SóProvas


ID
1897477
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento psicossocial dos seres humanos, conforme os escritos de Vygotsky, é marcado pela qualidade do contato estabelecido entre os sujeitos e a cultura circundante. Se imaginarmos que o desenvolvimento referido se dá em determinados contextos sociais, dentre estes, na escola, podemos concluir que a escola é um lugar relevante na promoção de experiências favorecedoras deste processo. Considerando as teorias e conceitos utilizados por Vygotsky para compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky ressaltou a importância do outro para a aprendizagem. Para esse autor, o indivíduo é um sujeito histórico que se constrói por meio da relação com o mundo cultural.

    A teoria de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro aponta que ele é a base biológica e suas especificidades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Essas concepções baseiam sua ideia de que as funções psicológicas superiores (como, por exemplo, a linguagem) são construídas ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo.

  • gab.: B

     

    comentário q queria ver

  • a) não pode ser  a letra A pois fala sobre "potenciais inatos" que é a característica do inatismo/ nativismo.

    b) Correta- teoria sócio-construtivista-

    c) o erro está em dizer:  caberá à escola favorecer as exigências culturais e familiares. Familiares não né? rs

    d) o erro está em falar  que a escola possui influência preponderante. Preponderante significa: que tem mais peso, importância, influência ou força. 

    e)o erro está em: a família não é capaz sozinha de lidar com a educação de seus membros numa perspectiva interpsíquica 

  • A aprendizagem, conforme defende Vigotski (2002, p. 115), “[...] pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que a cercam”. É na relação do sujeito com o meio físico e social, mediada por instrumentos e signos (entre eles a linguagem), que se processa o seu desenvolvimento cognitivo. Ou seja, de acordo com o conceito de trabalho de Marx e Engels (1977), ao transformar a natureza o homem também se transforma.

     

    Nessa perspectiva, o desenvolvimento psíquico do homem se realiza por meio do que Vigotski chamou de processo de internalização (VIGOTSKI, 2001). Segundo esse autor, as relações intrapsíquicas (atividade individual) constituem-se a partir das relações interpsíquicas (atividade coletiva). É neste movimento do social ao individual que se dá a apropriação de conceitos e significações, ou seja, dá-se a apropriação da experiência social da humanidade. Desta forma, podemos entender que a aprendizagem não ocorre espontaneamente e apenas a partir das condições biológicas do sujeito, mas mediada culturalmente.

     

    Nas palavras de Leontiev, O homem não está evidentemente subtraído ao campo da ação das leis biológicas. O que é verdade é que as modificações biológicas hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio-histórico do homem e da humanidade (LEONTIEV, 1978, p. 264).

     

    Desta forma, a atividade realizada em comum, coletiva, ancora o desenvolvimento das funções psíquicas superiores ao configurar-se no espaço entre a atividade interpsíquica e intrapsíquica dos sujeitos.

     

    Nesse sentido, tem-se que a relação entre atividade coletiva e individual está relacionada com a tese vigotskiana de que o conhecimento ocorre em um primeiro momento no social (interpessoal) para transformar em individual (intrapessoal).

     

    Fonte: "ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: unidade entre ensino e aprendizagem."

  • No caso a letra "D",propõe que a familia é capaz sozinha de lidar com a educação de seus membros numa perspectiva ?

  • O sujeito desenvolverá as funções da linguagem, do pensamento e do controle da própria conduta apenas se, a princípio, tais funções forem vivenciadas como atividade interpsíquica (entre as pessoas).