SóProvas


ID
1901176
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Violência e favelas


      O crescimento dos índices de violência e a dramática transformação do crime manifestados nas grandes metrópoles são alarmantes, sobretudo, na cidade do Rio de Janeiro, sendo as favelas as mais afetadas nesse processo.

      “A violência está o cúmulo do absurdo. É geral, não é? É geral, não tem, não está distinguindo raça, cor, dinheiro, com dinheiro, sem dinheiro, tá de pessoa para pessoa, não interessa se eu te conheço ou se eu não te conheço. Me irritou na rua eu te dou um tiro. É assim mesmo que está, e é irritante, o ser humano está em um estado de nervos que ele não está mais se controlando, aí junta a falta de dinheiro, junta falta de tudo, e quem tem mais tá querendo mais, e quem tem menos tá querendo alguma coisa e vai descontar em cima de quem tem mais, e tá uma rivalidade, uma violência que não tem mais tamanho, tá uma coisa insuportável.” (moradora da Rocinha)

      A recente escalada da violência no país está relacionada ao processo de globalização que se verifica, inclusive, ao nível das redes de criminalidade. A comunicação entre as redes internacionais ligadas ao crime organizado são realizadas para negociar armas e drogas. Por outro lado, verifica-se hoje, com as CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaladas, ligações entre atores presentes em instituições estatais e redes do narcotráfico.

      Nesse contexto, as camadas populares e seus bairros/favelas são crescentemente objeto de estigmatização, percebidos como causa da desordem social o que contribui para aprofundar a segregação nesses espaços. No outro polo, verifica-se um crescimento da autossegregação, especialmente por parte das elites que se encastelam nos enclaves fortificados na tentativa de se proteger da violência.

                                         

        (Maria de Fátima Cabral Marques Gomes, Scripta Nova)

“...e quem tem mais tá querendo mais, e quem tem menos tá querendo alguma coisa”; nesse segmento do texto 2 o verbo ter está empregado em lugar do verbo possuir. A frase abaixo em que o verbo ter foi substituído de forma adequada é:

Alternativas
Comentários
  • FGV???

  • Meu Deus!

  • Não sei o porquê e como acertei isso.

     

  • Eu acho tb que poderia ser a letra D...Eu pesquisei a frase original e esse "tem" está no lugar de "registra".

    O que vcs acham?

     

  • kkkkkk RAFAEL SANTOS, parece que a FGV tem pacto com o imundo?

     

  • Não entendi, por que está certa e as outras erradas. Alguém consegue explicar?

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A questão pediu a substituição do verbo ter de forma adequada:

     a)“A abelha atarefada não tem tempo para tristeza” (Blake) / precisa de; (Inadequado por modificar o sentido. A frase original indica apenas que a abelha não possui tempo para tristeza pelo fato de estar atarefada, e não que o tempo é relevante para abelha)

     b)“Para suportar as aflições dos outros, todo mundo tem coragem de sobra” (B. Franklin) / prova; (inadequado. Todo mundo demonstra coragem. Provar a coragem seria contraditório, visto que o problema é dos outros. Como eu vou provar a minha coragem em um problema que somente o outro pode resolver? Logo, a frase insinua que as pessoas tem essa coragem toda porque o problema não é dela.)

     c)“O amor é um pássaro que tem ovos de ferro” (Guimarães Rosa) / põe; (alternativa que sobrou. É adequado dizer que um pássado põe ovos, visto que o sentido original da frase não se perde.)

     d)“A gente sabe que o amor existe graças aos crimes passionais que a imprensa tem diariamente” (Mário da Silva Brito) / fotografa; (publica diariamente, pois os crimes passionais não são sempre fotografados. Aliás, raramente são fotografados. A maioria das vezes nós lemos notícias publicadas sobre crimes passisonais, a não ser que você seja fã do site cabuloso)

     e) “Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor” (Millôr Fernandes) / demonstram. (só cabe a relação entre demonstrar anatomia do seu próprio corpo em um evento de fisioculturismo. Anatomia é uma coisa que os homens também possuem, mas que, nas mulheres, fica muito melhor.)

  • É ele mesmo!

     

  • Com muita sinceridade, a questão é realmente macabra, mas eu - me ligando com os espíritos zombeteiros da banca - consegui encontrar 0,000001% de lógica na questão, o que me fez acertar, a despeito de tantas outras que eu errei. Vou tentar trazer lógica ao ilógico:

    .

    a) “A abelha atarefada não tem tempo para tristeza” (Blake) / precisa de;

    Se nós substituirmos o termo "precisa de" pelo "tem" da questão, o sentido da frase se perderá. O sentido original é de que ela não gastaria tempo, não desperdiçaria tempo, apesar de possuí-lo.

    .

    b) “Para suportar as aflições dos outros, todo mundo tem coragem de sobra” (B. Franklin) / prova;

    Confesso que nessa questão eu fiquei em bastante dúvida. Afinal, o verbo PROVAR (no sentido de demonstrar) faria sentido. Afinal, como aduz a assertiva, "para suportar as aflições dos outros, todo mundo PROVA (demonstra, apresenta, mostra que tem) coragem de sobra". Eu não marquei essa porque achei a alternativa C mais correta (ou menos errada, depende do ponto de vista).

    .

    c) “O amor é um pássaro que tem ovos de ferro” (Guimarães Rosa) / põe; 

    Essa, por incrível que pareça, tem sentido. Afinal, quando nos expressamos falando: "a galinha DOS ovos de ouro", "a avestruz TEM um ovo muito grande", estamos afirmando que essas aves põem ovos, não é mesmo? Logo, a metáfora faz sentido, em afirmar que o amor põe ovos de ferro.

    .

    d) “A gente sabe que o amor existe graças aos crimes passionais que a imprensa tem diariamente” (Mário da Silva Brito) / fotografa

    Na verdade, não existe NENHUMA relação do verbo "fotografar" com o verbo "ter". Deveras, a imprensa muito mais comete os crimes passionais do que fotografam. Por tal razão eu rechacei essa alternativa.

    .

    e) “Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor” (Millôr Fernandes) / demonstram.

    Anatomia é uma coisa que as pessoas POSSUEM e não que demonstram. O conceito - e aqui eu fui beeeem longe - é retirado dos construtos (abstrações que não são passíveis de avaliações sem que existam a definição operacional). Ou seja, não é possível DEMONSTRAR A ANATOMIA: você pode demonstrar os órgãos, o corpo, a disposição do corpo, a cor, o funcionamento, mas não a anatomia em si, compreende? Outro exemplo é a inteligência: você não pode mostrar a sua inteligência, em si, para as pessoas, apesar de ser apto a demonstrar a sua capacidade em acertar questões, conseguir aprovações, e etc.

    Ou seja, os exemplos tratam de abstrações, algo que nós damos um sentido pelos seus resultados, ante ao fato de ser impossível demonstrá-los.

    .

    BONS ESTUDOS E RUMO A APROVAÇÃO!

  • passei meia hora pra entender o que a questão queria, depois disso fui eliminando, até chegar na C

  • NAO SEI COMO ACERTEI ISSO KKKKKKKKKKKKK

  • Dá vontade de vomitar ... a questão
  • A galera falando que “acertei, mas nem sei como…”. Simples, CHUTE! Ou você sabe ou não…

  • q questão estranha :/