-
Não consegui identificar o erro. Alguém sabe ?
-
obter significa alcançar ou adquirir o que se pede ou se deseja. Ninguém deseja alcançar ou adquirir derrotas.
-
Se obter é pedir ou desejar algo, você deseja perder?
Não é possível Paulo obter perdas (derrotas), ele só obtem vitórias (porque é o que ele deseja: obter 3 vitórias e não 3 derrotas).
-
Como que dá pra saber qual era a intenção de Paulo? E se ele realmente quis perder as causas por estar em conluio com a outra parte?
-
gramaticalmente não vejo erro, mas em relação o sentido o emprego é questionável. Questão estranha, anulável talvez
-
Errado
Se obter significa “alcançar ou adquirir o que se pede ou se deseja”, ou seja, um fato atual, a questão encontra-se errada, pois transpondo esse entendimento para o enunciado “Paulo obteve três derrotas no Ministério Público catarinense”, ele obtém essas três derrotas, mudando o tempo verbal da frase;
Obtém - Presente - Expressa um fato atual.
Obteve - Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.
-
A questão não pede sentido; pede forma verbal.
Com relação ao sentido, realmente está contrário, pois se obter significa "ganhar/desejar algo bom", então não se pode afirmar "ganhar algo que não se deseja..."
Para mim a forma verbal está correta, pois....
- eu obtenho
- tu obtiveste
- ele (Paulo) obteve!
-
Se obter significa alcançar ou adquirir o que se pede ou se deseja, podemos analisar SIM, sob o modo semântico. Dizer que a questão está certa seria o mesmo que afirmar que Paulo desejava alcançar três derrotas no Ministério Público catarinense.
-
Obter nesse contexto está no sentido de Sofrer:
Paulo sofreu três derrotas no Ministério Público catarinense.
-
a questão pergunta somente s a a frase está gramaticalmente certa e não semanticamente. gbarito certo pra mim.
-
Bora lá turma!
questão gramaticalmente correta.
o sentido que esta errado!
já fiz várias questões desse mesmo modelo.
mais vamos em frente!
-
Gabarito: Errado.
A gramática é dividida em 3 partes básicas e 2 partes complementares.
Partes básicas:
1) Fonologia;
2) Morfologia;
3) Sintaxe.
Partes Complementares:
1) Semântica;
2) Estilística.
Do enunciado extrai-se a seguinte afirmativa: "Está correto seu emprego gramatical (...)".
Dessa forma, analisando-se que a gramática é composta, também, pela semântica, a afirmativa contida no enunciado é incorreta, pois, considerando que o enunciado trouxe o significado da palavra "obter", conclui-se que ela foi utilizada equivocadamente na construção da afirmativa, logo, se a utilização da palavra "obter" não está semanticamente correta, está incorreto o seu emprego gramatical na referida afirmativa.
-
-
Concordo com o comentário de Carlos, se pede a forma verbal e não análise semântica...Ademais, "mutatis mutandis", se um noticiário esportivo apresentasse a seguinte manchete: "O Íbis (tido como pior time de futebol do mundo) obteve uma derrota por apenas um a zero"...ou mesmo se dissesse que obteve um empate, estaria errado??? Português é infinito..