SóProvas


ID
1915480
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o fragmento abaixo e responda à questão.

      Não há registros de campanha na primeira eleição realizada no país, em 23 de janeiro de 1532, para o Conselho Municipal de São Vicente, São Paulo. Apenas conchavos. Seis representantes foram escolhidos pelos votantes por ser “homens bons”, expressão um tanto ampla que designava gente qualificada pela linhagem familiar. Pode-se dizer que o marketing político propriamente dito só começou a aparecer no fim do Império, quando desenhos de “capoeiras” (homens que conheciam a capoeira, esporte ilegal na época) eram usados em cartazes para afugentar os eleitores do grupo opositor. Mas a principal revolução no jeito de fazer campanha política ocorreu em 1914, na sétima eleição presidencial. Surgiu nas ruas do Rio de Janeiro uma marchinha contra o presidente Marechal Hermes da Fonseca, popularmente chamado de Dudu, atacado pelos opositores com o primeiro jingle do Brasil: “Ai, Philomena / Se eu fosse como tu / Tirava a urucubaca / Da careca do Dudu”.

      Até hoje, o jingle político funciona como pilar das campanhas eleitorais, um formato sucinto e grudento para unir meio e mensagem, ataque e autopromoção. As eleições de 2014 deverão gerar uma nova onda na comunicação, parecida com a introdução dos jingles, capaz de mudar o jeito de fazer política e influenciar diretamente no voto. São as campanhas na mídia social, forjadas para levantar candidatos e derrubar adversários com o uso de memes, selfies, vídeos virais e hashtags.

                                                                                                                                            (VEJA, 08/2014.)

A respeito de formas verbais utilizadas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No trecho homens que conheciam a capoeira, o tempo do verbo conhecer indica que essa ação se prolongava no passado, na época referenciada no texto.

( ) Para haver correlação formal entre os dois tempos verbais no trecho Se eu fosse como tu / Tirava a urucubaca, o verbo tirar deveria estar na forma tiraria.

( ) A expressão verbal eram usados pode ser substituída por usavam-se, ficando quando desenhos de “capoeiras” (homens que conheciam a capoeira, esporte ilegal na época) usavam-se.

( ) Em Surgiu nas ruas do Rio de Janeiro uma marchinha, a forma verbal empregada refere-se a um fato ocorrido no passado anterior a outro fato também no passado.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi.

    A frase original diz "Pode-se dizer que o marketing político propriamente dito só começou a aparecer no fim do Império, quando desenhos de “capoeiras” (...) eram usados em cartazes para afugentar os eleitores do grupo opositor."

    Ao fazer a substituição ficaria:

    "Pode-se dizer que o marketing político propriamente dito só começou a aparecer no fim do Império, quando desenhos de “capoeiras” (...) usavam-se em cartazes para afugentar os eleitores do grupo opositor "

  • (v ) No trecho homens que conheciam a capoeira, o tempo do verbo conhecer indica que essa ação se prolongava no passado, na época referenciada no texto. (O verbo "conheciam" está no pretérito imperfeito, por isso a ação se prolongava no passado)

     

    (v ) Para haver correlação formal entre os dois tempos verbais no trecho Se eu fosse como tu / Tirava a urucubaca, o verbo tirar deveria estar na forma tiraria. (O verbo "se eu fosse"  pretérito imperfeito do Subjuntivo se relaciona com o verbo "Tiraria" que está no futuro do Subjuntivo. duas hipóteses combinam.)

     

    (v ) A expressão verbal eram usados pode ser substituída por usavam-se, ficando quando desenhos de “capoeiras” (homens que conheciam a capoeira, esporte ilegal na época) usavam-se. ( o verbo "eram usados" está no pretérito imperfeito na voz passiva analítica, e o verbo "usavam-se" está no pretérito imperfeito e na voz passiva sintética)

     

    (F ) Em Surgiu nas ruas do Rio de Janeiro uma marchinha, a forma verbal empregada refere-se a um fato ocorrido no passado anterior a outro fato também no passado. ( o verbo "surgiu" é pretérito perfeito, e a questão afirma ser um verbo pretérito mais-que-perfeito, por isso está errada a acertiva.)

  • Somente uma observação: O verbo "tiraria" não está no futuro do subjuntivo como afirma o colega Renann Vittorazi. O verbo está no Futuro do Pretérito do Indicativo.

  • resolvi selecionar questões pelo filtro de dificuldade e concluí que as que estão no filtro de DIFICIL OU MUITO DIFICIL, é só questão que a banca CAGOU NO GABARITO. Só questão polêmica. impressionante

  • Pq essa questão é polemica Catolina? Onde vc acha que esta errado?
  • sobre proclise, mesoclise e enclise, na 3º acertiva, não deveria ser "se usavam"? O que tornaria a acertiva falsa?

  • Ficou muito estranho o sentido da nova frase (3).

    Além do mais, Alguns doutrinadores entendem que a ordem correta para a formação da voz passiva sintética é Verbo + Se (PA) + Sujeito Paciente.

    Na questão foi apresentado a forma (Sujeito Pac. + Verbo + Se).

  • O certo não seria:

    "Pode-se dizer que o marketing político propriamente dito só começou a aparecer no fim do Império, quando usavam-se desenhos de “capoeiras” (homens que conheciam a capoeira, esporte ilegal na época) em cartazes para afugentar os eleitores do grupo opositor.

    Esse "usavam-se" antes de "em cartazes" soou muito estranho pra mim

  • Acho que a 3ª assertiva deveria ser falsa, porque a alteração gerou muita ambiguidade e prejudicou o sentido da frase, mesmo estando gramaticalmente correta

  • Correlação verbal: SSE > RIA