SóProvas


ID
1927483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue o item que se segue.

A sibutramina é usada no tratamento da obesidade por sua ação no sistema nervoso central, que inibe a recaptação da serotonina e noradrenalina sem atividade de liberação e propicia a modulação da neurotransmissão bem como o aumento da saciedade.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de incompleta, a assertiva está correta. Faltou mencionar a dopamina.

     

    Serotonina atua bloqueando recaptação de serotonina, SEM interferir nos mecanismos de fusão de vesículas para liberação de NT e também SEM agir diretamente nos receptores pós sinápticos de catecolaminas.

  • CERTO

    A sibutramina exerce seus efeitos terapêuticos através da inibição da recaptação da noradrenalina, serotonina e dopamina. A sibutramina e seus principais metabólitos farmacologicamente ativos (M1 e M2) não agem através da liberação de monoaminas. O composto de origem, a sibutramina, é um potente inibidor da recaptação de serotonina. Em tecido cerebral humano, M1 e M2 inibem também a recaptação de dopamina in vitro, mas com uma potência três vezes mais baixa do que a inibição da recaptação de serotonina ou noradrenalina.

    FONTE: https://drogariasp.vteximg.com.br/arquivos/185345---sibus-15mg-eurofarma-30-comprimidos.pdf