SóProvas


ID
190168
Banca
TRT 2R (SP)
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

I - Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

II - A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação previa em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

III - O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

IV - Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

V - As funções de confiança, exercidas preferencialmente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Diante das assertivas, assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: b)

    Somente a V está errada. E por causa de uma palavra. Vejamos como o tema está posto na CF/88:

    Art. 37. (...)

    V- as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    As demais estão todas certas. São os incisos do art. 37. Acho que nosso examinador estava com preguiça no dia e pôs a sequencia todinha, mudando só uma palavra.

    I- I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    II- II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

    III- o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    IV- durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

  • ERRADA - V - As funções de confiança, exercidas preferencialmente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

  • Cargos e  empregos publicos tambem sao acessiveis a estrangeiros,conforme lei.

  • Os cargos e empregos publicos sao acessiveis a estrangeiros na forma da lei.

  • gabarito: "B"

     

    I- correta

    II- correta

    III- correta

    IV- correta

    V- Incorreta ( são exclusivamente para servidores de cargo efetivo as funções de confiança). 

  • Não entendi por que a IV está correta. Alguém pode explicar?!
  • A alternativa IV está correta porque repete o art. 37, IV, da CF:

    "Art. 37. (...)
    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;"
  • De acordo com a lei 8112:
    "Art. 12.
    § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com
    prazo de validade não expirado."

    Então a IV estaria errada:
    Mas de acordo com a CF, será como o amigo descreveu acima:


    "Art. 37. 
    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;"
    Aqui não há restrição quanto a elaboração de um novo concurso, desde que seja prioridade a nomeação dos aprovados no último edital.


    Errei por desatenção pois na última parte da assertiva expõe:
    "sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira."

    Portanto consideremos o enunciado da CF.