-
A Auditoria de Gestão Pública é realizada pelo Estado visando ao controle de sua gestão, observando, além dos princípios de auditoria geral, aqueles que norteiam a Administração Pública: moralidade, publicidade, impessoalidade, economicidade e eficiência. Nesse sentido, abrange tanto os aspectos de legalidade (cumprimento dos preceitos legais) como de desempenho (observância dos princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia e da efetividade na aplicação dos recursos públicos). Assim, a assertiva está correta ao definir a abrangência da auditoria de gestão pública. Gabarito: C
Disponível em: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01235908/TCE-SC-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf
-
Certo.
Comentários:
A Auditoria de Gestão Pública é realizada pelo Estado visando ao controle de sua gestão, observando, além dos princípios de auditoria
geral, aqueles que norteiam a Administração Pública: moralidade,
Nesse sentido, abrange tanto os aspectos de legalidade (cumprimento dos preceitos legais) como de desempenho (observância
dos princípios da economicidade, da eficiência, da eficácia e da efetividade na aplicação dos recursos públicos).
Assim, a assertiva está correta ao definir a abrangência da auditoria de gestão pública.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
O objetivo da auditoria de avaliação da gestão esta em certificar as contas e a aplicação do dinheiro público.
Para certificar é necessário observar os diversos principios e normas existentes: normas de auditoria e normas da administração pública.
os princípios da administração pública abrangem legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiencia (este ultimo também se traduz na economicidade e efetividade).
Observar esses princípios para realização da certificaçao das contas não é igual a opinar sobre a eficiência, efetividade e economicidade – auditoria operacional.
-
A abrangência da auditoria governamental pode ser encontradas nas Normas de Auditoria Governamental, conforme abaixo:
4201 – O escopo da auditoria governamental abrange as auditorias de regularidade e as operacionais.
4201.1 – A auditoria de regularidade tem como objetivos principais:
4201.1.1 – Certificar que as entidades responsáveis cumpriram sua obrigação de prestar contas, o que inclui o exame e a avaliação dos registros orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais e a emissão de relatório sobre as demonstrações contábeis.
(...)
4201.2 – A auditoria operacional preocupa-se em verificar a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, equidade e questões ambientais de organizações, políticas, programas e projetos públicos(...)
GABARITO: CERTO
-
A priori, concomitante e posteriori...Transcende, pois há ainda o controle exercido via monitoramento.
-
Vimos em aula que a auditoria independente é a mais tradicional e ela tem como foco as demonstrações contábeis. No entanto, no setor público, nós temos outros tipos de auditoria. Segundo a INTOSAI, são três tipos;
Auditoria de Conformidade: Avaliação de legalidade e legitimidade de atos administrativos. O critério é normativo (Leis, Normas, Regulamentos).
Auditoria Operacional: Avaliação de Desempenho. O critério são relativos aos 4Es (eficiência, eficácia, efetividade e economicidade).
Auditoria Financeira: Avaliação das Demonstrações Contábeis. O critério é a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Ou seja, de fato, a auditoria governamental transcende o conceito tradicional de auditoria sobre demonstrações contábeis , pois não se restringe apenas à Auditoria Financeira. Ela também não se restringe às avaliações de caráter legal, pois também não se restringe à auditoria de conformidade. Além de tudo isso, há a auditoria operacional, que se preocupa com os 4Es: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.
Resposta: Certo
-
A auditoria de gestão pública tem a finalidade de
emitir opinião visando certificar a regularidade das contas, verificar a
execução de contratos e a probidade na aplicação dos recursos públicos. Foca na
avaliação dos resultados operacionais e na execução dos planos e programas
estratégicos, previamente definidos.
Desta forma, não está restrita à legalidade e a
aspectos formais. Analisa o processo em todas suas etapas, visando sempre a
mais adequada aplicação dos recursos públicos.
Gabarito do Professor: CERTO.