SóProvas


ID
1913635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de liderança e gerenciamento das pluralidades organizacionais, julgue o item seguinte.

O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Há de se pensar, também, nos desejos ou no caráter humano do próprio gestor. Lima
    (1996) afirma que a figura do gerente apresenta vulnerabilidade de saúde mental maior do que as categorias de trabalhadores mais operacionais por ser ele o mediador das ideologias da organização. Há de se pensar que o contrato psicológico inerente a tal função exige deste trabalhador a sujeição à ideologia e aos interesses da empresa, em detrimento dos seus próprios interesses como um pré-requisito. Nessa linha de análise, o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho. Assim, apresenta o discurso de que o indivíduo no ambiente laboral deve ser estritamente um “ser profissional” – desprovido de afeto e dissociado do meio social. Defesa que traz, de modo arraigado, a dominação e o cerceamento às resistências dos sujeitos nesta função.

  • alguém me pode me explicar o erro?
  • Provavelmente pela construção "ele TERÁ dificuldade". Há outras estratégias de dominação e controle...

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

    Errei e fui tentar entender o erro: talvez seja em falar ESTRATÉGIA DE RACIONALIZAÇÃO, que " é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis" para INTERNALIZAR a cultura da organização. Se a cultura exprime a identidade da organização, acredito que deva ser baseada em clareza, aprendizado, valores, etc. Acho que o que não se deve usar é a racionalização como estratégia, mas confesso que a questão é complexa, se alguém souber explicar, por favor o faça.

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar (racionalização e introjeção não são aspectos inconciliáveis) a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

  • O líder deve utilizar a estratégia de racionalização para introjetar (racionalização e introjeção não são aspectos conciliáveis) a cultura da organização em seus funcionários; caso contrário, ele terá dificuldade de alinhar seus subordinados a uma conduta coerente com as demandas de trabalho.

  • A questão é um ctrl C ctrl V do trabalho "Psicodinâmica da relação gestor-equipe: análise do prazer-sofrimento no trabalho em uma organização pública" de Verônica Brito Aguiar.

    A única diferença é a substituição da palavra gestor por líder.

    "(...) o gestor utiliza-se da estratégia da racionalização para introjetar a cultura da organização; caso contrário não seria possível alinhar seus subordinados a uma linha de conduta ou, ainda, manter-se mentalmente saudável diante das incongruências do trabalho."

    Por isso a questão está ERRADA.