a)O planejamento da saúde é obrigatório para a iniciativa privada e será indutor de políticas para os entes públicos.
§ 1o O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada.
b)O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é o documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde e o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber.
O objeto do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde é a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários.
c) A Rede de Atenção à Saúde é a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada.
VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;
d) O acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde do SUS.
Art. 28. O acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe, cumulativamente:
II - ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS;
e)As Regiões de Saúde serão instituídas pela União, em articulação com os Estados
Art. 4o As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT a que se refere o inciso I do art. 30.
Comentando as alternativas:
a) ERRADO - Iniciativa privada sempre caráter complementar. Nada de obrigatório!
b) ERRADO - Esta é a definição de Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica
c) ERRADO - Falou de recursos humanos, é Mapa de Saúde
d) CERTO - O acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde do SUS. Quando se tratar de Assistência Farmacêutica, o medicamento precisa ter sido prescrito por profissional de saúde do SUS e tal prescrição precisa estar em conformidade com a RENAME, Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.
e) As regiões serão instituídas pelos estados, em articulação c/ os municípios.
GABARITO: LETRA D
Art. 28. O acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe, cumulativamente:
I - estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS;
II - ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS;
III - estar a prescrição em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos; e
IV - ter a dispensação ocorrido em unidades indicadas pela direção do SUS.
DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.