coletiva e individual está relacionada com a tese vigotskiana de que o conhecimento ocorre em um primeiro momento no social (interpessoal) para transformar em individual (intrapessoal).
Fonte: "ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: unidade entre ensino e aprendizagem."