SóProvas


ID
1905547
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre a prisão temporária, considere as afirmativas a seguir:

I. A prisão temporária configura espécie de prisão cautelar e será decretada no bojo da investigação criminal ou durante a instrução processual penal, tendo por finalidade assegurar a eficácia do elenco probatório.

II. Caberá prisão temporária quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos crimes arrolados exemplificativamente no art. 1º, inciso III da Lei 7.960/1989.

III. De acordo com a Lei 7.960/1989, a prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

IV. O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O item 2 está incorreto porque não é um rol exemplificativo, mas taxativo.

  • O item 1 está errado porque a prisão temporária somente pode ser decretada durante as investigações.

     

    Bons Estudos!!!

  • Art. 2° A prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público...

    § 1° Na hipótese de representação da autoridade policial, o Juiz, antes de decidir, ouvirá o Ministério Público. (isso significa dizer, que nesse caso, a prisão temporário poderá ser decretada num lapso temporal maior que 24hrs, pois o juiz depende de manifestação do MP).

    Já se a manifestação vier diretamente do MP, o juiz terá 24hrs.

     

    Íten IV incorreto também.

  • Item 1 - ERRADO: A prisão temporária só cabe durante o Inquérito Policial. Se o suspeito estiver preso por prisão temporária e for dado início à ação penal, o juiz deverá levantar esta prisão, substuindo-a por liberdade do réu ou prisão preventiva.

    Item 2 - ERRADO: O rol é TAXATIVO, e não exemplificativo. Questão sacana.

    Item 3 - CERTO: De acordo com O Art. 2° da Lei 7.960/1989, a prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

    Item 4 - CERTO:  Art. 2°, § 2°, Lei 7.960/1989:  O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento.

  • letra de lei, seca.

  • Cai na pegadinha do exemplificativamente.

  • GABARITO B


    Pessoal, a II não está errada apenas pela palavra "exemplificativa", mas porque precisamos ter em conjunto o inciso I da lei: a imprescindibilidade para as investigações do inquérito policial (inciso I da Lei de prisão temporária). Pois ambos os incisos são obrigatórios para a decretação da prisão temporária.


    bons estudos

  • Prisão Temporária:


    Tem 3 itens que merecem destaques :


    -Quando Imprescindível para a IC

    -Quando não tiver residencia fisica ou não oferecer elementos necessários de sua identidade

    -*Fundadas Razões de de AUTORIA ou PARTICIPAÇÃO em uns dos crimes da Lei. (Este é obrigatorio para ter prisão temporaria )



    Lei tem caráter taxativo

    Tempo = 5 + 5


    Hediondos e TTT = 30 + 30

  • A alternativa II encontra-se errada em razão da expressão exemplificativa, haja vista ser taxativo o rol, e (com a devida vênia a colega que pontuou pela necessidade de conjugação dos incisos I e II, do art. 1º, da Lei 7960/89) para fins de preenchimento dos requisitos, basta conjugar o inc. III com o I e/ou o II: [III + (I e/ouII)].

  • II. ERRADA, pois o rol dos crimes arrolados no art. 1º inc.III da Lei 7.960/1989, é taxativo! Como o rol pode ser taxativo, se a lei de crimes hediondos prevê mais crimes que não estão previstos na lei 7960? Mesmo sendo previsto mais crimes pela lei dos crimes hediondos, o rol continua sendo taxativo (loucura e loucura )

    A prisão temporária, sobre a qual dispõe a Lei 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, terá o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade

    Informação tirada do site LFG. https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/prisao-temporaria-como-funciona-e-quando-pode-ser-decretada

  • HAVENDO REPRESENTAÇÃO DA AUTORIDADE POLICIAL, O JUIZ ANTES DE DECRETAR A PRISÃO TEMPORÁRIA DEVERÁ OUVIR O MP.

  • Coaduno com o comentário do Matheus, pois para decretação da temporária sempre smp necessário conjugar o inc. lll com o l ou o ll, o inciso lll deve estar sempre conjugado.

  • Gabarito C

    Item 1 - ERRADO: A prisão temporária só cabe durante o Inquérito Policial. Se o suspeito estiver preso por prisão temporária e for dado início à ação penal, o juiz deverá levantar esta prisão, substuindo-a por liberdade do réu ou prisão preventiva.

    Item 2 - ERRADOO rol é TAXATIVO, e não exemplificativo.

    Item 3 - CERTO: De acordo com O Art. 2° da Lei 7.960/1989, a prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

    Item 4 - CERTO: Art. 2°, § 2°, Lei 7.960/1989:  O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento.

    @concurseiropapamike

    #Forca&Honra

  • Fala que caiu na pegadinha da exemplificativamente, mas não existe nenhuma alternativa com II, III e IV.

    Deus tá vendo você não assumir os erros por falta de estudo.

  • KRLHOOO tô me sentindo muito god por ter driblado o "exemplificativamente" KSKSDSKDJ

  • Ao meu ver o rol previsto no inciso III não é taxativo uma vez que não menciona os Crimes Hediondos, aos quais também são abarcados pela referida lei com prisão de 30 dias prorrogáveis. Creio que o referido rol seja 'não exaustivo'.

  • REALMENTE NÃO ACHEI ERRO NA IV.

    MAS ACHEI A II TÃO LINDA...

    AQUI NOS COMENTÁRIOS QUE FUI VER QUE NÃO VI O EXEMPLIFICATIVAMENTE.

  • Sobre a prisão temporária, é correto afirmar que:

    De acordo com a Lei 7.960/1989, a prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

    O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento.

  • O erro na proposição I está na afirmação de possibilidade de decretação da prisão temporária durante a instrução ou fase processual.

    O erro na assertiva II está no termo exemplificativamente, vez que o rol dos crimes permissivos de decretação da prisão temporária contido no inciso III do artigo 1º é taxativo.

    Gab: C

  • Haja visto é o que diz o cara que trabalha na embaixada.

  • Haja visto é o que diz o cara que trabalha na embaixada.

  • TAXATIVAMENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • rol taxativo,porém não exaustivo !!

  • II- Rol Taxativo e não Exemplificativo.

  • Gabarito C

    Fiquei entre B e C. Marquei C, porque na B gerou dúvida se era taxativo ou exemplificativo, as vezes você pode não saber mas descarta a alternativa porque desconfia que há uma pegadinha...

  • A prisão em flagrante tem natureza pré-cautelar

  • Exemplificativamente de cara nos dá 60% da questão.

    Depois da leitura do item III que eu considerei o mais fácil, ficou tranquilo pra responder a questão.

    Concurso é assim, responde o que sabe e as demais vai no peito e na unha.

    Deus abençoe a todos.

    Gab. C

  • Atenção, a palavrinha mágica desta questão,principalmente no item II. (Cai na pegadinha)

  • Erro da 2.

    Nâo precisa prova de autoria. Certeza do crime = materialidade e indícios de autoria

  • PRISÃO TEMPORÁRIA, ROL TAXATIVOOOOOOOOOOO

  • fala sério, 2 páginas de comentário inútil.