- ID
- 1907572
- Banca
- COPEVE-UFMS
- Órgão
- UFMS
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Leia o trecho de texto a seguir, retirado do sítio www.g1.globo.com, acesso em 20/03/2015, e responda à questão.
SAIBA COMO DIFERENCIAR DENGUE DA FEBRE CHIKUNGUNYA
Sintomas das duas doenças são parecidos e elas são transmitidas pelo
mosquito Aedes Aegypti. Não há vacina. Melhor forma de evitá-las é a prevenção
O técnico agrícola Fernando Soares, 28 anos, sofreu duas vezes com a dengue. A última foi em 2012. "Na segunda vez foi pior. As dores no corpo eram mais intensas e precisei ser hospitalizado para me hidratar e tratar os sintomas", recorda o jovem, que hoje tem cuidado redobrado contra o surgimento do mosquito em sua casa.
O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. As duas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento.
“Ambas têm em comum o agente transmissor, o Aedes Aegypti, e os sintomas que são parecidos, bem como o tratamento. A diferença é que a febre chikungunya é de período mais curto e os sintomas hemorrágicos são menos observados”, esclarece o médico clínico do Hapvida de Belém, Wagner dos Santos. A principal diferença da chikungunya é a sensação de fortes dores nas articulações, com sinais de flogose - vermelhidão, dor, inchaço e calor. As duas doenças são diagnosticadas com exames de laboratório e podem se manifestar em um mesmo paciente.
Dengue x febre chikungunya
No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de
manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos
persistentes. “Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal”,
enfatiza Alfredo Passalacqua.
Assinale a alternativa cuja frase NÃO atende à mesma regra de concordância verbal que é adotada no seguinte trecho do último parágrafo: “No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes”.