SóProvas


ID
191257
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das diferenças dos bens privados, em relação aos bens públicos, é que são

Alternativas
Comentários
  • As principais caracteristica dos bens públicos são: o mesmos  são rivais e não excludentes. Desta forma a diferença deve estar relacionada com estas caracteristicas.

    Desta forma a tesposta correta é a letra C!
  • Corrigindo a Mariana, os bens públicos são não rivais e não exclusivos, ao contrário dos bens privados, que são rivais e exclusivos.

    Princípio da exclusão: quem não paga não consome

    Princípio da rivalidade: o consumo realizado por um agente diminui o montante a ser demandado por outros agentes.
  • Exemplos de bens PRIVADOS que são NÃO RIVAIS e NÃO EXCLUSIVOS: um espetáculo pirotécnico ou um espetáculo de acrobacias aéreas numa área urbana. Basta admitir que indivíduos que não pagaram podem usufruir do bem (um espetáculo), então tal bem é não exclusivo. Por fim, ele é não rival, haja vista que é nulo o custo marginal para provê-lo a indivíduo adicional.
  • Os bens privados podem ser não-rivais, como é o caso da TV por assinatura. O acesso de mais pessoas ao consumo desse bem não implicaria em acréscimo de seus custos. Portanto a alternativa 'c' está errada.

  • Augusto Oliveira,
    A alternativa C está corretíssima. Em teoria, um bem público diferencia-se de um bem privado por ser não rival e não excludente. A definição de bem público independe de quem é o agente que o produz; desse modo, um bem privado poderia ser produzido pelo Estado. O exemplo que você citou, a TV por assinatura, é um caso típico de bem privado. Esse bem é excludente, uma vez que nem todos podem ter acesso a ele. Quanto ao atributo de não rivalidade, sua definição mais técnica relaciona-se com o conceito de custo marginal. A TV por assinatura não tem custo marginal igual a zero. Para que uma nova residência possa ter TV por assinatura, há custos de instalação. Se fosse um bem público, a aquisição adicional de uma pacote de TV por assinatura por um novo consumidor deveria ter custo zero. É claro que, uma vez instalada a TV por assinatura em uma residência, o consumidor poderia convidar os amigos para ver programas; mas essa deferência, certamente, não está à disposição de todos os vizinhos desse consumidor.
  • Tipos de Bens

    Bens Públicos: Conhecidos como públicos puros, são bens não rivais (para qualquer nível específico de produção, o custo marginal da sua produção é zero para um consumidor adicional) e não exclusivos (quando as pessoas não podem ser excluídas do seu consumo).

    Bens Semi-públicos: Quando as características da não rivalidade e não exclusividade são verdadeiras até um limite de números de consumidores daquele bem.

    Bens Meritórios: São bens que podem ser produzidos pela iniciativa privada, mas que por sua importância social podem ser alocados pelo poder públicos de acordo com as necessidades da sociedade.

    Bens Privados: São os bens que possui características antagônicas aos bens públicos, são bens rivais e exclusivos.

    Fonte: PINDYCK, R.S.; RUBINFELD,D.L. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

  • Ainda assim, existem os bens semi-públicos ou meritórios, onde há uma excludência devido a indisponibilidade para todos. Isso pode gerar certa confusão.