SóProvas


ID
190954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Em relação à ação penal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • pronto!!!...agora também temos um site de relacionamento em sentido estrito aqui!!!...ahauhaua...

    vamos aos cometários:

    A - Princípio da disponibilidade da ação penal privada.

    B - O que é oferecida perante a autoridade policia é a notitia criminis para a instauração de IP. A queixa crime é a peça inicial do processo, oferecida ao Juiz.

    D - Não há decadência para o MP. Caso o MP não ofereça a ação penal no prazo começará a correr o prazo decadencial de 6 meses para o ofendido propor ação penal privada subsidiária da pública. Ver artigos 38 e 29 do CPP.

    E - Art. 60 do CPP. Só existe perempção nas ações penais privadas. 

  • C" é a correta, tendo em vista que:

    a)
    Comentários: apenas o sucessor poderia dar seguimento à ação em caso de extinção da pessoa jurídica, inclusive por se tratar de ação penal privada.


    b) Comentários: Jamais a queixa-crime poderá ser ofertada em sede policial, apenas na fase judicial. O que é feito na delegacia por exemplo, é a notícia crime.

    c) Comentários: Corretíssima, pois a denúncia é a peça processual oferecida quando a ação penal é pública, não importa se é condicionada ou não.

    d) Comentários: Não haverá decadência para o MP se ele não oferecer denúncia, ele poderá fazer a qualquer tempo, mas pasando do prazo, a vítima ou seu representante poderá intentar ação penal subsidiária da pública.

    e) Comentários: Este conceito é para ação penal privada, quando o ofendido deixar de promover o andamento do processo, aí sim haverá a perempção.

      

  • A Queixa-crime só pode ser oferecida ao juiz; já a representação pode ser feita ao juiz, ao Ministério Público ou à autoridade policial.
  • Qual a diferença entre queixa-crime e representação? Quando o ofendido oferece a representação não é a mesma coisa dele estar oferecendo a queixa-crime?

  • Na verdade gostaria do esclarecimento sobre estes termos a seguir: 

    queixa-crime;

    denúncia;

    promoção da ação penal;

    representação.

  • Marconijrr, resumindo bem rápido aqui pra vc.

    queixa-crime: é a forma de se iniciar uma ação penal privada

    denúncia: é a forma de se iniciar uma ação penal publica

    promoção da ação penal: é a instauração da ação penal. Quem promove? será MP ou será a vítima ou, em caso de morte, ver o art 31 do CPP. A promoção da ação penal se publica sera pelo MP, se privada pela vítima.

    representação: é uma condição de procedibilidade das ações penais publicas que forem condicionadas a representação. Esta pode ser da vitima ou do ministerio da justiça. cada especie tem suas pecualiaridades, por exemplo, o prazo das duas é diferente.

    valeu! Espero ter ajudado.

  • Na letra A ocorre a perempção, causando extinção da punibilidade.

  • DICA.

    Pública condicionada ou incondicionada -> Denúncia.

    Privada -> Queixa Crime.

  • Queixa-crime só pode ser oferecida ao juiz; já a representação pode ser feita ao juiz, ao Ministério Público ou à autoridade policial.

  • Gabarito: C

    Queixa crime-> Juiz

    Representação-> Autoridade policial, Juiz ou MP.

  • Fazer confusão entre denúncia e representação e dar como correto é dose.

  • Gabarito: Letra C

    Denúncia e queixa-crime são as peças que dão início a uma ação penal. O que as diferencia é a titularidade (capacidade de levar o pedido ao Judiciário).

    A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, seja condicionada ou incondicionada, cuja o titular é o representante do Ministério Público.

    A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

    • Ação Penal Pública : DENÚNCIA

    • Ação Penal Privada: QUEIXA-CRIME
  • C. CHEGO JÁ PMCE!