SóProvas


ID
1913629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a liderança eficaz deve transgredir o prescrito com o uso da inteligência prática.

Alternativas
Comentários
  • Isto depende do contexto. Imagina isto na Administração Pública que é regida pelo princípio constitucional da legalidade.

  • O conceito de ‘ trabalho prescrito’ (ou tarefa) refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O ‘trabalho prescrito ’ é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, de forma sucinta, que indica aquilo que ‘se deve fazer’ em um determinado processo de trabalho .

    Como uma primeira definição de ‘trabalho real ’ (‘atividade’), pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelo(s) trabalhador(es) para realizar o trabalho prescrito(tarefa). Logo, trata-se de uma resposta às imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e modificadas pela ação do próprio trabalhador. Desenvolve-se em função dos objetivos fixados pelo(s) trabalhador(es) a partir dos objetivos que lhe(s) foram prescritos. A parte observável da atividade (o comportamental) é apenas um de seus aspectos, pois os processos que geram a produção deste comportamento não são diretamente observáveis.

    http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trarea.html

    O termo inteligência prática se refere a uma qualidade especial de inteligência, produzida no âmbito do trabalho, a partir do ato de trabalhar. A palavra prática, aqui, não deve ser entendida como em oposição ao teórico, mas como aquilo “(...) que é requisitado tanto na esfera teórica quanto empírica para intervir racionalmente no domínio da ação.” (Dejours, 2008 d: 347).

    https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/18015/1/369.pdf

  • CORRETO

    Não achei uma referência precisa quanto a essa questão. Contudo, podemos "desvenda-la" com base nos conhecimentos de Psicodinâmica e Liderança

    A Psicodinâmica do Trabalho estuda , de forma resumida, as relações estabelecidas no contexto de trabalho e como os trabalhadores conseguem se manter em equilíbrio, mesmo que o trabalho seja uma fonte de sofrimento em si.

    Liderança é a capacidade de influenciar pessoas em prol de objetivos. Ela acontece em nível grupal e pode ou não estar dentro das organizações.

    • “A inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletiva auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando-se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento destas situações, desenvolve um saber particular que ao tornar-se coletivo, transforma-se em ação de cooperação. Este recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-lo em prazer.”

    Resumindo a ideia de Inteligência Prática: é o nosso jeitinho de fazer o trabalho sem que a gente adoeça por conta dele. rsrs

    Juntando essas informações, podemos dizer que um líder pautado nos conhecimentos da psicodinâmica irá considerar o trabalho com um possível fator adoecedor, logo, irá agir de forma a evitar tal sofrimento em demasia.

    Desse modo, o líder entende que existe um trabalho prescrita (trabalho "idealizado" e que quase sempre não pode ser realizado tal qual foi pensado) e um trabalho real (que é a ação individual ou coletiva de ajustamento das limitações de cada um e as demandas ambientais, ou seja, é o trabalho "que dá pra ser feito"). Assim, ele será eficaz quando reconhece que nem tudo que é mandado (prescrito) é possível ser realizado (real).

    Portanto, podemos falar em Eficácia quando o líder faz uso da inteligência prática para contornar as limitações do trabalho prescrito e realizar o trabalho real.

    Ficou um pouco extenso, mas eu acho que fui claro. Qualquer coisa é só chamar. Bons estudos.