SóProvas


ID
1913632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

A saúde mental do líder apresenta maior risco que a saúde mental dos trabalhadores mais operacionais em função do líder ser um mediador das ideologias produtivistas da maioria das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Há de se pensar, também, nos desejos ou no caráter humano do próprio gestor. Lima
    (1996) afirma que a figura do gerente apresenta vulnerabilidade de saúde mental maior do que as categorias de trabalhadores mais operacionais por ser ele o mediador das ideologias da organização. Há de se pensar que o contrato psicológico inerente a tal função exige deste trabalhador a sujeição à ideologia e aos interesses da empresa, em detrimento dos seus próprios interesses como um pré-requisito. Nessa linha de análise, o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho. Assim, apresenta o discurso de que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente um “ser profissional” – desprovido de afeto e dissociado do meio social. Defesa que traz, de modo arraigado, a dominação e o cerceamento às resistências dos sujeitos nesta função.

  • Atenção: MAIOR RISCO

  • Trabalhadores mais operacionais com a saúde mental comprometida possuem mais chances de acidentes de trabalho
  • Claro que não! Tem líder que só quer saber de dar ordens e viver debaixo dos privilégios do cargo. A questão generalizou.

    ERRADA.