-
CERTO
Ao tomar parte no curso das atividades econômicas, o Governo executa as funções econômicas que o Estado precisa exercer. Didaticamente, podemos dividir essas funções em três: a função alocativa, a função redistributiva e a função estabilizadora. Ao exercer a função alocativa, o Governo dirige a utilização dos recursos da economia, incluindo a oferta de bens públicos. Com esta função o Governo pode criar incentivos para desenvolver mais certos setores econômicos em relação a outros.
A função distributiva (ou redistributiva) diz respeito ao ajustamento da distribuição da renda das pessoas e empresas, para assegurar uma situação considerada socialmente justa. Esta função tem importância fundamental para o crescimento equilibrado do país. Por intermédio dela, o Governo deve combater os desequilíbrios regionais e sociais, promovendo o desenvolvimento das regiões e classes menos favorecidas.
Por fim, a função estabilizadora está relacionada às escolhas orçamentárias na busca: do pleno emprego dos recursos econômicos; da estabilidade de preços; do equilíbrio da balança de pagamentos e das taxas de câmbio; e da estabilidade do crescimento econômico, com vistas ao desenvolvimento sustentável do país.
-
Correta;
A função estabilizadora é exercida por meio de instrumentos de política fiscal (forma de gasto do orçamento público e política tributária) e política monetária (política de crédito, interferências na oferta e demanda de moeda e sua inflência sobre o nível de juros) de caráter anti-cíclico. Ou seja, a função estabilizadora, por meio da política fiscal e a política monetária, procura minimizar os efeitos dos ciclos econômicos - estes entendidos como oscilações nos níveis gerais de produto, emprego, renda e nível geral de preços da economia. No Brasil, ao longo dos anos 1980 e grande parte dos anos 1990, o foco da política econômica se centrava principalmente, mas não exclusivamente, na função estabilizadora. Os diversos planos econômicos lançados ao longo desse período refletem nitidamente esta prioridade.
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialregulacao/pagina_3.asp
-
Item CERTO.
-----------------
O governo intervém na economia para garantir estabilidade, crescimento, correção de falhas de mercado, melhoria na distribuição de renda, aumento do nível de emprego, entre outros. Essa intervenção ocorre, principalmente, por meio das políticas fiscal, monetária, cambial e regulatória, e tem como principal instrumento de intervenção o orçamento público.
----------------
Fonte: Orçamento público, AFO e LRF - Augustinho Paludo.
-
Questão nível Junior. :)
-
CERTO!
De acordo com Abrúcio e Loureiro, “o orçamento é um instrumento fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas. Através dele os governantes selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política. Considerando o orçamento como principal instrumento de ação do Estado na economia, Richard Musgrave propôs uma classificação denominada de funções fiscais. O próprio autor as considera também como as próprias funções do orçamento: alocativa, distributiva e estabilizadora.
-
SERIA A FUNÇÃO ESTABILIZADORA.
CORRIJAM-ME SE ESTIVER ERRADO!
-
Faz parte da função REGULAMENTADORA (Economica) do Estado
-
Gabarito: Correto
Fonte: http://essencialconcursos.com.br/site/wp-content/uploads/2016/06/RECURSO-TCE.pdf
Os orçamentos são o grande instrumento de intervenção do governo via suas funções: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.
-
GABARITO : CERTO. O orçamento público viabiliza a intervenção do governo na atividade econômica com vistas à geração de emprego e renda.
Isso ocorre quando o governo utiliza uma Política Fiscal Expansionista(através do orçamento) com o aumento dos Gastos Públicos. Essa ação eleva o nível da atividade econômica, gerando aumento de emprego e renda.
-
Correto.
Por meio da função estabilizadora
-
A função ESTABILIZADORA visa ajustar níveis gerais de preços visando alcançar equilibrio econômico, o desenvolvimento e o emprego.
-
O orçamento é, basicamente, uma forma de redistribuir recursos. Esse é o seu aspecto econômico.
Atualmente, ele é um dos maiores instrumentos de intervenção no domínio econômico por parte do Estado, exercendo as funções de:
-alocação;
-distribuição;
-estabilização.
O item se refere à função orçamentária de estabilização (estabilizadora).
-
CERTO
VEJAM OUTRA:
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Administrador)
A função estabilizadora do Estado consiste na intervenção do governo na economia, mediante políticas fiscal e monetária, para protegê-la de flutuações bruscas, caracterizadas por desemprego em alta ou por inflação em alta.(CERTO)
-
Há três funções de estado: alocativa, distributiva e estabilizadora
Para lembrar da função Estabilizadora é só de Econômia, ou seja, intervenção direta na econômia para o controle de taxas, empregos e inflações
-
Função estabilizadora:
voltada para a manutenção da estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos. O campo de atuação dessa função está principalmente na manutenção do pleno emprego e a estabilidade nos níveis de preços, ou seja, garantir o poder de compra da moeda.
-
O orçamento público viabiliza a intervenção do governo na atividade econômica com vistas à geração de emprego e renda. O ORÇAMENTO É UMA FERRMENTA POTENCIAL NESTA ATUAÇÃO DO ESTADO. Esta é a afirmação, a mesma está correta pois o estado, por meio das funções orçamentárias (F. Alocativa, Distributiva e Estabilizadora), atua no estado, alocandos recursos, distribuindo renda por meios de programas sociais, promovendo a diminuição das desigualdades sociais e procurando de forma segura e saudável a estabilidade economica, controlando a inflação, mantendo o poder de compra e buscando a geração de empregos.
É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançando triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta e não conhecem vitória nem derrota.
Continue firme, a sua vaga é certa!
-
Isso! O orçamento público é considerado o principal instrumento de ação estatal na economia, portanto está correto afirmar que o orçamento público viabiliza a intervenção do governo na atividade econômica. Ademais, uma das funções clássicas do orçamento é a função estabilizadora, que busca a estabilidade econômica, por meio da estabilidade nos níveis de preços, manutenção de um elevado o nível de emprego, equilíbrio no balanço de pagamentos e razoável taxa de crescimento.
Gabarito: Certo
-
-
funções económicas do Estado. O Estado tem fundamentalmente três funções de cariz económico: afetação, distribuição e estabilização. ... Pretende-se, acima de tudo, assegurar crescimento económico, estabilidade dos preços, emprego e equilíbrio das relações externas do país.
-
Já a função estabilizadora se refere à manutenção da estabilidade econômica, por meio de política fiscal e política monetária para a manutenção do elevado nível de emprego, estabilidade nos níveis de preço, equilíbrio no balanço de pagamentos e razoável taxa de crescimento econômico.