A dengue, a zika e a chikungunya são doenças causadas por vírus, transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. A transmissão aos humanos ocorre através da picada da fêmea do mosquito, por ela necessitar do sangue para a produção de ovos. As fêmeas intensificam a hematofagia logo apos a fecundação, quando precisam do sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e a maturação dos ovários. A técnica de irradiação proposta, de acordo com a questão, ocorre na fase de desenvolvimento do mosquito chamada pupa, onde são irradiadas em larga escala por um equipamento de radiação, modificando o esperma dos insetos, deixando-os estéreis. (Curiosidades sobre o A.aegypti. IOC - Fiocruz, 2020)
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti está apresentado abaixo:
Analisando as alternativas:
a) a radiação nuclear pode causar mutações no genoma dos insetos machos, porém não os torna incapazes de transmitir os vírus aos humanos. Incorreta.
b) os mosquitos irradiados não contaminam as fêmeas com a radiação. Incorreta.
c) a radiação não inativa os vírus presentes na fêmea. Incorreta.
d) os mosquitos irradiados podem sofrer alguma mutação genética, mas não impede a transmissão dos vírus aos humanos. Incorreta.
e) os mosquitos irradiados tornam-se estéreis e, após a cópula com fêmeas no ambiente, os ovos não se desenvolvem, reduzindo assim a população destes insetos e a transmissão das doenças. Correta.
Gabarito do professor: Letra E.