-
e) errado
d) errado
c) errado
b) o mais dificil foi dinstinguir a certa entre a A e a B - alguém ajuda?
Considerada a variável mais crucial para o sucesso de uma psicoterapia, a aliança terapêutica é o conceituada como relação dual, uma formação de compromisso entre duas pessoas, uma verdadeira aliança. Pode ser definida como relação positiva e estável entre paciente e terapeuta, o que facilita o cumprimento de todo processo terapêutico, evitando assim, o abandono.
Em 1893, Freud menciona que “em análise transformamos o paciente num colaborador”, garantindo que é necessário, primeiramente o elo existente entre paciente e o tratamento, para que posteriormente possa ser tratado analiticamente.
O conceito “aliança terapêutica” diz respeito à capacidade do paciente de estabelecer uma relação de trabalho com o terapeuta, em oposição às reações transferenciais regressivas e à resistência (Eizirik e Cols., 1998). De acordo com essa variável relacionada à psicoterapia o paciente se coloca em posição de colaborador ativo do processo psicoterápico, sendo que independente de seus aspectos doentios conserva uma parte racional que se relacionará ao terapeuta com o objetivo de levar à diante as tarefas a serem desempenhadas nessa psicoterapia, e assim estará formada a aliança.
-
O gabarito dessa questão deve estar errado, desde o início da acertiva persebe-se que não se trata de psicanálise:"requer que terapeuta e paciente possam rapidamente circunscrever um foco subjacente aos atuais sintomas."
-
psicanálise não tem foco não gente!
-
PSICOTERAPIA BREVE PSICODINÂMICA (FIORINI)
Características:
Terapeutas mais ativos, que estimulam o desenvolvimento da aliança terapêutica e transferência positiva.
Focalização em conflitos específicos ou temas definidos previamente no início da terapia.
Manutenção de foco de trabalho e objetivos definidos.
Atenção dirigida para as experiências atuais do paciente, inclusive os sintomas.
Ênfase na situação transferencial da dimensão do “aqui e agora”, que não necessariamente é correlacionada ao passado.
-
Algum livro de referência desse livro?
-
Gabarito letra B.
Referência: Psicoterapias: Abordagens atuais, de Aristides Volpato Cordoli
-
Aliança terapêutica e estabelecimento de um foco o mais rapidamente enquadram a assertiva enquanto psicoterapia breve psicodinâmica, diferente da psicanalise não é de longa duração e seu foco não é na transferência, mas na relação cara a cara, uma aliança de trabalho. Poderia-se confundir com a cognitiva , embora esta também tenha foco não é eleito imediatamente, mas a partir da identificação dos penamentos automáticos e das crenças disfuncionais.
Elimina-se logo a B, pois a psicanalise não focal e nem de curta duração e a postura do analista é mais neutra. AS psicoterapias breves evitam justamente a transferência e buscam sempre manter o foco, não usam associação livre.