SóProvas


ID
1922740
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 3

                           O acendedor de lampiões

Lá vem o acendedor de lampiões da rua!

Este mesmo que vem infatigavelmente,

Parodiar o sol e associar-se à lua

Quando a sombra da noite enegrece o poente!


Um, dois, três lampiões, acende e continua

Outros mais a acender imperturbavelmente,

À medida que a noite aos poucos se acentua

E a palidez da lua apenas se pressente.


Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —

Ele que doura a noite e ilumina a cidade,

Talvez não tenha luz na choupana em que habita.


Tanta gente também nos outros insinua

Crenças, religiões, amor, felicidade,

Como este acendedor de lampiões da rua!


(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 25)

O Texto 3 faz referência à iluminação, elemento fundamental na vida das pessoas. Dos lampiões a querosene ao LED, tem-se uma ideia de como a evolução da iluminação contribuiu para a transformação das cidades e dos hábitos das pessoas. Essa evolução vai da utilização do óleo ao querosene, deste ao gás, chegando finalmente à energia elétrica. Foi apenas no século XX que a eletricidade passou a ser popularmente usada na iluminação das ruas. Vários tipos de lâmpadas foram utilizadas em iluminação pública: incandescente, halógena, fluorescente linear, lâmpada mista, lâmpada a vapor de mercúrio, lâmpada a vapor de sódio de alta pressão. A tecnologia é desenvolvida, aplicada e melhorada. Atualmente, além da eficiência e economia, o light emitter diode ou LED é a tecnologia que permite melhor relação com o meio ambiente, porque não utiliza mercúrio, que é tóxico.

(Adaptado de CODI - Comitê de Distribuição - Substituição de lâmpadas incandescentes no sistema de iluminação pública - Relatório SCPE.33.01 de 13 out. 1988. Comitê de Distribuição (CODI), Abradee, Rio de Janeiro, 1988.)

O LED é um componente eletrônico semicondutor que transforma energia elétrica em luz. Essa transformação é diferente daquela encontrada nas lâmpadas convencionais, que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases. No arsenieto de gálio ou no fosfeto de gálio, por exemplo, ocorre a eletroluminescência, que é a emissão de luz com aplicação de uma fonte elétrica.

Com relação ao LED, a átomos de gálio, fósforo e arsênio, e a aspectos relacionados com estrutura atômica, são feitas algumas afirmações:

I-No estado fundamental, o átomo de arsênio apresenta um orbital completo na camada de valência.

II-Fósforo e arsênio apresentam cinco camadas de energia em sua distribuição eletrônica, no estado fundamental, pois estão localizados no mesmo período da tabela periódica.

III-Apenas os elétrons da camada de valência do gá- lio em seu estado fundamental apresentam valores idênticos para todos os números quânticos – principal, secundário, magnético e spin.

IV-No LED, a maior parte da energia absorvida é dissipada na forma de calor.

É(são) correto(s) apenas o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • por Enquanto eu não tenho muito conhecimento de quimica. No entanto, falando de física, da pra eliminar dois itens.

    O item IV pode ser eliminado considerando que os engenheiros que projetaram as lâmpadas de LED não são loucos. O que eu quero dizer é que uma lâmpada, principalmente uma moderna deve ter sido projetada para dissipar a maior parte da energia elétrica em energia luminosa, fótons, e não em energia térmica. Vale lembrar que a definição precisa de calor é energia em movimento, e não energia térmica como o problema da a entender.

    Além disso, devemos lembrar, da mecânica quântica, que elétrons em um mesmo nível jamais possuem o mesmo conjunto de números quânticos. Tal consideração elimina o item III.

  • Vamos fazer a análise das assertivas para perceber o que é verdadeiro e o que é falso

    I-No estado fundamental, o átomo de arsênio apresenta um orbital completo na camada de valência.

    essa assertiva esta verdadeira, podemos provar fazendo a distribuição no diagrama de Linus pauling do átomo de Arsênio: 1s / 2s 2p / 3s 3p 3d / 4s 4p

    podemos observar que a camada 4 esta dividida em 2 subníveis (S e P), o subnível S só há um orbital (0) ocupado por dois elétrons que seria o seu máximo. já no subnível P que tem obrigatoriamente 3 orbitais, teremos 3 elétrons ocupando cada um um orbital para que a regra de Hund seja cumprida

    ASSERTIVA VERDADEIRA

    ****DICA**** Para saber o numero máximo de orbitais para saber que é equivalente a metado do numéro paximo de eletros que cabe em um subnível. Ex.: subnível P cabendo 6 elétrons, logo o número max. de orbitais será 3, se for subnível F comportará 14 elétrons, portanto o número max. de orbitais será 7.

    II-Fósforo e arsênio apresentam cinco camadas de energia em sua distribuição eletrônica, no estado fundamental, pois estão localizados no mesmo período da tabela periódica.

    Fósforo e arsênio são da mesma família, porem não do mesmo período, na verdade o Fósforo e do período 3 e o arsênio do 4º período

    III-Apenas os elétrons da camada de valência do gá- lio em seu estado fundamental apresentam valores idênticos para todos os números quânticos – principal, secundário, magnético e spin.

    Podemos descartar essa assertiva, pois os valores dos quatro números quânticos nunca serão iguais ja que o valor do spin (s) sera entre +1/2 ou -1/2, valor este que não vamos encontrar em outros números quânticos, pois todos eles nãos números inteiros!!!!

    ASSERTIVA ERRADA

    IV-No LED, a maior parte da energia absorvida é dissipada na forma de calor.

    Uma das vantagens do LED é justamente de não dissipar tanta energia por calor como nas lâmpadas incandescentes com resistências. assertiva errada