SóProvas


ID
1920325
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Consurge - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Tomate é fruta?

Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes. Se você acha que sua vida foi uma mentira até agora, saiba que também existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são. Trata-se dos pseudofrutos – estruturas suculentas que têm cara e jeito de fruto, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como as frutas reais. É o caso do morango, do caju, da maçã, da pera e do abacaxi, entre outros.

HAICK, Sabrina. Tomate é fruta? Mundo Estranho. Ed. 177. Disponível em:: <http://zip.net/bys0Dt> . Acesso em: 8 mar. 2016 (Adaptação).

Releia o trecho a seguir.

“[...] existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são.”

Assinale a alternativa cuja palavra destacada altera o sentido original do trecho anterior.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Porquanto, Portanto é conclusiva.Outrossim,as demais assertivas são Adversativas.


    Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: portanto, por conseguinte, por isso, assim,destarte,enfim.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • Letra C.

     

    Na verdade o enunciado deveria estar escrito "Assinale a alternativa cuja palavra destacada não altera o sentido original do trecho anterior.", pois as conjunções adversativas elas alteram/negam o que foi dito anteriormente, já as conclusivas (portanto) elas não alteram, apenas dão fim/conclui o que foi dito anteriormente.

  • A letra C dá a idéia de conclusão

    O resto das assertivas dão a idéia de oposição

     

    Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: portanto, por conseguinte, por isso, assim,destarte,enfim.

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

     

    GABA  C

  • As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição.

    Lista de Conjunções Adversativas:

    Mas

    Porém

    Contudo

    Todavia

    Entretanto

    No entanto

    Se não

    Não obstante

    Ainda assim

    Apesar disso

    Mesmo assim

    De outra sorte

    Ao passo que

  • Conjunções Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, não obstante, e (o "e" dependendo do contexto e antecedido por vírgula desempenha função adversativa), só que, destarte.

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Por exemplo:

    Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php