SóProvas


ID
1913374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item seguinte à luz do Decreto n.º 6.214/2007, que regulamenta o BPC da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso.


É permitido ao beneficiário do BPC acumular o recebimento desse benefício com o do seguro-desemprego.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 5°  O beneficiário não pode acumular o Benefício de Prestação Continuada com qualquer outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória, bem como a remuneração advinda de contrato de aprendizagem no caso da pessoa com deficiência, observado o disposto no inciso VI do caput e no § 2o do art. 4o. (Redação dada pelo Decreto nº 7.617, de 2011)

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6214.htm

  •  Decreto n.º 6.214/2007 - Art. 5.º O beneficiário não pode acumular o BPC com qualquer outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o Seguro Desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória, bem como a remuneração advinda de contrato de aprendizagem no caso da pessoa com deficiência.

  • seguro desemprego e bpc não se misturam !!! nao podem ser acumulados

  • Segundo dispõe o Decreto n. 6.214/2007, que regulamenta o benefício de prestação continuada (BPC), em seu Art. 5º está disposto que tal benefício não é compatível com nenhum benefício referente a Seguridade Social brasileira ou de outro regime, como aposentadorias e nem com o seguro-desemprego. O BPC pode ser cumulativo com outros benefício que não serão computados com renda mensal familiar para sua requisição, segundo destaca o Art. 4º, inciso VI, §2º, como benefícios e auxílios eventuais e temporários; benefícios advindos de programas de transferência de renda; bolsas relativas a estágios curriculares; pensão especial de natureza indenizatória e benefícios de assistência médica; rendas de natureza eventual e temporária e remuneração da pessoa com deficiência na condição de aprendiz.


    RESPOSTA: ERRADO
  • ERRADO. Art.5º O BPC NÃO pode acumular com qualquer outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o Seguro Desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória, bem como a remuneração advinda de contrato de aprendizagem no caso da pessoa com deficiência.

  • Lei 7.998/90 (seguro desemprego)

    Art. 7º O pagamento do benefício do seguro-desemprego será SUSPENSO nas seguintes situações: 

    II - início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, EXCETO o auxílio-acidente, o auxílio suplementar e o abono de permanência em serviço;

  • Pessoal, alguém pode me explicar o que é uma pensão especial de natureza indenizatória,q que a professora falou??

  • 1. CONCEITO. Pensão Especial Indenizatória é uma concessão judicial à vítima de ato danoso derivado de conduta Estatal, por exemplo, pessoa inocente atingida por tiro derivado de ação policial.

  • Gente, fiz uma besteira ali com o Joel Santos. Quis ajudá-lo e o prejudiquei. Cliquei em reportar abuso sem ler: pensei que fosse resposta. Me perdoe. Pessoal do QC corrijam minha falha, por favor! Eu não encontrei a opção para reparar o meu erro. Meu Deus!

     

  • BPC não pode acumular com:
          1) qualquer benefício (da Seguridade Social ou de outro regime);
          2) seguro desemprego.

    BPC pode acumular com:
         1) assistência médica; 
         2) pensão especializada de natureza indenizatória; 
         3) remuneração do aprendiz. 
                 Atenção: BPC + remuneração do aprendiz deficiente  --> cumulação limitada a 2 anos.
                              BPC + bolsa do estagiário deficiente  --> a legislação não impõe limites para essa acumulação, por não considerar que o estagiário não recebe remuneração de fato, mas uma bolsa.


    A repetição com correção até a exaustão leva a aprovação.

     

    INSS na veia!

  • Joel Santos, 

    Um exemplo de pensão especial indenizatória é a que foi concedida aos dependentes das vítimas da hemodiálise de Caruaru/PE. Em 1996, morreram vários pacientes submetidos a tratamentos no hospital público de Caruaru, devido a presença de toxinas produzidas por uma microalga. O governo, então, resolveu indenizar os dependentes dos mortos com uma pensão de um salário mínimo (pensão especial de natureza indenizatória). - Ivan Kertzman, 2018.
     

  • GABARITO ERRADO

    lei 8742/ 93 - loas

    art 20 - inciso 4º - O benefício de que trata este artigo não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória. 

     

  • Decreto 6214/07:

     

    Art. 5º. O beneficiário não pode acumular o Benefício de Prestação Continuada com outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória.

  • A afirmativa está incorreta.

    O BPC não pode ser acumulado com o seguro-desemprego.

       Lembrete: Não se admite a acumulação do BPC com qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime. Entretanto, os benefícios da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória constituem exceções. 

    Observe o disposto nos artigos 20,§ 4º, da Lei nº 8.742/93 e 5º, do Decreto nº 6.214/2007:

    Art. 20 [...]

    § 4º O benefício de que trata este artigo não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    Art. 5º O beneficiário não pode acumular o Benefício de Prestação Continuada com outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, ressalvados o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória. (Redação dada pelo Decreto nº 8.805, de 2016) (Vigência)

    Parágrafo único. A acumulação do benefício com a remuneração advinda do contrato de aprendizagem pela pessoa com deficiência é limitada ao prazo máximo de dois anos. (Redação dada pelo Decreto nº 8.805, de 2016) (Vigência)

    Resposta: ERRADO

  • BPC pode acumular com:

    Assistência médica

    Pensão especial de natureza indenizatória

    Seguro-desemprego pode acumular com:

    Pensão por morte

    Auxílio acidente

  • Assistência medica e da pensão especial de natureza indenizatória, são as únicas ressalvas que a legislação traz, para receber o beneficio acumulado.