-
O bloqueio da recaptação de dopamina (e outras catecolaminas) sinápticas é sim um dos mecanismos de ação das anfetaminas, mas não é o principal.
Mecanismos de ação das Anfetaminas:
- Agonista DIRETO dos receptores alfa e beta adrenérgicos e 5HT;
- Bloqueio de recaptação e inversão da função dos transportadores das catecolaminas (ao jnvés de recaptar, o transportador "cospe" mais NT na fenda)
- Estímulo à liberação de catecolaminas por fusão das vesículas;
- Inibição de MAO
-
Por ser um substrato de DAT, consegue entrar no neurônio. Uma vez lá, a anfetamina interfere no VMAT, fazendo com que a DA não seja armazenada na vesícula. Dessa forma, há a depleção das vesículas, e a DA citoplasmática aumenta. Isso leva a uma inversão de direção do DAT, aumentando (muito) a liberação não vesicular de DA e também suas concentrações extracelulares (ainda mais). OU SEJA, além de usar o DAT, ela aumenta a DA jogando mais DA pra fora, em vez de armazenar.
-
ERRADO
O erro esta e classificar como PRINCIPALMENTE
ANFETAMINA poderoso estimulante do sistema nervoso central e simpatomimético. Anfetamina apresenta múltiplos mecanismos de ação incluindo o bloqueio da recaptação de adrenérgicos e dopamina, estimulação da liberação de monoaminas e inibição da enzima monoamino oxidase. Anfetamina é também uma droga de abuso e psicotomimético.
FONTE: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=676#:~:text=Anfetamina%20apresenta%20m%C3%BAltiplos%20mecanismos%20de,droga%20de%20abuso%20e%20psicotomim%C3%A9tico.