SóProvas


ID
1910407
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Existem 4 tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico de diabetes mellitus. Sobre esses exames é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. No ttG 75g, uma glicemia de 2 horas pós-sobrecarga entre 140 mg/dL e 200 mg/dL indica tolerância à glicose diminuída.

     

     b) ERRADA. A glicemia casual não necessita de período em jejum. Já a glicemia de jejum necessita de no mínimo 8 horas de jejum.

     

     c) ERRADA. No teste de tolerância à glicose (ttG) com 75g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de 2 horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes.

     

     d) CORRETA

     

     e) ERRADA. Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de laboratório com determinação glicêmica imediata ou de glicosímetro e tira reagente, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado. Nesse caso, o ponto certo indicativo de diabetes é maior ou igual a 200 mg/dL.

  • O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Existem quatro tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) e, em alguns casos, hemoglobina glicada (HbA1c).

    Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de laboratório com determinação glicêmica imediata ou de glicosímetro e tiras reagentes, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado, pois fornece um resultado na própria consulta. Na glicemia casual ponto de corte indicativo de diabetes é maior ou igual a 200 mg/dL na presença de sintomas de hiperglicemia. A glicemia casual não precisa de jejum, portanto a alternativa B está errada. A alternativa E também está incorreta.

    No caso da glicemia de jejum alterada, entre 110 mg/dL e 125 mg/dL, por apresentarem alta probabilidade de ter diabetes, podem requerer segunda avaliação por TTG-75 g.

    No TTG-75 g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose, em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, indica tolerância à glicose diminuída. A alternativa A está incorreta pois coloca o intervalo de valores errado, assim como C está errada já que ela coloca como diabetes níveis acima 150mg/dl, quando na verdade é 200mg/dl.

    A hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada ou glico-hemoglobina, também conhecida pelas siglas A1C e HbA1C, indica o percentual de hemoglobina que se encontra ligada à glicose. Como ele reflete os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos dois a três meses, é recomendado que seja utilizado como um exame de acompanhamento e de estratificação do controle metabólico. Não necessita de períodos em jejum para sua realização.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.